Entrecosto com ervas aromáticas e puré de batata

Hoje trago uma comidinha de inverno/verão.. normalmente quando se pensa em entrecosto vem logo à ideia o churrasco, o sol, as bebidas frescas, os chinelos de dedo.. por outro lado, quando se pensa no puré é mais o quentinho, mantinha, sofá,  barriguinha cheia sem ter muito trabalho a mastigar :) 


Adoro as duas coisas.. o puré e o entrecosto; o inverno e o verão, espero que gostem da minha receita!


Ingredientes entrecosto:
entrecosto q.b.
2 alhos
ervas aromáticas (eu usei, hortelã, cebolinho, salsa, coentros)
Azeite
1/2 limão
Sal e pimenta


Coloquei no almofariz os alhos, as ervas e o sumo do limão, esmaguei até fazer uma pasta que por sua vez passei pelo entrecosto e deixei a marinar 2 horas no frigorifico.
Mais tarde coloquei o entrecosto num tabuleiro com 1 fio de azeite, sal e pimente e levei ao forno durante 30 minutos a 180º.


Ingredientes puré
5 batatas grandes
1 ovo
nós moscada
sal e pimenta
queijo parmezão em pó
leite q. b.
2 colheres de sopa de manteiga


Cozi as batatas muito bem cozidas, depois passei as batatas e juntei o ovo, a manteiga e o leite pouco a pouco até ficar cremoso, temperei com o sal a pimenta e o queijo em pó.


Depois é servir e voilá.. as ervas frescas ficam óptimas com o limão!


Bom feriado


Mousse de chocolate com pimenta e mel

Não sou uma grande fan de chocolate, gosto de alguns mas nunca daquele preto... Mas como qualquer mulher sinto aquela vontade de um chocolatinhooooooooooo e depois passa tudo:)

Ontem apetecia-me uma mousse caseira não tão escura como costume (usei chocolate de leite), algo rápido só pra matar o desejo. Aqui vai a receita!


Para 4 copinhos dos pequenos:
2 ovos xl
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada de pimenta moída na hora (ou mais pra quem gostar)
1 colher de sobremesa de mel
1 tablete de chocolate e leite (100grs)

Derreter o chocolate com a colher de manteiga em lume branco, bater as claras em castelo e juntar as amarelas ao chocolate derretido, colocar a pitada da pimenta, o mel e juntar o chocolate com as claras bem devagarinho.. levar ao frigorifico 2 horas eu como estava a começar a fazer o jantar meti no congelador uns 40 minutos.

e lá se foi o desejo :)

Conserva de malagueta



Algum tempo comprei uma pequenina arvore de malaguetas, que deu uma grande colheita. Como somos só dois cá em casa e apesar de adorar usar nos meus pratos, não consegui dar vazão a tanta malagueta e tive de pensar no recurso da conserva.

Esterilizei o frasco e coloquei as malaguetas lavadas e sem a rama, os gãos de pimenta, 2 raminhos de rosmaninho, azeite e um pouco de wisky. Deixa-se a repousar durante 1 semana e está pronto a usar... a minha não ficou muito picante, o que á melhor pra usar nos temperos ou cozinhados.

Salada de presunto e feta

Hoje trago uma saladinha fresca para matar as saudades do verão, que são muitas :(

Ingredientes:
3 fatias de presunto
2 fatias de uma barra de queijo feta
2 tomates de cacho
sal, pimenta e azeite
sementes de papoila

Cortar os tomates em fatias finas, esfarelar o queijo feta por cima e colocar as fatias do presunto a gosto e é só temperar. As sementes de papoila dão um sabor muito bom!!!

Espero que gostem!

Doce de Tomate

Este pequeno frasco é o que resta do doce de tomate que fiz algum tempo, foi o meu primeiro doce e logo de tomate que é o meu legume de selecção, quando o coloquei neste pequeno frasco era para ofererecer... acabou por cá ficar esquecido no armário, olho pra ele todos os dias a pensar se ofereço ou se lhe "ataco" :)

Ingredientes
1kg de tomate (cortado e pelado)
500 grs de açucar amarelo
1 pau de canela,
casta de 1 limão

Modo Manual
Lavar os tomates e colocar dentro de àgua a ferver uns segundos para ajudar a tirar a pel mais facilmente. Cortar ao cubos e retirar as sementes (eu pessoalmente n tirei pq gosto de sentir). Colocar em lume brando com o açucar, a casca do limão e o pau da canela. Ir mexendo até atingir o ponto de estrada.

