Muffins de mirtilos

Já algum tempo que não fazia muffins, para quem por aqui passa sabe que gosto muito... Porque são muito práticos para comer, para transportar e de fazer.  Hoje trago uma versão com mirtilos, espero que gostem... nós gostámos e muito!

Ingredientes:
125 grs de mirtilos
200 grs de farinha
1 colher de chá de fermento
130 grs de açúcar mascavado
200 grs de manteiga
3 ovos
raspas de 1 tangerina

Bater a manteiga (temperatura ambiente) com o açúcar até ficar cremoso, depois colocar os ovos 1 a 1 e ir batendo, colocar as raspas de 1 tangerina e por fim peneirar a farinha e o fermento. Misturar parte dos mirtilos e colocar em forminhas de papel, deixar alguns mirtilos para colocar por cima da massa. Levar ao forno durante 40 min a 180º.

Eu disse que era fácil :)

Frango com 4 mostardas

Não sei se já vos aconteceu sonharem com receitas, ingredientes, temperos e depois passarem o dia todo a pensar quando é que chega a hora do jantar para ir para a cozinha. Esta foi uma delas, não sei se já existe por ai algures uma igual mas veio directamente de um sonho meu, achei assustador chegar ao ponto de sonhar com o almofariz cheio de grãos de mostarda... mas enfim, já que não existe mais nada que dê para sonhar neste ano, sonhar com receitas para mim já é muito bom, por acaso ficou boa é sinal que foi um sonho para não esquecer.

Ingredientes:
3 peitos de frango
2 colheres de sopa de ananás em pedaços
1 colher de chá de mostarda branca em grão
1 colher de chá de mostarda preta em grão
1 colher de chá de mostarda Dijon
1 colher de mostarda inglesa Colman's em pó
2 colheres de sopa do sumo do ananás
azeite q.b.
flor de sal q.b.

Num pirex colocar os 3 peitos de frango com 1 fio de azeite e sal. Num almofariz ir colocando as mostardas, primeiro a branca, depois a preta e bater no o almofariz a gosto eu não gosto que fique tudo em pó gosto de sentir alguns grãos de mostarda, de seguida a Colman´s e bater mais um pouco por fim a Dijon para que fiquem tudo interligado no entanto se acharem que o molho fica muito espesso coloquem um pouco do sumo do ananás e o restante deitem no pirex com os peitos de frango por cima. Com ajuda de um pincel passem o molho das mostardas por cima da pele do frango e acabem com uns pedaços de ananás. Levem ao forno aproximadamente 35 min a 200º.

O meu sumo de laranja!

Eu sou daquelas pessoas que prefere um sumo de laranja natural de manhã a um copo de leite, mas porque o leite faz bem, porque faz-se muito barulho de manhã a preparar o sumo e nem sempre há laranjas em casa tento variar, claro. E como trazer para o blog a receita de um sumo de laranja seria pouco original aqui vai um sumo de laranja natural que fiz alguns dias atrás.



Ingredientes: (2 copos)
5 laranjas
1/2 romã
hortelã q.b. 
4 cubos de gelo

Fazer o sumo de 4 laranjas e partir a quinta em pedaços pequenos, colocar no copo as folhas da hortelã, com o gelo, os pedaços da laranja e os gomos da romã, esmagar tudo um pouco para saírem os sabores e colocar o sumo da laranja, quem quiser ou se as laranjas forem muito ácidas podem colocar um pouco de açúcar mascavado, o meu não precisou.




Folhados de marmelada e queijo de cabra

Hoje trago uns folhadinhos que são óptimos para uma entrada, com ajuda de um queijo de cabra e de uma das ofertas deste Natal da A Cozinha da Su uma marmelada. Espero que gostem da receita e já agora passem pelo blog da Su, que não se vão arrepender.

Ingredientes (10 folhados)
1 placa de massa folhada
1 queijo de cabra
10 colheres de sobremesa de marmelada caseira
azeite q.b.

Estender a massa folhada para até ficar um rectângulo grande e com ajuda de um cortador de fatias de pizza dividir em 20 rectângulos mais pequenos com tamanhos semelhantes, no centro coloquem a marmelada e por cima o queijo de cabra, se quiserem o "efeito" com o pau eu aconselho a colocarem uns mais largos, tipo os dos gelados porque depois de cozida a massa, alguns acabaram por não fixar muito bem. Em seguida basta tapar com o outro rectângulo e fechar com ajuda de um garfo, pincele com uma gema de ovo ou azeite e leve ao forno aproximadamente 30 min a 180º ou até verem que já estão cozidos e dourados.

"Hummus" da marmita

Não sei se já vos disse por aqui que sou uma grande admiradora de grão, por isso a vontade de comer "Hummus" sempre foi muita mas como nunca tive oportunidade de comer em nenhum restaurante, não sabia bem o resultado final. Acabei por pensar em fazer cá em casa o que é sempre um grande risco cozinhar algo onde não sabemos como na realidade sabe, bastou fazer uma breve pesquisa pela internet e pelos livros cá de casa para criar a minha versão, por isso aqui vai, o sabor ficou muito bom aconselho a quem gosta realmente muito de grão.



Ingredientes:
200grs de grão de bico
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre de cidra
hortelã q.b.
coentros q.b.
sal, pimenta
1/4 de malagueta

Basta triturar tudo muito bem e temperar, se acharem que está muito seco podem acrescentar mais azeite, água ou mesmo leite para ficar mais cremoso.

Espero que gostem!

Espetadas com cheiro a Verão

Não sei se a vocês vos acontece-se mas por vezes existem certos cheiros que nos faz lembrar um determinado lugar, uma estação do ano, umas pessoa. Nesta refeição aconteceu-me isso, o cheiro desta espetada fez-me lembrar as ruas de Sesimbra no inicio de noite num sábado, aquele cheirinho dos grelhadores acabadinhos de ligar e da brisa do mar... e como é sempre bom relembrar o Verão aqui vai a receita.

Ingredientes:
8 tiras de pota
2 tomates xuxa
8 cubos de abóbora
8 camarões
flor de sal, pimenta e azeita q.b.
sumo de meia lima
3 colheres de sopa de azeite
coentros q.b.


Molhar os paus da espetada com um pouco de água para não queimar. Cortar a abóbora, o peixe e o tomate em pedaços pequenos descascar o camarão e tirar a cabeça. Colocar um a um no pau a gosto, temperar com um pouco de azeite, sal e pimenta rosa. De seguida grelhar num grelhador 15 min ou até ficar cozido. Enquanto grelha preparar num almofariz um molho com azeite, coentros frescos e o sumo da lima, moer tudo um pouco e pincelar por cima da espetada assim que sair do grelhador. Fica uma delicia acreditem.

Para quem não quiser ligar o grelhador no forno também deve ficar óptimo e até podem acrescentar o molho antes de ir ao forno para não ficar tão seco.










Queijo de cabra em azeite aromatizado




Comecei o ano a organizar a minha dispensa, é horrível quando temos de mandar coisas que compramos com tanto "amor" para o lixo por causa da data de validade, isso acontece-me tantas e tantas vezes. Depois da organização e de alguns lugares vazios nas prateleiras nada melhor do encher com novas coisas. :)

Ingredientes: (por frasco)
1 queijo de cabra
1 colher de sobremesa de sementes de funcho
2 colheres de sobremesa de pimenta rosa em grão
1 colher de sobremesa de sementes de mostarda em grão branca
1 colher de sobremesa de sementes de mostarda em grão preta
3 dentes de alho com casca
1/2 tomate seco
2 ramos de alecrim
azeite extra virgem q.b.

Colocar as sementes todas no almofariz e dar uma "pancadinha ligeira", colocar no frasco, com o alho partido em 2 com a casca, as folhas de alecrim e o queijo partido em triângulos, depois é só acrescentar o azeite e agitar o frasco e deixar fechado num ambiente seco durante algumas semanas. Em breve coloco uma receita com o queijo já apurado!




Guisado de legumes e Rojões


Hoje trago um guisado com vários legumes, é óptimo depois dos exageros das ultimas semanas!

Ingredientes:
200 grs de rojões
1/2 courgette
2 dentes de alho
1 cenoura
1 cebola pequena
150 grs de ervilhas
4 cogumelos frescos
1 lata de tomate pelado
4 colheres de sopa de vinho branco
1 de legumes
1 colher de molho de soja
flor de sal, azeite e pimenta
salsa q.b.
1 embalagem de massa folhada

Refogar a cebola e o alho com um fio de azeite num tacho em lume médio, de seguida deitar a cenoura cortada e a carne temperada previamente com flor de sal e pimenta. Fazer uma redução do molho com o vinho branco e de seguida colocar o tomate, um pouco de água com o caldo de legumes e deixar cozer tudo muito bem, colocar as ervilhas a courgette cortada em pedaços pequenos e os cogumelos e voltar a verificar o tempero, colocar a salsa e o molho de soja.

Deitar o guisado em duas tigelas especiais para forno e forrar com a massa folhada somente o topo, fazer um furos na massa para cozer mais rapidamente e pincelar com azeite. Levar ao forno a 180º aproximadamente 20 minutos ou até ver que a massa está cozida e dourada.

Acompanhar o prato com uma salada de espinafres em folha, tomate seco e sementes de linhaça.