Três entradas rápidas

Hoje trago 3 entradinhas bastante rápidas de preparar e que ficam muito bem numa mesa, espero que gostem.

Salada de espargos:
1 lata de espargos brancos ou frescos e cozidos previamente com sal
100 grs de tomates cherry
2 colheres de sopa de azeitonas pretas sem caroço
1 colher de sopa de maionese com dijon
sal, pimenta
cebolinho q.b.

Numa tigela colocar os espargos cortados em pedaços pequenos, os tomates cortados em 4, as azeitonas e temperar tudo muito bem, colocar no frigorífico e antes de servir meter o cebolinho por cima.

Bolinhas de queijo:
1 barra de queijo feta
100 grs de amendoim
2 colher de sopa de mel

Esmagar o queijo feta com ajuda de um garfo e formar bolas redondas com a ajuda das mãos, colocar o mel numa tigela e o amendoim previamente ralado num prato fundo. De seguida basta passar as bolinhas pelo mel e de seguida pelo amendoim como se tivessem a fazer almôndegas. Colocar no frigorífico até servir.

 Patê de azeitona:
1 lata de azeitonas verdes sem caroço
1 colher de queijo creme (tipo Philadelfia)
1 colher de chá de salsa picada
sal, pimenta

Colocar na trituradora as azeitonas, a salsa e o queijo creme e passar tudo muito bem, depois temperar e voltar a passar, colocar no frigorífico até servir.

Salada de fruta

E porque a fruta faz bem, hoje trago uma saladinha com um toque bem docinho. Espero que gostem!

Ingredientes:
1 maça
5 amoras
8 mirtilos
2 colheres de chá de açúcar mascavado
1 colher de chá de mel
 lima

Cortar a maça na horizontal bem fina e deitar umas gotas de limas por cima para não oxidar, colocar o açúcar por cima da maça e com a ajuda do maçarico caramelizar a gosto, colocar os mirtilos e as amoras esmagadas com ajuda de um garfo e regar tudo com um fio de mel caseiro.

Chá fresco/quente

Quando chega ao Inverno adoro bebe chá quentinho, no entanto como este tempo tem estado um pouco estranho tenho dias que não consigo beber nada quente, hoje foi o dia!






Ingredientes:
1 litro de água
3 colheres de sobremesa de chá de camomila
1 estrela de anís
açúcar q.b
gelo
Num jarro colocar o chá de camomila com a estrela de anis e parte da água a ferver, deixar repousar 5 minutos, coar o chá e colocar a restante água fresca, o gelo e o açúcar a gosto eu coloquei açúcar mascavado.

Pode ser servido frio ou quente!

Bolo de Maçã

Ou faz chuva ou faz sol, não se percebe este tempo... mas como há coisas na vida que não são para perceber hoje deixo um bolo que tanto dá pra dias de chuva como dias de sol, espero que gostem.

Ingredientes:
4 maças
4 ovos
150grs manteiga
250 açúcar mascavado
250 farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento em pó
compota de maça q.b.
gotas de limão

Bater a manteiga (temperatura ambiente) com o açucar até obter uma massa branca e fofa, juntar as gemas uma a uma e ir mexendo bem. Num recipiente á parte bater as claras em castelo com umas gotas de limão e juntar ao preparado anterior, altenando com a farinha e o fermento peneirado. Depois de tudo bem misturado, untar uma forma redonda para bolos deitar metade da massa e no meio colocar a maça cortada em rodelas finas (deixar umas para a parte superior do bolo). Deitar a restante massa e as rodelas de maça por cima. Colocar no forno a 180º durante 45 minutos ou até estar bem cozido fazer o teste do palito se tiver duvidas.

Retirar do forno e pincelar com a compota de maça por cima do bolo.

Creme de espinafre c/ croutons


Chuva, vento, frio é coisa de que não se gosta cá em casa, por isso para compensar este tempo que não nos largar deixo vos uma sugestão bem quentinha para o fim de semana.

Ingredientes creme:
2 batatas
1 cebola
1 dente de alho
120 grs de espinafres
sal, pimenta
azeite q.b.
água qb.

Ingredientes croutons:
4 fatias de pão rústico
1 colher de sopa de salsa picada
1 fio de azeite
1 colher de sobremesa de manteiga
sal, pimenta

Descascar as batatas, a cebola, o alho e cortar tudo em pedaços pequenos. Ferver água suficiente e colocar tudo num tacho até as batatas ficarem quase cozidas e só depois colocar os espinafres. Quando estiver tudo bem cozido passar com a varinha mágica até ficar um creme homogéneo e temperar muito bem.
Numa frigideira colocar 1 fio de azeite e a manteiga, deixar aquecer tudo um pouco e de seguida colocar os pedaços de pão cortados em cubos e a salsa, deixar no lume até ficarem estaladiços sem esquecer de temperar com um pouco de sal e pimenta.

Colocar os croutons na sopa antes de servir, bom fim de semana!

Bruschetta de tomate

Pela primeira vez vou postar uma receita que não foi feita por mim, é da autoria do "marido da marmita", que enquanto eu andava na preparação desta receita ele tomou posse da bancada e fez esta bruscheta digna de ir para o blog (palavras dele), por isso cá estou eu a partilhar.

Ingredientes:
1 tomate grande e bem maduro
cebolinho
salsa
sal, pimenta
1 colher de sopa azeite
1/2 colher de sopa de vinagre de arroz
sementes de sesamo
2 fatias de pão caseiro

Na liquidificadora colocar o tomate, o cebolinho, a salsa, o azeite, o vinagre e o sal, deixar picar tudo grosseiramente. Colocar 2 fatias de pão na torradeira ou forno, ainda quente regar com um fio de azeite e colocar o preparado do tomate por cima com as sementes de sesamo para decorar.

Uma verdadeira delicia, parabéns ao grande chef:)!!!


Compota de Maçã

Tal como aconteceu no ano passado, as maças vieram ás caixas cá para casa por isso, este ano fiz uma compota em vez de doce, porque com a receita do ano passado achei que ficou um pouco liquido por isso fiz algumas alterações e este ficou mesmo ao meu gosto.

Ingredientes (MFP)
1 kg de maçãs
500 grs de açúcar mascavado
2 pau de canela

Colocar pela ordem os ingredientes dentro da cuba e ligar no programa de compotas, retirar os paus de canela e passar com a varinha mágica, este ano passei muito pouco com a varinha porque adoro sentir os pedaços da maçã. Colocar em frascos esterilizados e já está.