Cassis

Para fechar o ano de 2011 em beleza trago um licor muito usado em França chamado Cassis.



Ingredientes: (copos tipo shot)
1 colher de sopa de rum - por copo-
1 colher de sopa de seven up -por copo-
Licor de Cassis q.b.
Açúcar q.b.

Para quem gosta de álcool colocar o Rum, mas se forem como eu usem seven up que fica bem bom, podem molhar a ponta do copo com um pouco de água e molhar de seguida no açúcar se forem gulosos novamente como eu :)

Para todos um ano novo cheio de sorte e saúde!



Bombons de chocolate e noz

Ainda no "mood" Natal, seguem uns bombons de chocolate muito simples que foram retirados deste blog que é fantástico e onde podem encontrar os melhores iogurtes de sempre, visitem que não se vão arrepender!


Ingredientes:
200gr de chocolate negro do marca pingo doce
200gr de chocolate de leite do marca pingo doce
3 colheres de chá de noz moída
1 colher de chá de manteiga

Derreter os chocolates em banho Maria com a manteiga, depois de derretido colocar a noz, mexer tudo muito bem e ainda quente colocar em formas próprias e depois no congelador durante  5 min. Passados os 15 minutos retirar com cuidado e deixar repousar num local não muito quente, acabei por fazer alguns de chocolate branco apenas para ver se conseguia e juntar algo mais, mas foi difícil manusear o chocolate branco com outro ingrediente por isso acabou por ficar simples.


Bolachas de avelã

Como o Natal é uma época de partilha, aqui vai mais uma partilha para todos vocês.

Ingredientes: (40 bolachas)
240 manteiga
250 de açúcar mascavado
200 grs avelã
2 ovos
500 grs de farinha sem fermento

Recheio:
Doce de tomate caseiro

Bater a manteiga (temperatura ambiente) com o açúcar e a avelã muito bem. Adicionar os ovos um a um e bater novamente, depois envolver a farinha (peneirada) até criar uma massa seca. Numa superfície com farinha estender a massa e fazer os moldes das bolachas, depois dos moldes feitos fazer outro molde com um aro mais pequeno apenas em metade das bolachas, pincelar com um ovo e polvilhar com a avelã por cima e colocar em tabuleiros forrados com papel vegetal. Levar ao forno a 180º durante aproximadamente 15 min ou até as bolachas ficarem douradas á volta. Depois de cozidas na parte sem buraco barrar com o doce a gosto e fechar com a outra parte. Com os moldes retirados das bolachas fiz uma pequena fornada de estrelinhas para levar na marmita.

Um Feliz Natal para todos!



Doce de abóbora e cardamomo


Este doce fica uma delicia.. óptimo para os dias de frio que não nos largam ultimamente.

Ingredientes (MFP):
1kg de abóbora descascada
300 grs de açúcar amarelo
5 sementes de cardamomo (ligueiramente esmagadas)
2 paus de canela
1 estrela de anis

Descascar e cortar a abóbora em cubos pequenos, adicionar na cuba da Maquina do pão o açúcar as especiarias e colocar no programa doces/compotas(aprox. 1h e 30m). Depois basta colocar em frasquinhos esterilizados e o resto já sabem.. pão ou tostas :)




Sumo de figo

Se há fruta que eu gostaria de durasse o ano inteiro era o figo, pois acho que é uma fruta que encaixa na perfeição em mil e uma receitas. Fiz este sumo com uns bem maduros que já não duravam muito mais tempo no frigorifico durante este verão.

Ingredientes:
5 figos maduros
gelo ou agua q.b.
sumo de meia lima
Retirar a pele aos figos e colocar na liquidificadora com o sumo da lima e agua, deixar triturar muito bem e servir. Como os figos eram tão doces nem foi necessário acrescentar açucar.
Já vos disse que adoro figos :)

Pecado de Amêndoa

E como não há um dia do ano sem muito açúcar, hoje é esse dia na Marmita. Uma verdadeira tentação pra uma festinha de aniversário muito especial.

Ingredientes:
5dl de água
5dl de leite
300grs de açúcar mascavado escuro
200grs de amêndoa moída com e sem casca
4 gemas
1 pau de canela
raspa de 1 lima

Num tacho aquecer a água com o açúcar, com o pau de canela e deixar ferver até atingir o ponto de um xarope dourado, juntar a amêndoa, a raspa da lima e mexer em lume brando até ficar uma massa espessa e deixar arrefecer.

Depois de arrefecido se a massa ficar demasiado espessa deitar o leite gradualmente e ir mexendo, colocar as gemas já batidas e levar ao lume até ferver mexendo bem.

Colocar no frigorífico pelo menos 2 horas e deitar uma amêndoas torradas por cima.