Doce rápido

Hoje trago uma sobremesa super rápida para um jantar de ultima hora, pois saí sempre bem e faz-me em minutos.


Ingredientes: (6 copinhos)
100 grs de amêndoas laminadas
1 lata de doce de leite condensado cozido
3 ovos


Separe as gemas das claras, bata as gemas e misture o doce de leite condensado cozido com uma colher até obter um creme homogéneo, em separado bata claras em castelo e envolva tudo delicadamente. Passe as amêndoas pela frigideira para ganharem uma cor e coloque no fundo das taças e logo a seguir o preparado e meta no frigorifico até servir, antes de servir coloque mais um um pouco de amêndoas por cima.

Sopa de coentros simples

Acho que todos sabem o quanto eu adoro utilizar nas minhas receitas ervas aromáticas frescas. Maior parte delas são semeadas cá em casa, vou tentar postar futuramente receitas com algumas ervas que vão crescendo na minha varanda em pequenos vasos, hoje trago os coentros:

Coentro: (Coriandrum sativum) é uma planta glabra, da família Apiaceae, de flores róseas ou alvas, pequenas e aromáticas, cujo fruto é diaquênio, e cuja folha, usada como tempero ou condimento, exala odor característico.
O coentro é muito utilizado na culinária brasileira nordestina e tambem na região norte. Em Portugal é muito utilizado, por exemplo na cozinha Alentejana e noutras regiões do sul do País. No norte é praticamente ignorado. Originário do sul da Europa e do Oriente Médio, o coentro já era conhecido e utilizado pelos egípcios, não como tempero, mas como planta medicinal (a ele se atribuíam propriedades digestivas, calmantes e, quando usado externamente, para alívio de dores das articulações e reumatismo), além de possuir efeito anafrodisíaco. 
Sementeira: Os Coentros semeiam-se no seu lugar definitivo desde meados da Primavera até príncipios do Verão, em fileiras com uma separação de cerca de 30 cm.
 O vaso dos coentros ainda em crescimento (março 2011)

Ingredientes:
4 batatas grandes
1 cebola
1 alho,
sal, azeite q.b.
1 molho de coentros


Cozer muito bem as batatas, com a cebola, o alho e um pouco de coentros. Assim que tiver tudo cozido, passar com a varinha magica e temperar com azeite e sal a gosto, deixar mais uns minutos em lume brando e colocar os restantes coentros bem picados.
É super simples, apesar de também adorar acrescentar um pouco de com ovo e pão torrado... Esta versão ficou mais simples, adoro o aroma dos coentros é sem dúvida a minha erva de eleição!
























Bolo de manteiga de amendoim

Não conheço ninguém que não goste de amendoins em contra partida são poucas as pessoas que começo que gostam de manteiga de amendoim. Decidi fazer um bolo com uma embalagem oferecida por uma dessas pessoas, espero que gostem!


Ingredientes:
4 ovos
70 grs de manteiga sem sal
130 grs de manteiga de amendoim
180 grs de farinha
130 grs de açúcar mascavado
chocolate q.b.


Começar por bater os ovos com o açúcar até obter uma pasta cremosa, em seguida juntar a manteiga amolecida e bater novamente, juntar pouco a pouco a manteiga de amendoim enquanto continuando a bater. Colocar por fim a farinha peneirada, e o chocolate partido em pepitas por cima da massa. Deitar tudo num tabuleiro (+  ou - 5 cm de altura) previamente untado com farinha e manteiga e colocar no forno 30 min a 180º.


Patê de azeitona verde

Hoje trago um patê muito rápido delicíoso (para quem gosta de azeitonas) este é o meu patê preferido, fica super fresquinho e com as ervas aromáticas fica uma delícia! 


Ingredientes:
1 ovo
1 lata de azeitonas verdes sem caroço
salsa ou coentros q.b
oregãos q.b.
1 colher de chá de maionese


Num pirex ou na 123, deitar s azeitonas bem lavadas, o ovo cozido cortados aos pedaços a salsa ou coentros e triturar tudo muito bem. Depois basta temperar  com os oregãos e colocar maionese se achar que fica demasiado seco e colocar no frigorifico até servir. Eu no que está na imagem imagem não coloquei maionese.



Muffins de cacau e baunilha

Mais um docinho para alegrar a semana! Estes muffins são daqueles bem fofos são óptimos para meter na marmita e "atacar" no emprego.


Ingredientes:
150 grs de açúcar mascavado
2 ovos
75 grs manteiga
2 colheres de sopa de cacau
1 colher de chá de extracto de baunilha
180 grs de farinha sem fermento
1 colher de café de sal
1/2 colher de café de bicarbonato de sódio

Pré aquecer o forno a 180 grs e colocar formas de papel no tabuleiro dos muffins no total deu para 15 muffins.

Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme branco, juntar os ovos um a um e continuar a bater. Entretanto numa tigela á parte, misturar o extracto da baunilha com o cacau. Diminuir a velocidade da batedeira e colocar o cacau junto á massa. De seguida coloque a farinha (peneirada), com o sal e o bicarbonato e bata mais um pouco até ficar uma massa fofinha. Coloque nas formas e leve ao forno 30 minutos.



Bruschetta com queijo de cabra

Para começar a semana trago uma bruschetta muito rápida e simples de fazer. Fica deliciosa com o queijo e os oregãos.

Ingredientes: 
2 fatias de pão
2 fatias de queijo de cabra
2 fatias de tomate
azeite q.b
oregãos q.b.
alho q.b.

Cortar as fatias do pão, pincelar com azeite e  passar com um dente de alho, cortar o queijo e o tomate e decorar a gosto, voltar a regar com um fio de azeite oregãos e as sementes da girassol, levar ao forno 8 a 13 minutos a 180º.

Granizado de manga

Hoje trago uma receita super fácil para quem tem aqueles "desejos" de gelados e não tem em casa na altura. Acho que deve ficar bom com qualquer fruta, eu utilizei uma manga que estava na fruteira já alguns dias...

Ingredientes:
1 manga madura
1 colher de sopa de açucar em pó
gelo (usei 2 sacos de congelação)
noz q.b.

Descascar a manga e cortar em cubos pequenos, colocar no liquidificador com o açúcar, deixar picar até ficar uma polpa, ralar uma noz lá para dentro e colocar o gelo pouco a pouco, ir picando até encontrar uma consistência que goste, eu deixei o meu tipo granizado que é como eu adoro. Deitar para um pirex e levar 1 hora ao congelador e já está!

Fica muito fresquinho e cremoso, se utilizar uma fruta diferente e quiser que fique mais cremoso, nada como colocar 1 ou 2 colheres de iogurte natural. Muito bom mesmo! 

Vieiras no forno

Há quem as coma, cruas, gratinadas, marinadas, com natas ou com álcool... Eu fiz a minha versão, foi um pouco com o que havia lá por casa, é um belo petisco. Recomendo a quem nunca provou!

Ingredientes (2 unidades)
2 vieiras (congeladas)
1 tomate maduro
salsa q.b.
sal, pimenta, oregãos q.b
Parmesão q.b.
azeite q.b.

Depois de descongeladas soltar a viera da concha e colocar o tomate em rodelas na base, temperar com sal, oregãos e pimenta, depois colocar a vieira, a salsa e voltar a temperar e regar tudo com um pouco de azeite e parmesão ralado (na hora) por cima. Colocar no forno uns 15 minutos a 180º.