Pesto de beterraba e manjericão roxo

De volta ao pesto, tal como neste post hoje trago mais uma sugestão um pouco diferente do pesto habitual do qual não sou grande fan. Com excesso de beterrabas cá em casa decidi dar usos às mesmas sem ser em saladas cruas (que adoro!). E com elas trago uma descoberta... o manjericão roxo, pois é mesmo roxo :) Nas minhas férias, passei por a casa de uns amigos do meu marido que tinham esta pequena maravilha plantada numa linda horta. Fiquei histérica, nunca tinha ouvido falar desta variante (eu sei que ficar histérica com uma erva aromática não é muito normal)... mas sou assim, no que toca a ervas aromáticas e especiarias que desconheço, são a minha perdição.






Ingredientes: (2 pessoas)

1 beterraba das grandes (160grs - cozida)
3 colheres de sopa de azeite
80 ml de água
sal, pimenta em grão
nós moscada
parmesão q.b.
massa q.b.
manjericão roxo q.b.

Cozer a beterraba em água, assim que estiver bem cozida retirar a beterraba e aproveite a água quente para cozer a massa "al dente".



Colocar a beterraba já cozida com o azeite e 2 folhas de manjericão numa liquidificadora/robot de cozinha e passar tudo muito bem até ficar um creme bem aveludado, caso seja necessário acrescente um pouco da água da massa para que fique mais liquido. Temperar com sal, pimenta, nós moscada e um pouco de parmesão ralado, mexer tudo muito bem e juntar o preparado à massa. Antes de servir, pode colocar umas folhas frescas de manjericão preto e mais um pouco de parmesão.

Para quem gosta de beterraba é uma optima sugestão, fica com um gosto adocicado que contrasta com o aroma do manjericão, uma refeição cheia de sabor e super leve.




25 comentários:

  1. É verdade! Este e outros tipos de mangericão são óptimos (a experimentar o thai basil). Já os encontrei várias vezes no Mercado do Príncipe Real. Ficou com óptimo aspecto :)

    ResponderEliminar
  2. Só te venho aqui dizer que não cozinho: não sei nem gosto muito... Mas venho aqui todos os dias para ver as tuas fotografias e o que escreves por cima delas! São lindas.

    ResponderEliminar
  3. Beeeem... eu digo-te uma coisa...isso está com um aspecto maravilhoso!nunca tinha ouvido falar em manjericão preto?sabe igual ao "normal"?

    ResponderEliminar
  4. Olá !
    Não onhecia este tipo de manjericão... Adorei a receita !
    Um beijinho e boa semana !

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro as tuas receitas, assim como as tuas fotos e o que escreves :)

    Ficou com um aspecto fantástico!! Eu também não conheço o manjericão preto, mas engraçado que tenho uma história parecida a tua:

    Nas férias passei em casa dos meus sogros e eles tinham plantado na sua horta marjericão preto e manjericão limão! :)

    Também fiquei histérica como tu, pois sou doida por ervas aromáticas (não tás sozinha!!)

    Trouxe as sementes tiradas directamente da flor, já as coloquei em terra e em menos de uma semana já começaram a germinar!!!

    Tou ansiosa para experimentar!
    Obrigada pela sugestão!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Tambem eu não conhecia este tipo de manjericão. A receita fica incrivel. Gostei muito. Bjs

    ResponderEliminar
  7. A cor ficou linda mas confesso que a beterraba não é das coisas que mais me seduz!
    Essa espécie de manjericão é absolutamente nova para mim!

    ResponderEliminar
  8. Que cor linda que ficou a massa adorei a dica eu tenho um vasinho do manjericào é delicioso,boa semana beijos

    ResponderEliminar
  9. uau! q giro!tb n conhecia...fiquei super curiosa! ;)

    ResponderEliminar
  10. uau que cor tão bonita :) não sou apreciadora de beterraba ( ou ainda não a cozinhei da melhor forma) mas mangericão preto? preto? também é uma novidade para mim! sabe ao mesmo ou tem sabor diferente?
    fiquei muito curiosa :)

    ResponderEliminar
  11. Vinha sugerir o Mercado do Principe Real... mas já foi sugerido :)

    e indicar uma saladita que faço com frequência, mas com beterraba CRUA

    Colocar num 1,2,3 (ou algo parecido) uma beterraba cortada aos cubos, 1 alho pequeno (ou a gosto) sal, azeite e coentros.

