Puré agridoce

Passado o Natal.. tenho mais um post de algo que comemos no dia de Natal, basicamente tinha uma farinheira e uma batatas doces e lembrei-me, será que fica bem? E ficou.. recomendo!


Ingredientes:
4 batatas doces
1 farinheira
azeite
coentros
sal e pimenta qb

Cozer as batatas doces bem cozidas, retirar a casca e esmagar com um garfo. Numa frigideira em lume branco grelhar a farinheira em ambos os lados, retirar a pele e juntar o miolo com as batatas, mexer bem com ajuda de um fio de azeite para não ficar demasiado seco, temperar com sal e pimenta e por fim decorar com coentros, pode servir frio.

Bons preperativos para o fim de ano!!

Bolachas de Amêndoa

Para festejar o Natal e desejar a todos umas festas felizes, hoje trago a receita de umas bolachinhas super fáceis de fazer e que ficam muito crocantes, espero que gostem e passem um Natal muito feliz cheio de coisinhas boas à mesa :)


Ingredientes:
2 ovo
150 grs de margarina (derretida no micro-ondas)
1 colher de essência de baunilha
150 grs de açucar amarelo
350grs de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento
50 grs de amendoa em pó


Colocar todos os ingredientes (pela ordem acima) na cuba da máquina (MFP) e meter no programa amassar e levedar, quando finalizar retirar da cuba e colocar sobre uma base em farinha. Esticar a massa com um rolo e recortar com as forminhas a gosto. Num tabuleiro forrado com papel vegetal colocar a massa com pelo menos 2 cm de espaço entre elas e levar ao forno entre 8 a 12 minutos a 180º (ou até as pontas começarem a ficar douradinhas). Deixar arrefecer e colocar num fransquinho bem fechado.


Um feliz Natal
Marmita

Quiche de atum e abacaxi

Mais um dia com pouco tempo para fazer o jantar e aqui vai mais uma quiche com um toque bem docinho.

Ingredientes:
1 embalagem massa folhada
5 fatias de abacaxi maduro
2 latas de atum em àgua
100 grs de queijo camembert
200 ml de leite
2 ovos
hostelã q.b.
sal e pimenta
nós moscada

Forrar uma tarteira com papel vegetal e colocar a massa folhada bem esticada por cima, com um garfo furar o fundo e começar por colocar os ingredientes com a seguinte ordem: primeiro o atum, as fatias de abacaxi cortadas em pedaços pequenos de seguida, o camembert cortado em pedaços e no leite misturar os ovos e temperar a gosto a gosto e por fim deitar tudo por cima comas folhas de hortelã.

Normalmente gosto de servir a quiche com uma saladinha, mas com este frio que aberta foi mesmo com um creme de ervilhas .

Boa semana a todos


Risoto doce

Andei a pesquisar na net como fazer arroz doce na maquina de fazer o pão.. comecei por escolher os ingredientes e dou por mim com tudo pronto.. não tinha arroz! Fiz com risoto e até ficou muito cremoso, e gostei muito do sabor, aqui vai a receita.

Ingredientes (para 2 taças):
meio litro Litro de Leite
100g de Risoto
80g de açúcar amarelo
1 colher de sobremesa de Farinha Custard
casca de meio limão 
Canela em pó qb.

Coloque os ingredientes (sem a canela) na cuba da máquina, pela ordem indicada.
Seleccionei o programa
DOCES e COMPOTAS.
Depois do programa terminar aguardei uns minutos, retirei a casca do limão e coloquei no programa de cozer durante 15 minutos, mas acho que 10 bastava. Coloquei nas taças e depois de arrefecer polvilhei com a canela.

Na casa dos meus pais quando era Natal havia sempre arroz doce, acho que vou começar a fazer o mesmo na minha.

beijos

Massa filo com grão e farinheira

Ontem foi um daqueles feriados que nem saí de casa, choveu todo o dia e a vontade de sair do sofá foi muito pouca... Almoço foi torradinhas, jantar foi o que havia na dispensa... 

Ingredientes:
1 embalagem de massa filo
1 lata de grão de bico
100 gramas de feijão verde congelado
1/3 de uma farinheira
azeite, pimenta e sal q.b.
paprica

Colocar a massa filo por folhas dentro das tigelas e reservar. Num tacho pequeno com agua  com feijão verde e a farinheira, deixar ferver ecolocar o grão uns 5 minutos antes de apagar. Deitar tudo numa tigela e envolver, esmagando bem a farinheira. Temperar com sal, azeite, pimenta e deixar arrefecer, só depois colocar o preparado com cuidado dentro da massa filo, polvilhe com  paprica a gosto.

Pré aqueça o forno a 180º e coloque apenas uns 10 minutos (ou até a massa ficar bem dourada nas pontas).
Espero que gostem, nós cá em casa gostámos muito.. acompanhámos com uma saladinha.

Bolo de laranja e amêndoa






Ingredientes:
125grs de manteiga (temperatura ambiente)
125 grs de açucar branco
180 grs de amêndoa moída
125 grs de farinha 
1 colher de chá de fermento royal
4 ovos XL
Sumo e raspa de 1 laranja grande
30grs de semente de papoila


Colocar a manteiga e o açucar na batedeira até ficar cremoso, em seguida colocar os ovos 1 de cada vez e bater muito bem, depois incospora-se  as amendoas, as sementes de papoila, o sumo e a raspa e volta a bater-se mito bem. Por fim peneira-se a farinha e bate-se novamente.


Untar a forna com manteiga e farinha ou com um vegetal se preferirem, colocar no forno durante 40 minutos a 180º.


Bom bolinho para todas, espero que dure mais que o meu :)
Marmita

Doce de Maça "verdadeira"

Mais um docinho para alegrar estes dias de tanto frio, este tb é um dos meus favoritos, especialmente porque foi feito com maças vindas directamente da hortinha da minha sogra, ou seja, com aquele sabor a maça verdadeira que não se encontram nas grandes superfícies.
Ingredientes (MFP):
1 kg de maçãs 
150 ml de água
1 colher de chá de canela em pó
700 g de açúcar amarelo


Colocar pela ordem os ingredientes dentro da cuba e ligar no programa de compotas. Depois passei  com a varinha mágica, coloquei em frascos esterilizados e quando arrefecer fecharem bem fechadinhos. Super rápido e sem esforço, de facto a maquina de fazer o pão é uma maravilha :)


Bom fim de semana!