Refresco de romã e groselha

Na Marmita o Halloween deste ano foi mais ou menos assim.. uma bebida fresca, doce e bem sangrenta.

Ingredientes: (2 copos)
1/2 romã
120ml de groselha
gelo picado qb.

Encher os copos com o gelo picado, depois colocar os gomos da romã e de seguida colocar a groselha a gosto, para os adultos um pouco de vodka fica lindamente mas como o dia das bruxas foi para duas crianças "grandes" ficamos pela groselha.


Happy Halloween!


Gaspacho da marmita

Para esquecer o dia chuvoso de hoje trago um gaspacho e um adeus aos dias de verão.

Ingredientes
200 grs de tomate sem pele e grainhas
1 pepino
1/4 de pimento verde
1/2 dente de alho
1/4 de cebola
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto

sal e água q.b
1/2 colher de sopa de oregãos
folhas de mangericão grego

Colocar todos os ingredientes na liquidificadora e deixar 3 minutos ou até ficar tudo bem triturado, verificar os temperos e servir com os oregãos e as follhas de mangericão. Servir fresco em tigela ou copo, se preferir com um cubo de gelo.

Salada Outono

Como já devem ter reparado eu adoro saladas, hoje trago uma versão que me faz lembrar os dias de Outono que tardam em chegar (ainda bem que sim!), espero que gostem.

Ingredientes:
1 lata de grão de bico
200 gramas de couve galega
100 gramas de couscous
cebolinho,
sal, azeite e pimenta
lima
vinagre de vinho tinto
sementes de girassol

Cortar a couve como se fosse fazer caldo verde e cozer em agua e sal, escorrer a agua e deixar arrefecer com um fio de azeite por cima. A parte fazer o coucous como aqui, temperar apenas com sal, azeite e umas gotas de lima.
Numa tigela misturar suavemente todos os ingredientes, temperar tudo novamente, com sal, pimenta, azeite, lima e por fim colocar as sementes de girassol e o cebolinho.
 
 

Mojito

Hoje trago uma bebida para relembrar as férias de verão, trago a minha versão do mojito com e sem álcool.

Ingredientes: (2 copos)
1 lima
4 colheres de  sobremesa de açúcar mascavado
8 cubos de gelo
hortelã q.b.
rum / seven up

Colocar o açúcar e a hortelã nos copos, a lima cortada em pedaços pequenos e esmagar tudo muito bem com o "pau" do almofariz, de seguida triturar o gelo na liquidificadora e colocar no copo com o respectivo rum. Eu como não bebo álcool fiz a minha versão com seven up e posso garantir que fica delicioso, agora deixo ao vosso gosto pessoal :)

Bom fim de semana.

 

Vieiras

Hoje trago vieiras confeccionadas de uma maneira diferente da anterior, estas servem como acompanhamento de uma refeição. Fiz com coucous num dia de muito calor, espero que gostem!

Ingredientes:
10 miolo de vieiras
3 colheres de sopa de vinho rosé
2 dentes de alho
cebolinho
sal, pimenta
azeite q.b.
1 colher de sobremesa molho de soja
meia lima

Numa frigideira ou Wok colocar o alho, o azeite e parte do celolinho. Deixar refogar um pouco e colocar as vieiras uns 3 minutos, temperar e antes de desligar fazer uma redução com vinho rosé, retirar do lume e colocar o restante cebolinho por cima.

Folhado de tomate cherry

O tomate cherry na minha "horta" foi mais uma experiência deste ano, confesso que inicialmente fiquei um pouco desiludida pois o crescimento levou alguns meses... Mas gostei da experiência e como tal segue a receita com os "próprios".

Tomate cherry: planta anual de porte a ser apoiado com estacas. As folhas são simples, pecioladas e o limbo fendido. Toda a parte verde da planta é composta por pêlos glandulares que ao serem roçados emitem um líquido com um odor característico. As flores apresentam-se em cachos, sendo o seu número variável. O fruto é uma baga minúscula, parecida com uma cereja. Colhe-se com a cor vermelha.  Plantação: Distância entre plantas 35 cm. Distância entre linhas ou sulcos 80 cm. Indicado para cultivo em vaso ou jardineira com uma largura mínima de 30
cm, comprimento 30 cm e altura 30 cm.

Ingredientes: (2 folhado)
1 placa de massa folhada
8 tomates cherry
queijo parmesão
orégão
azeite

Cortar a massa folhada num rectângulo, regar a mesma com um fio de azeite e ralar o queijo por cima, cortar os tomates em dois e colocar por cima da massa folhada, colocar uns orégão a gosto e levar ao forno aproximadamente 10/15 min a 180º ou até ficar a massa dourada.