Sopa fria ou quente

 Hoje trago uma sopa leve que dá para comer fria ou quente e que por mais estranho que pareça mudou de cor! sim, leram bem mudou mesmo de cor. Quando a fiz, fotografei e comi ao jantar era da cor que vêm nas imagens um vermelho forte, depois preparei a minha marmita e para meu espanto no dia seguinte ao almoço ficou com uma tonalidade magenta escuro, se alguém souber que acontecimento paranormal foi este que me diga por favor :) Deve com toda a certeza ter a ver com a beterraba que apareceu cá por casa em excesso da horta dos meus sogros, não por ser em excesso, ou nem por ser dos meus sogros mas sim por ser beterraba.  :)

Ingredientes: (4 pessoas)
1 cebola
1 dente de alho
2 beterraba médias cruas
2 cenouras grandes
1 batata pequena
1/5 de couve coração
cebolinho q.b.
sal, pimenta de moer q.b.
iogurte (opcional) q.b.
azeite q.b.


Numa panela colocar o azeite, com a cebola e o alho bem picados e deixar refogar uns 4 minutos em lume brando. Colocar os restantes ingredientes cobrir com água e cozer durante uns 20 minutos, triturar tudo muito bem com a varinha mágica ou o robot de cozinha, temperar com sal, pimenta e servir quente ou se preferir fria com uma colher de sopa de iogurte natural.

Não posso deixar de ir sem agradecer à Helena pela bela tarde de sábado, à Manuela pelas flores que tão bem ficaram junto a esta sopa e às restantes meninas (Sandra G, Alice, Ginja) pela simpatica e companhia.

Néctar de ameixa e menta

Chegou à Marmita uma caixa grande de alperces da horta da família, a ideia era fazer compota com eles mas neste calor sabe tão bem comer ao natural que acabaram por ir quase todos, eram muito doces! No entanto uma caixa para duas pessoas é difícil de acabar sem começarem a ficar maduros por isso, e acabei por fazer alguns sumos. Hoje trago o que mais agradou cá em casa.


Ingredientes: ( 1 litro)
250 grs de ameixa sem caroço
3 folhas de menta
2 colheres de sopa de açúcar baunilhado
10 cubos de gelo
500 grs de água fresca

Tirar o caroço as ameixas deixando (eu até deixei as cascas), numa liquidificadora ou robot de cozinha colocar os alperces e os cubos de gelo e pressionar 2 segundos no botão turbo/máximo umas 5 vezes até sentir que o gelo está praticamente desfeito. Colocar o açúcar, a menta e a água ao preparado e passar tudo muito bem até ficar bem líquido. Quem quiser pode deitar um pouco mais de água e fazer um sumo mais líquido eu neste caso preferi deixar com a consistência de um néctar.



Salada de queijo de cabra

Para acabar a semana trago uma sugestão para uma salada cheia de sabor, fiquei fan das folhas de sorrel. São umas espécie de folhas de alface / ervas aromáticas numa só.. comprei em vaso na zona das ervas aromáticas num hipermercado se poderem experimentem e tenham um bom fim de semana, esperemos todos nós sem a chuva do feriado :)

Ingredientes:
4 folhas de alface iceberg
10 folhas de sorrel
3 bifes de porco
3 colheres de sopa de amêndoa
1 colher de sopa de manteiga para bifes (alho e pimenta)
sal, pimenta de moer q.b.
azeite, vinagre de figo q.b.
6 fatias de queijo de Palhais Chèvre 
coentros em pó q.b.

Numa frigideira, colocar a manteiga deixar derreter e de seguida os bifes temperados com sal, pimenta e cortados em tiras, saltear até ficarem dourados  e antes de desligar temperei com um pouco de coentros em pó, retirar do lume e ir preparando a base para a salada, com as folhas da alface iceberg cortadas a gosto e as de sorrel deixei inteiras. Juntar a carne ao preparado, a amêndoa e temperar a gosto. Eu usei azeite, vinagre de figo em spray e uma pitada de sal. Uma meia hora antes coloquei a barra do queijo no congelador para que ao cortar as fatias (minutos antes) de as colocar na salada não se esfarelarem tão facilmente, juntei as fatias mesmo no final e antes de servir coloquei mais um fio de azeite e pimenta de moer por cima.


Folhados de cenoura

Hoje trago uma entrada muito fácil e que fica linda numa mesa a qualquer hora e refeição do dia, espero que gostem tanto como nós gostámos cá por casa.


Ingredientes: (8 folhados)
100grs de massa folhada
1 cenoura
2 colheres de sopa de queijo creme
1/2 colher de sobremesa de sumo de limão
4 folhas de cebolinho
1 gema do ovo
sementes de papoila brancas e de cor q.b.
pimenta de moer q.b.

Estender a massa folhada na bancada em cortar em 16 pedaços iguais, eu usei um forma de fazer bolachas em forma de circulo. Colocar os pedaços de massa folhada num tabuleiro forrado com papel vegetal e untar a parte superior da massa com a gema do ovo batida, colocar as sementes de papoila a gosto e levar ao forno durante aproximadamente 15 min a 180º ou até começarem a ficar douradas, retirar d o forno e colocar por cima de uma rede até arrefecerem.

Numa tigela ralar a cenoura bem fina e colocar as colheres do queijo creme, mexer tudo muito bem e colocar o cebolinho partido em pedaços pequenos, mexer novamente e temperar com pimenta e o sumo do limão. Reservar o preparado do queijo no frigorífico até servir.

Pode optar por colocar num recipiente e os convidados podem se servir ou poderá fazer pequenas sandwiches como eu fiz.




Queijo feta em azeite aromatizado

Para quem já segue o meu blog algum tempo sabe que já é normal encontrar variações de receitas que vou fazendo, acontece muito com os azeites e com as conservas. Acho que até na minha vida sou assim gosto de algo, só me canso até enjoar... por isso cá vai mais uma variação de queijo em conserva de azeite, depois deste que fiz no Inverno e que já acabou algum tempo, hoje trago uma variação mais suave e desta vez com  queijo feta e com tomilho da minha "horta", espero que gostem!


Ingredientes:
casca de um limão
10 ramos de tomilho limão
200 grs de queijo feta
azeite caseiro q.b

Começar por cortar o queijo em cubos de tamanhos similares e colocar num frasco esterilizado, de seguida as raspas do limão e as folhas do tomilho frescas, fechar o frasco e deixar fechado durante duas semanas. Fica com um aroma fresco, e é óptimo para esta altura do ano para usar em saladas, bruschettas ou numa simples massa e podem sempre usar o azeite para temperar :)