Salada de Inverno


Natal é igual a doces, frito e comer até mais não o que por sua vez dá dores de barriga e sei lá mais o quê, hoje estou assim por isso aqui uma versão mais saudável para quem se sente igual a mim. Até para o ano!

Ingredientes forno:
1/2 batata doce
10 couves de bruxelas
4 cogumelos brancos
1 fio de azeite
sal, mostarda em grão q.b.
tomilho fresco q.b.

Descascar a batata-doce e cortar em fatias finas (como as da imagem), lavar as couves de bruxelas e cortar ao meio, fazer o mesmo aos cogumelos e dispor tudo num tabuleiro forrado com papel vegetal. Temperar com 1 fio de azeite, o sal, a mostarda moída na hora e o tomilho fresco. Levar ao forno aproximadamente 20 minutos a 180º.

Durante o tempo que os legumes estão no forno podem cozer a quinoa/bulgur em água com uma pitada de sal. Lavem a salada e os rabanetes, cortar a gosto e reservar até os legumes estarem assados. Misturar tudo muito bem e acabar com o vinagrete.

Ingredientes frescos:
4 folhas de alface iceberg
125grs de quinoa/bulgur (comprei a mistura já feita)
3 rabanetes


Ingredientes vinagrete:
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de mostarda l'ancienne
1/2 sumo de limão
 sal, pimenta em grão q.b.

Para o vinagrete basta misturar todos os ingredientes e misturar tudo bem com uma vara de arames e reservar até servir.


Tarte de abóbora e umas festas felizes







Cá estou eu mais um ano a desejar boas festas a quem me lê desse lado, espero que passem um Natal muito feliz e que o próximo ano vos traga tudo o que desejarem. A mim chega-me saúde, trabalho e muita alegria, com estas 3 coisas sou uma pessoa realizada, vá pronto mais um livro novo do Jamie Oliver também é coisa pra me ajudar bastante :)

Ingredientes base:
300 grs de farinha de trigo
100 grs de margarina Vaqueiro especial bolos
70 ml de água
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sementes de papoila

Ingredientes recheio:
80 g margarina Vaqueiro especial bolos
4 ovos
150g farinha
800g de abóbora
300g de açúcar mascavado
1 colher de chá de fermento
canela e açúcar em pó q.b.



Para a massa colocar todos os ingredientes no robot de cozinha ou na batedeira (com a pá de bater pão) uns 3 segundos até a massa ficar toda junta tipo uma bola, estender na bancada com farinha e com ajuda do rolo da massa forme um circulo do tamanho da sua tarteira, forre a tarteira com manteiga ou papel vegetal, estenda e estenda a massa. Com ajuda dos dedos pressione bem a massa e faça uns furos ligeiros com um garfo para a cozedura ser mais rápida e reserve.



Partir a abóbora em pedaços pequenos e em água ou a vapor, eu por acaso cozi a vapor mas se cozer em água depois da cozedura deixe escorrer bem a água e junte ao açúcar e bata bem num robot de cozinha ou batedeira, deixe bater até a abóbora e o açúcar ligarem na perfeição, caso seja necessário passe tudo com uma varinha mágica ou numa liquidificadora para que a abóbora fique sem pedaços. 

Adicione a manteiga e bata novamente, de seguida basta adicionar os ovos previamente batidos com uma vara de arame. Adicione pouco a pouco com a batedeira/robot em andamento numa velocidade baixinha para não salpicar a cozinha toda, de seguida a farinha peneirada  por fim o fermento.
Coloque o liquido na tarteira e leve ao forno durante 45 min a 180º.


9ª Edição do Convite para Jantar - Uma viagem pelo mundo

Chegou o dia de apresentar todos os participantes do Convite para jantar. Viajámos por tantas cidades/países que nem sei por onde começar. Pela ordem de chegada será o mais correcto, por isso todos a bordo, que a nossa viagem vai começar.


Começámos pela cidade mais romântica de Espanha, Sevilla. Entrámos pela minha Marmita e lá dentro e encontrámos uma fiesta Sevilhana, seguimos a viagem pelas ruas misteriosas de Sevilha com as suas janelas floridas, bebemos uns granizados fresquinhos, ouvimos flamenco, passeamos pelos jardins e acabámos a comer umas tapas na bonita Triana.

