9ª Edição do Convite para Jantar - Uma viagem pelo mundo

Chegou o dia de apresentar todos os participantes do Convite para jantar. Viajámos por tantas cidades/países que nem sei por onde começar. Pela ordem de chegada será o mais correcto, por isso todos a bordo, que a nossa viagem vai começar.


Começámos pela cidade mais romântica de Espanha, Sevilla. Entrámos pela minha Marmita e lá dentro e encontrámos uma fiesta Sevilhana, seguimos a viagem pelas ruas misteriosas de Sevilha com as suas janelas floridas, bebemos uns granizados fresquinhos, ouvimos flamenco, passeamos pelos jardins e acabámos a comer umas tapas na bonita Triana.

Sem sair do romantismo eis que chegámos a Paris, à bonita capital de França que foi visitada e muito bem pela nossa Anasbageri, com ela comemos uns pastéis de nata e passeamos pelo que a bela cidade nos tem para dar, foi uma bonita viagem obrigada Ana.

De seguida chegou-nos uma estreante no desafio com um blog delicioso, a nossa Historiadora de Arte  guiou-nos e muito bem pelo bairro colorido de Cayoacán na cidade do México e deliciou-nos com um belo banquete Mexicano, cheio de artistas e com música acompanhar, obrigada Ana do A private alchemy pela participação.

Mais uma estreante no nosso desafio que nos traz um post fantástico que cheirou a terra molhada :) Tempo, para que te quero? foi o blog que nos trouxe a Escócia com os seu verdes campos e as suas cascatas lindíssimas, um post cheio de fotografias fantásticas e descrições detalhadas que nos transportam para esse bonito país, que bela viagem e tão bem contada.

E foi então que chegámos às Américas e lá encontrámos pelas mãos do blog Prazer a cozinhar a bela cidade de São Francisco. Tivemos uma visita muito bem guiada com detalhes fantásticos sobre esta bonita cidade e onde acabamos por comer um ensopado de amêijoas com um aspecto divinal, quem disse que só se come fast food nos States, quem foi? Muito obrigada pela bonita viagem.

De volta à Europa eis que nos chega a Grécia, pelas mãos do blog Dicionário Gastronómico que nos oferece para jantar um belo petisco com um nome bastante original: Spanakopitas com tofu e feta, acho que melhor só mesmo um iogurte Grego para a sobremesa :) Obrigada pela participação.

Desta vez vamos para o sul mas para a África, foi pelo blog Está vento que descobrimos a bonita África do Sul - Província do Cabo Ocidental  vimos as fotos e soubemos um pouco do que esta bloguer por lá andou a fazer, deu vontade de ficar mais um bocadinho principalmente depois de termos comido um belo caril de salsichas frescas e manga, mas a viagem tem de continuar.

Num piscar de olhos somos transportados novamente para a bonita França, mas desta vez a cidade escolhida foi Lyon, mais uma estreante no nosso Convite que nos presenteou com uns bonitos Chouquettes, vejam a receita completa neste delicioso blog, obrigada pela participação.

Chegou agora a vez da nossa já habitual, a Ginja do blog Ananás e Hortelã que nos ofereceu um belo risotto e nos fez sonhar com as paisagens bonitas da Toscana, depois Florença eu acho que até cheirou a pizza por aqui. Obrigada Ginja, espero que o teu sonho de lá ir se transforme rapidamente em realidade.

E num de repente a viagem contínua e ganha uma luz especial, nas bonitas palavras da nossa Antónia do Come chocolates. Que história encantadora nos conta ela e que não podia ser de lugar mais perfeito do que a nossa Lisboa, bonita e cheirosa como nós estamos habituados, adorei Cristina muito obrigada.

Agora chegou a vez de sairmos da Europa e chegarmos a um dos mais misteriosos continentes, que tal como a nossa Naida sonho um dia ir. Continente Asiático e com ele o blog Frango no campo, traz-nos sabores vindos directamente do Vietname, Camboja e Tailândia. Que bonito banquete nos trouxe este post, obrigada pela participação e de nos fazeres sonhar através da comida.

