Sumo de melancia e lima

Hoje trago mais um sumo, com este tempo só me tem apetecido sumos! Neste nem cheguei a acrescentar água a melancia era muito doce por isso nem levou açucar. Na segunda foto como podem ver já o sumo ia quase a meio.. n consegui resistir no meio das fotografias :)

Ingredientes:
2 fatias de melancia
sumo de meia lima
2 folhas de hortelã

No liquidificador colocar 2 fatias de melancia sem a casca e caroços, mais 2 folhas de hortelã e sumo de meia lima. Ligar 30 segundo o liquidificador  e prontinho é só beber.

Salteado de couve de Bruxelas


Ingredientes:
200 grs de couves de Bruxelas
120 grs de ervilhas
3 fatias de fiambre
2 fatias de queijo gouda
1 dente de alho
1cm de gengibre
salsa q.b.
sal e pimenta q.b.
manteiga qb.


Cozer bem as couves, as ervilhas em agua e sal. Colocar numa wok o dente de alho o gengibre bem ralado e a manteiga,  mais tarde as couves e as ervilhas com o fiambre e o queijo, saltear tudo ligeiramente e servir com salsa fresca.
Servi como acompanhamento com uns bifes de frango grelhados mas serve bem como uma refeição leve.

Wraps de mortadela e rúcula

Hoje trago mais uma ervinha da minha "horta", a salsa Francesa (chamada assim cá em casa), mas de seu nome Salsa frisada, para quem gosta da salsa tradicional é um pecado se não provar esta variedade, é mais crotante ideal para comer crua em saladas ou sandes, porque tem um sabor mais intenso.

Salsa frisadaExcelente para guarnições, a salsa-frisada também confere um sabor leve e herbáceo e dá uma atractiva cor verde à maionese e a outros molhos. Plantação: As sementes de salsa demoram algumas semanas a germinar, mas deixá-las de molho em água quente de um dia para o outro vai ajudar a acelerar o processo. Plante no solo e corte as mudas quando estas estiverem suficientemente grandes. Cultive sementes todos os anos, para que quando um grupo de plantas atingir o seu segundo ano de sementeira, uma nova colheita esteja pronta a ser utilizada. Apanhe a salsa a partir do final da primavera.


Salsa frisada Julho 2011

Ingredientes:
2 tortilha mexicanas
6 fatias de mortadela de azeitona
1/2 bola de mozzarela fresca
rúcula q.b.
salsa q.b.
mostarda dijon q.b.







Sobre a tortilha aberta, pincelar a mesma com a mostarda dijon, colocar as fatias de mortadela, a rúcula, a salsa e por fim as fatias de queijo mozzarela. É mais um snack rápido e bem fresquinho para os dias de verão.

Creme de courgette

Hoje trago um creme de courgette é super saudável e leve para comer nesta altura do ano.

Ingredientes:

2 courgettes grandes
1 batata media
1 dente de alho
1/2 cebola
sal e azeite q.b.
umas folhas de coentros

Cozer a batata com a courgette (eu deixei 1 courgette com a casca e a outra descasquei), o dente de alho e as folhas dos coentros, deixar cozer tudo muito bem e passar com a varinha mágica, temperar com sal e azeite a gosto. Os coentros dão um sabor muito bom passados na sopa!

Biscoitos de manteiga de amendoim

Hoje trago uns biscoitos de manteiga de amendoim, ficam fofos e não muito doces o que faz com que desapareçam num instante cá de casa!

Ingredientes:
120 ml de açúcar
125 ml de manteiga de amendoim
1 ovo
250 ml de farinha
3/4 colher de chá de bicabornato de sódio
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
60 ml de leite

Bater o ovo com açúcar até criar uma massa esbranquiçada, colocar a manteiga de amendoim, o leite e por fim os ingredientes secos peneirados. Deixar a massa 3 horas no frigorífico.

Retirar a massa no frigorífico, fazer pequenas bolas com e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e com ajuda de um garfo pressionar as pequenas bolas, levar ao forno num entre 10-15min a 180º ou até começarem a ficar dourados.

Espero que gostem, a minha mãe adora :)

Sumo de melão, hortelã e banana

Para acompanhar a sandes postada anteriormente hoje trago um sumo bem fresco para este dias de calor e mais uma erva da minha "horta".

Hortelã: É utilizada como tempero em culinária, como aromatizante em certos produtos alimentares, ou para a extracção do seu óleo essencial. Por vezes, simplesmente cultivada como planta ornamental. Muito utilizada em chás e xaropes. Sementeira: Solo fértil, leve e húmido. Pode ser semeado em vasos dentro de casa.Tende a ser invasiva e seu controle deve ser feito desbastando os ramos dirigidos para dentro do canteiro, senão abafará as outras plantas.

Hortelã Junho 2011
Ingredientes:
4 fatias de melão fresco
1 banana madura
200ml de água fria ou gelo
2 folhas de hortelã

Juntar os ingredientes todos no liquidificador e ligar uns 2 minutos, se gostar do sumo bem liquido acrescente mais água ou gelo, eu como gosto dele em néctar deixei ficar como a imagem. A hortelã dá um gostinho muito especial acreditem!
 

Sanduiche de figo e queijo fresco

"A ausência apaga as pequenas paixões e fortalece as grandes."
La Rochefoucauld

Por isso estou de volta com mais uma sugestão rápida e fresca.

Ingredientes:
1 queijo fresco
1 figo
2 fatias de pão de forma
rúcula q.b.
sal, pimenta
sementes de sésamo qb.
vinagre de framboesa

No pão de forma colocar os ingredientes da forma que achar melhor, e regar com o vinagre de framboesa e as sementes de sésamo...