Sem sair do romantismo eis que chegámos a Paris, à bonita capital de França que foi visitada e muito bem pela nossa Anasbageri, com ela comemos uns pastéis de nata e passeamos pelo que a bela cidade nos tem para dar, foi uma bonita viagem obrigada Ana.

De seguida chegou-nos uma estreante no desafio com um blog delicioso, a nossa Historiadora de Arte  guiou-nos e muito bem pelo bairro colorido de Cayoacán na cidade do México e deliciou-nos com um belo banquete Mexicano, cheio de artistas e com música acompanhar, obrigada Ana do A private alchemy pela participação.

Mais uma estreante no nosso desafio que nos traz um post fantástico que cheirou a terra molhada :) Tempo, para que te quero? foi o blog que nos trouxe a Escócia com os seu verdes campos e as suas cascatas lindíssimas, um post cheio de fotografias fantásticas e descrições detalhadas que nos transportam para esse bonito país, que bela viagem e tão bem contada.

E foi então que chegámos às Américas e lá encontrámos pelas mãos do blog Prazer a cozinhar a bela cidade de São Francisco. Tivemos uma visita muito bem guiada com detalhes fantásticos sobre esta bonita cidade e onde acabamos por comer um ensopado de amêijoas com um aspecto divinal, quem disse que só se come fast food nos States, quem foi? Muito obrigada pela bonita viagem.

De volta à Europa eis que nos chega a Grécia, pelas mãos do blog Dicionário Gastronómico que nos oferece para jantar um belo petisco com um nome bastante original: Spanakopitas com tofu e feta, acho que melhor só mesmo um iogurte Grego para a sobremesa :) Obrigada pela participação.

Desta vez vamos para o sul mas para a África, foi pelo blog Está vento que descobrimos a bonita África do Sul - Província do Cabo Ocidental  vimos as fotos e soubemos um pouco do que esta bloguer por lá andou a fazer, deu vontade de ficar mais um bocadinho principalmente depois de termos comido um belo caril de salsichas frescas e manga, mas a viagem tem de continuar.

Num piscar de olhos somos transportados novamente para a bonita França, mas desta vez a cidade escolhida foi Lyon, mais uma estreante no nosso Convite que nos presenteou com uns bonitos Chouquettes, vejam a receita completa neste delicioso blog, obrigada pela participação.

Chegou agora a vez da nossa já habitual, a Ginja do blog Ananás e Hortelã que nos ofereceu um belo risotto e nos fez sonhar com as paisagens bonitas da Toscana, depois Florença eu acho que até cheirou a pizza por aqui. Obrigada Ginja, espero que o teu sonho de lá ir se transforme rapidamente em realidade.

E num de repente a viagem contínua e ganha uma luz especial, nas bonitas palavras da nossa Antónia do Come chocolates. Que história encantadora nos conta ela e que não podia ser de lugar mais perfeito do que a nossa Lisboa, bonita e cheirosa como nós estamos habituados, adorei Cristina muito obrigada.

Agora chegou a vez de sairmos da Europa e chegarmos a um dos mais misteriosos continentes, que tal como a nossa Naida sonho um dia ir. Continente Asiático e com ele o blog Frango no campo, traz-nos sabores vindos directamente do Vietname, Camboja e Tailândia. Que bonito banquete nos trouxe este post, obrigada pela participação e de nos fazeres sonhar através da comida.

Entramos já noutro continente foi tão rápido mas soube tão bem ver que a nossa Maria da Oficina das Papitas nos deixou entrar no seu coração e nos mostrou um pedacinho de si e da sua cidade, Benguela. Um post encantador que nos contemplou com um docinho fantástico, obrigado Maria pela partilha foi lindo.

Seguimos sem mais demora para uma cidade que acolheu muito bem a nossa Tia Rosa, com ela permaneceu uma amizade já de alguns anos e o belo petisco que o blog O bolo da Tia Rosa nos preparou para jantar, vejam a bonita Holanda que não quis deixar de estar presente na nossa viagem, obrigado Mané pela bonita partilha.

Chegou a vez de voltarmos ao nosso bonito país para mostrar mais outra cidade que de certeza todos adoram. Um post do nosso blog sempre em festa da Babette que nos ofereceu um pão de chocolate com um aspecto delicioso e uma viagem pela bela cidade do Porto, obrigada Babette.