    Picar tudo e servir...

    é assim uma coisinha do céu.

    agora fiquei tentada em trocar pelo mangericão :)

    ResponderEliminar
  12. Agora ate eu fiquei cheia de curiosidade em experimentar o sabor do manjericao preto. E como adoro beterraba por certo que esta receita me ira agradar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Marmita ;)
    É sempre uma alegria quando chego aqui ao teu cantinho. Como já deves ter reparado andei afastada durante algum tempo deste mundo, mas agora estou a regressar aos poucos. Fico sempre encantada com as tuas deliciosas sugestões e fotos que estão cada vez mais lindas, parabens.
    Tal como tu, eu deliro com a descoberta de ervas aromáticas e não descanço até conseguir ter no meu quintal :) Por acaso tenho bastante manjericão e beterrabas também! Já conhecia esse manjericão preto, mas ainda não consegui ter as sementes... mas já estou a pensar nisso ;)
    Gostei muito da tua sugestão é uma forma de dar vasão às minhas beterrabas... Logo, logo vou trazer novidades com elas ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá Marmita!
    Eu também sou dessas que ficam histéricas com novas descobertas no reino vegetal e das ervas aromáticas. Quando colho algo novo no quintal ou me oferecem algo que nunca experimentei. Nem imaginas agora a minha curiosidade ao ver este manjericão...não o conhecia, que lindo!
    Mas lindo mesmo é este prato de massa, de cor vibrante, adoro.
    Fabuloso! Beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Adoro tudo o que é pasta...e desta cor então....fiquei rendida :) Também não conhecia essa variedade de manjericão. A combinação deve ser deliciosa!
    Ah e belas fotos!
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  16. olááááááá,
    fikei fascinada com este prato tão lindo, adorei a cor e as fotografias!!beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Eu fico toda contente qdo descubro qq coisa nova e manjericão preto confesso que tenho de ir descobrir para testar
    Qtoo aos pratinhos são iguais aos da minha avó e GOSTO MUITO.
    As fotos estão óptimas
    beijinho

    ResponderEliminar
  18. Olá Marmita:)
    Olha que giro, nunca tinha visto essa variedade de manjericão! Eu também adoro descobrir novas especiarias e ervas aromáticas e percebo bem esse histerismo, há lá alegria maior que encontrar um novo espécime para usar na nossa adorada cozinha? :)
    E a massa ficou linda, adoro a cor e o contraste da beterraba com essa ervinha nova, confesso que estou aqui bem intrigada quanto ao sabor!! Gostei bastante da originalidade!:D
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  19. Marmita, nunca tinha ouvido falar dessa erva, mas o prato ficou lindo, que bonita cor
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  20. Olá, adorei a receita, até porque adoro beterraba, tenho desse mangericão em casa num vaso e sabe igual ao outro ! comprei na Viplant Oeiras Garden e costuma haver muitas vezes !
    Obrigado pelas receitas fabulosas,
    bjs

    ResponderEliminar
  21. Que cor maravilhástica, aguça os sentidos todos :)

    ResponderEliminar
  22. Boa sugestão! tenho manjericão desse aqui no jardim ;) Um dia destes experimento esta receita.

    ResponderEliminar
  23. Ah, acabei de descobrir que tenho manjericão preto na floreira que partilho com a minha avó... Por acaso não sabia que era manjericão, apesar de ter um aspecto igualzinho ao normal (excepto na cor obviamente)!
    Excelente sugestão como sempre, sou capaz de adaptar esta receita à minha maneira (sem parmesão) e experimentar, porque fiquei realmente curiosa :)

    ResponderEliminar
  24. Onde conseguirei arranjar esse manjericão??? Estou pasmada, não conhecia de todo!

    ResponderEliminar
  25. Adorei esta receita! Diferente e com certeza uma delicia.
    Parabéns pelo blog, fantásticas sugestões!

    Virgínia Carneiro

    http://que-massada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar