Filetes de pargo com arroz de açafrão

Faça chuva ou faça sol o peixe tem sempre que aparecer cá por casa, para acabar a semana trago uns filetes de pargo, foi a primeira vez que cortei filetes e como tal, tinha que ficar registado e postado :)

Ingredientes: (2 pessoas)
2 pargos pequenos
azeite q.b.
1 colher de sobremesa de manteiga
raspas de 1 lima
1 chav de arroz
3 chav de água
3 colheres de sobremesa de açafrão em flor
1/4 de cebola
azeite aromatizado de cardomomo q.b.
sal qb.
cebolinho q.b.

Numa panela refogar a cebola com o azeite aromatizado, o açafrão e deixar uns minutos até extrair parte da cor do açafrão. Se virem que fica muito seco coloquem um pouco de água para diluir melhor. De seguida colocar o arroz, deixar fritar um pouco e por fim colocar a água na totalidade, temperar e deixar cozer uns minutos.

Cortar os filetes do peixe e numa frigideira deitar um fio de azeite, a manteiga e colocar as raspas de uma lima. De seguida os filetes com a parte da pele virada para baixo e deixar estar até ficarem dourados como os da imagem, virar com cuidado e deixar uns 3 minutos no máximo do outro lado.

Servir com o arroz e um pouco de cebolinho.




Sopa de courgette e presunto



Hoje trago uma sopa muito simples e leve que adaptei do livro "Dias com Mafalda" da Mafalda Pinto Leite.

Ingredientes (2 pessoas)
1 colher de sopa de azeite
1/4 cebola picada
1 dente de alho
3 cebolinhas
2 fatias de presunto
1 pitada de coentros em pó
1 courgette das grandes ralada
2 chávenas de caldo de legumes
sal, pimenta q.b.
coentros frescos q.b.
2 fatias de pão caseiro torrado

Numa panela média aqueça o azeite, junte a cebola, o alho, o bacon, os coentros em pó e deixe saltear até a cebola ficar translúcida. Adicione a courgette, os coentros e cozinhe por dois minutos sem deixar agarrar, junte o caldo e se achar que é pouco junto o restante em água, tempere (tenha o cuidado em provar primeiro, porque o presunto já é um pouco salgado). Cozinhe por mais cinco minutos e acompanhe com uma torrada.

Hambúrguer de peru

Queria aproveitar para agradecer a todos as enumeras mensagens que me vão deixando no blog e também no Facebook da Marmita, é muito bom saber que são muitas as pessoas que vêem a culinária como um prazer e não uma obrigação, tal como eu.

Para hoje saem uns hambúrgueres bem ao meu gosto que podem servir para uma refeição leve (pelo menos para mim) pois o Sr. cá de casa só comeu 3 seguidas :)


Ingredientes (4 unidades):
250 grs de carne peru picada
3 cebolinhas
2 colheres de sopa de cebolinho picado
2 colheres de sopa de pimentos vermelhos picados (usei congelados)
2 folhas de hortelã
1/2 malagueta
sal, pimenta rosa q.b.
azeite aromatizado q.b
1/2 colher de chá de coentros em pó
4 pães de pita
4 folhas de alface cortadas (tipo caldo verde)

Num pírex juntar todos os ingredientes e misturar muito bem. Depois fazer pequenas bolas e construir a forma de um hambúrguer. Numa frigideira colocar um fio de azeite e deixar 5 minutos em cada um dos lados. Minutos antes tostei ligeiramente os pães pita, depois abri um pouco mais com ajuda de uma faca e coloquei primeiro o hambúrguer, de seguida a salada de alface e o molho de aipo por cima para finalizar.


Molho de aipo:
1 colher de sopa de azeite
2 aipos pequenos
sal q.b.
1 colher de sobremesa de mostarda L'ancienne
1 colher de sobremesa de maionese de Dijon
1/2 colher de sobremesa de açúcar

Numa pequena tigela colocar todos os ingredientes e mexer  até atingir um creme como o da imagem abaixo.




Azeite Aromatizado especial saladas

Cá estou em de novo com um azeite especial, já algum tempo postei este. Adoro ter a dispensa cheia de novos sabores por isso cá vai mais um azeite que deixa um aroma óptimo nas saladas.



Ingredientes:
250 ml de azeite caseiro
2 colheres de sopa de tomate seco
manjericão q.b.

Picar o tomate seco em pedaços muito pequenos, eu usei uns de compra e uns pequeninos que sequei da minha "horta" aqui. De seguida colocar as folhas de manjericão e regar tudo com azeite, deixar fechado duas semanas e fica pronto a usar, fica muito fresco e com um aroma muito bom, eu adoro colocar este em especial nas saladas.


Limonada de gengibre e menta

Depois de muitos chocolates e dos excessos da Páscoa, aqui vai uma limonada fresquinha porque a chuva parece ter ido embora de vez da capital.

Ingredientes:
3 limões grandes
5 cm de gengibre fresco
1 molho de menta fresca
2/3 colheres de sopa de açúcar baunilhado
água (usei 4 vezes mais que o sumo)
gelo

Cortar os limões e espremer o sumo dos mesmos, ralar o gengibre o melhor que conseguir para não se sentirem pedaços ao beber, colocar as folhas da menta no sumo (arrependi-me de não ter colocado algumas das folhas no almofariz e "bater" até ficar uma espécie de sumo, pois acho que iria acentuar melhor o sabor da menta, mas fica para a próxima!). Colocar o açúcar a gosto e a água fresca ou gelo eu usei as duas coisas e acabei por colocar mais 1/2 limão às rodelas na jarra.

Bacalhau em cama de "hummus" e maçã reineta

Porque o bacalhau apesar de ser da Noruega é tão Português, porque pode ser uma boa solução para os que não podem comer carne por estes dias, porque a Páscoa pede um chocolate mas já vou comer tantos daqui uns dias e como no ano passado já foi assim. Por aqui o bacalhau não se come só no Natal mas sim todo o ano, uma Páscoa feliz para todos.

Ingredientes:
2 postas de bacalhau remolhado
1 pacote de massa folhada
1/2 cebola
2 dentes de alho
raspas de 1 lima
sal, pimenta, azeite qb.
1/3 de queijo de cabra
salsa q.b.
sumo 1/2 lima




Cozer o bacalhau uns 4 minutos, retirar as espinhas e peles. Refogar com cebola, o alho, um fio de azeite e as raspas da lima. Vão sentir um aroma fantástico na vossa cozinha por causa da lima e o sabor é uma maravilha, acreditem. Depois de refogado, pincelar dois pírex com azeite e forrar com a massa folhada, colocar o bacalhau no interior com o queijo de cabra por cima e a salsa, levar ao forno 25 min a 180º.

Acompanhei com meia maçã reineta cortada em pedaços pequenos com umas pingas de vinagre de cidra para não oxidar e com o hummus receita aqui.