E porque o nosso país é lindo vamos continuar a nossa viagem por cá, pelas mãos da nossa Alice na Cozinha Maravilha, eis que nos chega uma bonita visita guiada pela ainda mais bonita cidade de Tomar. Onde a Alice foi feliz, jantou, corou e deixou o coração. Obrigada pela partilha, pelo fantástico pão e por palavras tão doces, adorei tu sabes!

Ainda dentro de território nacional chega a participação da nossa já bem conhecida Vera do Hoje para jantar que nos traz umas bolachinhas com um toque natalício e a bela cidade de Aveiro  que a acolheu muito bem, obrigada pela partilha e pelas bolachas.

Agora sim chegou a hora de apanhar mais um avião directo para uma cidade muito bonita que nos apresentou e muito bem a nossa autora do Panelas sem depressão, Praga foi a cidade eleita e com ela apareceu um strudel de salivar, obrigada pela participação.

De Praga para a próxima paragem foi um instante, desta vez foi a nossa Ondina Maria que nos guiou e muito bem pela bonita Atenas, mostrou-nos fotografias fantásticas e preparou-nos um bolo bem bonito, obrigada Ondina adorei tudo.

De volta ao nosso país, voltamos a visitar o bonito Porto, mas desta vez fomos com outra pessoa, foi o blog Pão de cereais que nos fez uma visita muito bem guiada por esta bonita cidade e depois de andarmos tanto tivemos direito a um verdadeiro banquete, uma refeição super completa com tudo o que temos direito, obrigada pela participação.

Esta viagem está a ser encantadora e sem mais demora eis que chegam duas meninas que estão para lançar um blog em breve, no entanto já têm uma página de facebook são as Flor de Maracujá que nos fizeram uma delícia vinda da bela Itália, vejam a receita aqui. Obrigada meninas pela participação e desculpem a confusão inicial.. a Marmita aqui ficou baralhada com tanto nome :) Sejam bem vidas ao Convite para jantar.


De volta a mais um continente diferente eis que nos chega o Libano pela nossa Pami do Menu verde que nos deliciou com uma receita fantástica mas sempre em versão vegana. Obrigada pelo esforço para participares é sempre um prazer ter-te no Convite.

Depois de uma breve paragem no Libano a viagem contínua e volta para uma escapadela romântica à bela Itália só que desta vez a cidade de Roma foi a escolhida para o convite e para a lua-de-mel da dona do blog Catástrofes Culinárias, obrigada pela partilha e pela participação.

Mais uma visita à bela cidade do Porto, desta vez temos uma vista do Porto e outra de Gaia, vejam aqui o bonito post do blog de Cozinha em Cozinha e deliciem-se com uma verdadeira Francesinha e umas fotografias maravilhosas da cidade, obrigada pela participação.

Do Porto é um saltinho para a próxima cidade da nossa viagem, pelas mãos da nossa Moira visitámos a minha querida Espanha mas desta vez a cidade escolhida foi a Salamanca, com ela vieram umas tapas acompanhar o belo queijo Manchego, obrigada pela participação e pela companhia na viagem de metro a semana passada :)

Mais uma viagem por uma bonita cidade Portuguesa, eis que nos chega Viana do Castelo pelas palavras da Nita do blog 1/2 torradinha e um pingo, adorei as histórias de verão contadas por ela um post encantador só podia acabar num bolinho ainda melhor, obrigada por este bocadinho.

Foi então que apanhámos um barco rumo ao novo destino, um destino que desconheço mas que um dia espero poder visitar e quem sabe poder conhecer a autora do Belina da Ilha que nos ofereceu para lanchar umas queijadas com um aspecto fantástico na Angra do Heroísmo, obrigada por participares no "meu" convite, muito obrigada.

A nossa viagem está na recta final, mas antes ainda vamos passear pelas belas paisagens de Cork na Irlanda que nos deu a conhecer e muito bem a autora do blog Do palato para  alma, muito obrigada pela participação e por nos mostrares que a Irlanda não é apenas um país que vive na sombra da Inglaterra.