Entramos já noutro continente foi tão rápido mas soube tão bem ver que a nossa Maria da Oficina das Papitas nos deixou entrar no seu coração e nos mostrou um pedacinho de si e da sua cidade, Benguela. Um post encantador que nos contemplou com um docinho fantástico, obrigado Maria pela partilha foi lindo.

Seguimos sem mais demora para uma cidade que acolheu muito bem a nossa Tia Rosa, com ela permaneceu uma amizade já de alguns anos e o belo petisco que o blog O bolo da Tia Rosa nos preparou para jantar, vejam a bonita Holanda que não quis deixar de estar presente na nossa viagem, obrigado Mané pela bonita partilha.

Chegou a vez de voltarmos ao nosso bonito país para mostrar mais outra cidade que de certeza todos adoram. Um post do nosso blog sempre em festa da Babette que nos ofereceu um pão de chocolate com um aspecto delicioso e uma viagem pela bela cidade do Porto, obrigada Babette.

E porque o nosso país é lindo vamos continuar a nossa viagem por cá, pelas mãos da nossa Alice na Cozinha Maravilha, eis que nos chega uma bonita visita guiada pela ainda mais bonita cidade de Tomar. Onde a Alice foi feliz, jantou, corou e deixou o coração. Obrigada pela partilha, pelo fantástico pão e por palavras tão doces, adorei tu sabes!

Ainda dentro de território nacional chega a participação da nossa já bem conhecida Vera do Hoje para jantar que nos traz umas bolachinhas com um toque natalício e a bela cidade de Aveiro  que a acolheu muito bem, obrigada pela partilha e pelas bolachas.

Agora sim chegou a hora de apanhar mais um avião directo para uma cidade muito bonita que nos apresentou e muito bem a nossa autora do Panelas sem depressão, Praga foi a cidade eleita e com ela apareceu um strudel de salivar, obrigada pela participação.

De Praga para a próxima paragem foi um instante, desta vez foi a nossa Ondina Maria que nos guiou e muito bem pela bonita Atenas, mostrou-nos fotografias fantásticas e preparou-nos um bolo bem bonito, obrigada Ondina adorei tudo.

De volta ao nosso país, voltamos a visitar o bonito Porto, mas desta vez fomos com outra pessoa, foi o blog Pão de cereais que nos fez uma visita muito bem guiada por esta bonita cidade e depois de andarmos tanto tivemos direito a um verdadeiro banquete, uma refeição super completa com tudo o que temos direito, obrigada pela participação.

Esta viagem está a ser encantadora e sem mais demora eis que chegam duas meninas que estão para lançar um blog em breve, no entanto já têm uma página de facebook são as Flor de Maracujá que nos fizeram uma delícia vinda da bela Itália, vejam a receita aqui. Obrigada meninas pela participação e desculpem a confusão inicial.. a Marmita aqui ficou baralhada com tanto nome :) Sejam bem vidas ao Convite para jantar.


De volta a mais um continente diferente eis que nos chega o Libano pela nossa Pami do Menu verde que nos deliciou com uma receita fantástica mas sempre em versão vegana. Obrigada pelo esforço para participares é sempre um prazer ter-te no Convite.

Depois de uma breve paragem no Libano a viagem contínua e volta para uma escapadela romântica à bela Itália só que desta vez a cidade de Roma foi a escolhida para o convite e para a lua-de-mel da dona do blog Catástrofes Culinárias, obrigada pela partilha e pela participação.

Mais uma visita à bela cidade do Porto, desta vez temos uma vista do Porto e outra de Gaia, vejam aqui o bonito post do blog de Cozinha em Cozinha e deliciem-se com uma verdadeira Francesinha e umas fotografias maravilhosas da cidade, obrigada pela participação.

Do Porto é um saltinho para a próxima cidade da nossa viagem, pelas mãos da nossa Moira visitámos a minha querida Espanha mas desta vez a cidade escolhida foi a Salamanca, com ela vieram umas tapas acompanhar o belo queijo Manchego, obrigada pela participação e pela companhia na viagem de metro a semana passada :)

Mais uma viagem por uma bonita cidade Portuguesa, eis que nos chega Viana do Castelo pelas palavras da Nita do blog 1/2 torradinha e um pingo, adorei as histórias de verão contadas por ela um post encantador só podia acabar num bolinho ainda melhor, obrigada por este bocadinho.

