Guacamole

Hoje trago mais uma entrada super rápida, há quem coma com nachos mas eu prefiro com umas tostas ou mesmo pão. Fica muito cremoso e se escolherem um abacate maduro melhor ainda.

Ingredientes:
1 abacate 
2 tomates 
1/2 cebola picada
1 dente de alho
1 colher de café de mostarda em grão L'ancienne
Sumo de 1/2 de limão
1 fio de azeite e vinagre de vinho tinto
sal, pimenta, coentros, tabasco

Abrir o abacate, retirar o miolo e colocar numa taça junto com o tomate, a cebola e o alho picados em pedaços bem pequenos. Regar com o azeite, o sumo de o limão e o vinagre, mexer tudo muito bem e temperar a gosto. Eu temperei com mostarda, sal, pimenta, coentros e umas gotinhas de tabasco.

Muy bueno!



Souflé de peixe

Hoje trago um souflé, confesso que nunca tinha provado por isso pesquisei pela net  e decidi fazer uma versão mais ao meu gosto. Adorei e é super fácil de fazer.. mais um daqueles pratos para quando não sabemos o que fazer, com uma salada fica uma maravilha!

Ingredientes:
4 ovos
5 postas de pescada
50 grs manteiga
50 grs de farinha sem fermento
250 ml de leite
sal, pimenta e noz moscada
2 colheres de sopa de salsa 


Cozer as postas de pescada retirar as espinhas, a pele  e esmagar o peixe com uma garfo. Á parte derreter a manteiga num tacho e deitar pouco a pouco a farinha e o leite, mexendo bem até ficar cremoso (atingir um ponto tipo o do bechamel), colocar as gemas dos ovos mexer mais um pouco e retirar do lume.  Colocar o peixe e temperar a gosto, eu coloquei sal, pimenta moída e noz moscada em pó.

Bater as claras em castelo e juntar bem devagarinho ao restante preparado, colocar tudo num pirex untado com manteiga (eu usei uma forma de cheesecake untada dos lados e com papel vegetal na base), colocar no forno 30 minutos a 180º ou até ficar bem alto e douradinho.


Folhados de salsicha e mozzarella

Parece que a primavera veio com força, por isso para festejar  trago um snack, uns folhados para petiscar a qualquer altura do dia, com sol de preferência.

Ingredientes:
2 placas de massa folhada rectangulares
1 lata de salsichas mini
1 ovo
1 queijo de mozzarella
Mostarda dijon com mel q.b.
Oregãos q.b.

Estender as placas para ficarem iguais tanto em largura como em altura e unir  as duas com um pouco de água para ficarem apenas uma. Pincelar por toda a massa a mostarda e polvilhar com os oregãos a gosto, só depois cortar a massa em partes (usei o cortador cilíndrico de pizzas) primeiro divide-se ao meio na horizontal e na vertical divide-se em várias partes (do tamanho da salsicha). Enrolar a salsicha com o queijo e colocar num tabuleiro (com uma base em papel vegetal) com uns 7 centímetros de distancia uns dos outros. Em seguida pincelar o ovo batido por todos os folhados, depois pode decorar a gosto eu usei sementes de papoila e de girassol.

Merengue de avelã e morango


Hoje trago o meu primeiro merengue, desde pequenina que adoro suspiros e a sensação que tive quando o  provei foi de estar a comer um suspiro gigante com uma cobertura bem doce, espero que gostem.


Ingredientes merengue:
4 claras
200 grs de açucar em pó
1 colher de chá de avelã ralada
1 pitada de sal

Cobertura:
5 morangos
2 coheres de chá de avelã ralada
avelãs q.b
















Bater as claras em castelo na velocidade média, assim que ficarem prontas colocar na velocidade máxima e ir peneirando o açucar e a pitada de sal. Bater até ficarem bem cremosas e brilhantes, um truque do Jamie Oliver é esfregar as claras entre os dedos, se sentirmos grainhas bater mais uns 7 a 8 minutos até ficarem sem qualquer grainha, juntar a avelã ao preparado e mexer com cuidado.

Pré aquecer o forno a 150º, colocar o merengue num tabuleiro forrado com papel vegetal durante 1 hora e desligar, abrir ligeiramente o forno para ir arrefecendo durante mais 1 hora. Não façam como eu que fiquei tão impaciente e tirei logo do forno e  ele murchou um bocadinho :)

Deixem arrefecer e podem decorar a gosto, eu triturei morangos e coloquei avelã.

Rolo de carne com farinheira e abacaxi

Hoje trago uma receita com cheiro a verão, espero que gostem!


Ingredientes rolo:
1 kg de carne picada
1/2 farinheira
5 fatias de abacaxi
sal, pimenta q.b.
hortelã, oregãos frescos, salsa q.b.
pão ralado, alho em pó q.b.

Temperar a carne picada com sal, pimenta e as ervas aromáticas. Estender a carne sobre uma película aderente e colocar os pedaços da farinheira e do abacaxi sobre a carne, antes de começar a enrolar a carne com a ajuda da película colocar mais umas ervas aromáticas e só depois se deve enrolar com cuidado, passar a carne com uma mistura de pão ralado com alho em pó e levar ao forno aproximadamente 45º a 180º. Servi com uma salada de agrião e um coucous.

Couscous:
Desta vez acrescentei no final umas amêndoas e umas sementes de sésamo.

Bolo de gengibre e canela

Ingredientes:
1 colher de sobremesa de gengibre (fresco)
30 grs de amêndoas
100grs manteiga
1 chav. de leite (250ml)
2 chav. de farinha de trigo
2 chav. de açucar 
1 colher de sobremesa de fermento
3 ovos
1 colher de canela


Bater muito bem os ovos com a manteiga (derretida no micro-ondas), juntar com açúcar, o gengibre ralado e as amêndoas. Acrescentar o leite, a farinha e o fermento (peneirada) e por fim a colher de canela.
Untar a forma e levar 45min ao forno a 180º, antes de retirar fazer o teste do palito para ver se o bolo está bem cozido.


Uma bruxinha bem fofinha passou aqui por casa e para desejar a todos um bom Carnaval.
































Nota: o bolo da bruxinha foi uma apenas uma porção que retirei da massa e cozi à parte num pirex, as quantidades acima são para um bolo normal.