Máquina de fazer o pão:
Colocar na cuba o tomate, o açucar, a canela e o limão, meter no programa dos doces e compotas, retirar  da cuba e se preferir passar com a varinha para ficar mais liquido (eu prefiro).

Colocar em frascos esterilizados e esquecer a dieta :)

Semoule com camarão - entrada

Eis uma entradinha muito rápida e algo que podem fazer com antecedência sem stressar antes de um almoço de família ou amigos.



Ingredientes: para 6 pessoas (pequena entrada)
1 chávena de miolo de camarão congelado
1/4 de um pimento vermelho
2 dentes de alho
cebolinho q.b.
3 colheres de sobremesa de azeite
sal e pimenta
sumo de meio limão
àgua q.b


Prepara a semoule, conforme o meu antigo post. Temperar com o azeite, sal, pimenta e ir adicionando àgua a ferver até o semoule ficar al dente. Saltear os camarões com alho, um pouco de azeite e juntar ao semoule com o pimento cortado em pedaços pequenos e o sumo do limão, decorar com o cebolinho a gosto.


Espero que gostem!

Patê de delicias do mar
























Hoje trago algo muito rápido e que fica sempre bem como entradinha de um jantar ou almoço


Ingredientes:
1 embalagem de delicias do mar
2 colheres de sopa de maionese
1 ovo
1/4 de cebola
salsa q.b.
1 baguete


Cozer um ovo e depois de arrefecer cortar e juntar às delicias tb cortadas,  juntar com a cebola, salsa e um pouco da maionese. Colocar tudo na trituradora e se necessário acrescentar maionese no final, servir em tostinhas ou fatias de pão. Eu recheei uma baguete, cortei as pontas e com uma colher de pau retirei todo o miolo e depois enchi novamente a baguete novamente com o preparado e coloquei novamente no frigorifico, antes de servir cortei às fatias.


Espero que gostem!

Chilli à marmita

Num dia em que... ai ai n sei o que fazer para o jantar. Oh, tenho a li uma lata de salsichas e uma hambúrguer :) e saí um chilli à marmita.


Ingredientes:
1 hamburguer picada
1 lata de feijão encarnado
1 lata de salsichas 
1 lata de tomate pelado
1 malagueta pequena



2 dentes de alho
1 cebola pequena

2 gotinhas tabasco
meia chávena de vinho branco
salsa q.b.
pimenta moida q.b
azeite q.b.
sal q.b.


Descascar e picar a cebola e o alho e deixar refogar um pouco com o azeite. Cortar a malagueta muito fininha e pequena, se não quiser muito picante retirar as sementes e colocar no refogado.
Juntar a hamburguer já picada e alourar de todos os lados. Adicionar a lata de tomate e deixar cozinhar um pouco. Assim que a carne estiver cozida, deitar o vinho, as salsichas cortadas em pedaços pequenos e o feijão. Assim que estiver tudo bem envolvido e com o molho bem apurado pode temperar a gosto: eu coloquei sal, pimenta, umas gotinhas de tabasco e por fim salsa. Acompanhei com um arroz branco e soltinho.
E foi assim que me safei de ir ao take away da esquina :)
Espero que vos ajude em dias assim.

Wraps de presunto e salsa

Hoje trago uns wraps com base de uma receita do livro da Nigella lawson (que eu tanto adoro)! Têm mesmo de provar é óptimo para entradas, lanche, almoço e jantar... vá só pequeno almoço é que.. hmm se tocar-mos a maionese por uma compota :) hihihih

Ingredientes:
4 wraps ou tortinhas fininhas (de ervas e alho)
7 fatias de presunto
queijo mozzarella ralado q.b.
salsa q.b.
2 colheres de sopa maionese 

Ter como base o wrap aberto (como de fosse uma pizza, colocar as fatias de presunto de seguida o queijo ralado a quantidade pode ser a gosto, tal como a salsa. Para não ficar demasiado seco coloquei 2 colheres de sobremesa de maionese (misturei na maionese: pimenta, 1 pitada de mostarda em grão e limão), fechar o wrap ao meio e coloquei numa frigideira de grelha com um pincel de manteiga, apenas para derreter o queijo, de seguida cortei em metades em 3. 

Aconselho a comer queitinho... 

Espero que gostem!