Foi então que apanhámos um barco rumo ao novo destino, um destino que desconheço mas que um dia espero poder visitar e quem sabe poder conhecer a autora do Belina da Ilha que nos ofereceu para lanchar umas queijadas com um aspecto fantástico na Angra do Heroísmo, obrigada por participares no "meu" convite, muito obrigada.

A nossa viagem está na recta final, mas antes ainda vamos passear pelas belas paisagens de Cork na Irlanda que nos deu a conhecer e muito bem a autora do blog Do palato para  alma, muito obrigada pela participação e por nos mostrares que a Irlanda não é apenas um país que vive na sombra da Inglaterra.

Antes da nossa viagem terminar fizemos mais uma paragem pela nossa  Lisboa menina e moça, pelas palavras e imagens deixo-vos o bonito post do blog Cravo e Canela, obrigada pela participação e espero que voltes em breve e nos podermos um dia encontrar.

A contar as horas para nossa viagem acabar ainda tivemos oportunidade de ter uma visita muito bem guiada pelo Peru a culpada foi a autora do blog Receitas de Sedução que nos mostrou a cultura desse bonito país e nos contemplo com um belo ceviche Peruano, adorei!

Já mesmo no fim da nossa viagem deixámos o Peru e demos um saltinho ao México novamente mas como guia tivemos desta vez a nossa cacahuete do blog Muito, muito açucar com um pouco de sal. Obrigada pela participação

E ainda tivemos um tempinho e demos uma voltinha num barco de Veneza, a guia foi a autora do blog Estorias para comer que nos deliciou com uma salada de beterraba bem apetitosa, obrigada pela participação.

A minutos do final fomos até terras a sul de Portugal, que ainda não tinha sido representado no nosso convite, foi nas mãos da autora do blog Sabores com tempo que descobrimos Alcoutim e que recebemos uns nogats com um aspecto fantástico, mas como a vida não é feita só de doces tb nos deu umas migas mas eu confesso que só me lembro dos nogats :) Obrigada.

Eis que a minutos do nosso regresso a casa damos um saltinho a Valencia, é pelas mãos da nossa Intrusa na Cozinha que desfilamos por essa bonita cidade e comemos uma bela paella Valenciana, Obrigada por assim fechares o ciclo desta nossa grande viagem que começou na Espanha e acabou nela mesmo e foi assim que acabou  9ª edição do Convite para Jantar - países e cidades, adorei!

A pedido da Anasbageri informo a todos que depois de tanta viagem o Convite para jantar vai fazer uma pausa para férias de Natal, mas em Janeiro já está de volta.

22 comentários:

  1. Uff, Marmita, deves estar exausta com esta volta ao mundo :) Vou ter leitura para umas boas horas... já li tudo o que foi feito até Sábado, mas o último dia foi bem concorrido... Bem, só para te dizer uma vez mais que a tua ideia foi brilhante (como se pode ver pelo número de participações) e para agradecer teres sido uma excelente anfitriã. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Que grande viagem, Marmita, e que boa ideia a tua!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Belíssima viagem, esta :)

    ResponderEliminar
  4. Marmita, muito obrigada por seres tão boa "condutora" e nos fazeres chegar a porto seguro nesta viagem tão divertida!Foi simplesmente um prazer.

    Parabéns a todas pelas excelentes participações, em especial às estreantes que nos fizeram visitar cantinhos bem interessantes.

    A Todos um Bom Natal! Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Marmita, muito obrigada por seres tão boa "condutora" e nos fazeres chegar a porto seguro nesta viagem tão divertida!Foi simplesmente um prazer.

    Parabéns a todas pelas excelentes participações, em especial às estreantes que nos fizeram visitar cantinhos bem interessantes.

    A Todos um Bom Natal! Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Que espectáculo! Tantas e tão sugestivas apresentações, viajámos literalmente pelo mundo. Parabéns pela escolha do tema. Já agora...eu convidei a África do Sul, não a América...bjs

    Ana Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Teresa, desculpa... fogo! Já fiz a alteração.. desculpa desculpa desculpa :(

      Eliminar
  7. Que bom é viajar, pelas nossas cidades e as dos outros. Vou calmamente começar a passear e a sonhar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adorei esta grande viagem! Foi um desafio tão enriquecedor e criativo que me deixou com vontade de experimentar todas as receitas! Um muito obrigada a todas as participantes pela partilha tão generosa dos seus conhecimentos e um obrigada muito especial à "Marmita" por esta ideia brilhante que foi convidar uma cidade para jantar! Beijinhos ;)

    Ana

    http://aprivatealchemy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Foi tão bom viajar contigo e com todas estas fabulosas participações :)
    Um tema tão bem escolhido e que nos fez sonhar, sorrir, lembrar e desejar. Tudo acompanhado de boa comidinha! Foste uma excelente anfitriã, mais uma vez parabéns pela escolha do tema. Adoro este desafio :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Adorei esta viagem!!

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  11. Isto é que foi um mega périplo! Depois de tanta viagem bem que precisamos de um descanso, já tenho a cabeça a andar à roda com tantas iguarias para experimentar :)

    ResponderEliminar
  12. Obrigada Marmita, a todos/as por esta maravilhosa volta ao Mundo (viajamos sem impedimentos de Troika)
    :) :) :)

    ResponderEliminar
  13. Que viagem alucinante!!! Parabéns pelo enorme sucesso da edição!!! Adorei participar e ler as participações, algumas ainda só na diagonal... Voltarei depois do Natal, já sem bolachas, bolos e bolinhos para fazer, para ler melhor! Beijnhos.

    ResponderEliminar
  14. Marmita foste uma anfitriã MARAVILHOSA, adorei esta edição, ADOREI!:))
    Parabéns a todas a participações fantásticas, que vontade de fazer a mala e arrancar para ver todinhos esses destinos e comer todas essas comidinhas!:D
    És uma querida:)
    Beijocas grandes e boa semana:))

    ResponderEliminar
  15. Isto e que foi uma quase volta ao Mundo. Que grande seleccao e variedade. Obrigada Marmita por teres sido uma excelente anfitria e por teres dado um tema bem diferente e com tanto por onde explorar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá Marmita, gostei muito desta viagem que nos proporcionás-te. Só espero que um dia que venhas cá ao Açores não tenhas a triste ideia de vir de barco ;) Seria uma martírio e de avião faz-se muito melhor ;) E sim terei muito gosto em conhecer-te... tu sabes disso :)

    Beijinhos e parabens.

    ResponderEliminar
  17. Marmita foi uma anfitriã maravilhosa. Excelente viagem pelo mundo. E tanta sugestão gastronómica. Excelente! Gostei muito de ter participado nesta grande viagem.

    Beijinhos e continuação de uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  18. Parabéns pela belíssima edição, foi um prazer enorme viajar por tantas iguarias de tantos lugares.
    Beij
    MM

    ResponderEliminar
  19. isto é que foi uma volta ao Mundo dos sabores :) Parabéns, foste uma excelente anfitriã. a escolha do tema não podia ser melhor :) mais uma vez, adorei participar :) beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá Marmita,

    Muito obrigada por conduzires esta maravilhosa e fantástica viagem pelos "nossos corações". Parabéns a todas(os) participantes pelos encantadores posts e deliciosas iguarias.
    Parabéns pelo post magnifico que faz justiça ao tema.

    Bjnhos e um final de semana fabuloso.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Que edição fabulosa!
    As receitas, os textos, fotos deslumbrantes... bravo a todos os participantes, e eu de fora, só a ver :( !
    O meu último post poderia encaixar-se perfeitamente aqui... fora de tempo bem sei.
    Este artigo resume na perfeição as participações e deixou-me ainda com mais pena de ter ficado de fora!
    Parabéns Marmita, que anfitriã fantástica.


    ResponderEliminar