Antes da nossa viagem terminar fizemos mais uma paragem pela nossa  Lisboa menina e moça, pelas palavras e imagens deixo-vos o bonito post do blog Cravo e Canela, obrigada pela participação e espero que voltes em breve e nos podermos um dia encontrar.

A contar as horas para nossa viagem acabar ainda tivemos oportunidade de ter uma visita muito bem guiada pelo Peru a culpada foi a autora do blog Receitas de Sedução que nos mostrou a cultura desse bonito país e nos contemplo com um belo ceviche Peruano, adorei!

Já mesmo no fim da nossa viagem deixámos o Peru e demos um saltinho ao México novamente mas como guia tivemos desta vez a nossa cacahuete do blog Muito, muito açucar com um pouco de sal. Obrigada pela participação

E ainda tivemos um tempinho e demos uma voltinha num barco de Veneza, a guia foi a autora do blog Estorias para comer que nos deliciou com uma salada de beterraba bem apetitosa, obrigada pela participação.

A minutos do final fomos até terras a sul de Portugal, que ainda não tinha sido representado no nosso convite, foi nas mãos da autora do blog Sabores com tempo que descobrimos Alcoutim e que recebemos uns nogats com um aspecto fantástico, mas como a vida não é feita só de doces tb nos deu umas migas mas eu confesso que só me lembro dos nogats :) Obrigada.

Eis que a minutos do nosso regresso a casa damos um saltinho a Valencia, é pelas mãos da nossa Intrusa na Cozinha que desfilamos por essa bonita cidade e comemos uma bela paella Valenciana, Obrigada por assim fechares o ciclo desta nossa grande viagem que começou na Espanha e acabou nela mesmo e foi assim que acabou  9ª edição do Convite para Jantar - países e cidades, adorei!

A pedido da Anasbageri informo a todos que depois de tanta viagem o Convite para jantar vai fazer uma pausa para férias de Natal, mas em Janeiro já está de volta.

Pão de banana com manteiga


Hoje deixo-vos uma sugestão para o fim-de-semana, dizem que vai chover e para mim quando chove não há coisa melhor no mundo do que ficar em casa com cheirinho de pão acabado de fazer, não se esqueçam segunda-feira temos os Convites para jantar aqui todos no blog, até segunda!

Ingredientes:
75g de manteiga
4 bananas maduras (usei 2 grandes)
200g de açúcar amarelo
1 ovo batido
1 colher de sopa de extracto de baunilha
1 colher de chá de bicarbonato de soda
1 pitada de sal
170g de farinha (espelta ou outra) (usei de trigo integral)
1 colher de sopa de sementes de sésamo tostadas

Aqueça previamente o forno a 180º. Unte uma forma para pão com manteiga.

Deite as bananas esmagadas numa tigela grande. Misture a manteiga, o açúcar, o ovo e o extracto de baunilha. Junte o bicarbonato de soda e o sal, as sementes de sésamo previamente tostadas numa frigideira anti-aderente e misture a farinha em último lugar.

Deite o preparado na forma, leve ao forno durante 1 hora. Retire e arrefeça numa rede para bolos, depois sirva em fatias com um pouco de manteiga. Eu fiz uma manteiga caseira com sal e sementes de sésamo, deixo aqui tb a receita.

Manteiga:
400 ml de natas frescas (35% de gordura)
1 colher de chá de sal grosso
1 colher de chá de sementes de sesamo

Colocar na batedeira ou robot de cozinha as natas frescas e bater na potencia máxima durante 2 minutos, no final do tempo, a gordura deverá estar separada do soro. Se assim não acontecer programe mais uns segundos na mesma velocidade.

Quando o soro estiver separado deite a manteiga num passador e lave com cuidado por debaixo de um fio de água corrente, até a água do soro sair limpa. Depois de lavado deixar escorrer a água e embrulhe a manteiga em papel de cozinha até este absorver a água toda. Coloque a manteiga numa tigela e tempere com sal, eu usei sal grosso e sementes de sésamo tostadas tudo "batido num almofariz" ligeiramente. Colocar no frigorifico e usar.

Receita do bolo retirada deste bonito livro da Miss Dahl e a receita base da manteiga foi do livro base da Bimby.

Tofu com cenoura e cebolinho

Novamente de volta do tofu, esta foi a segunda vez que o confeccionei aqui para o blog e cada vez gosto mais. Na primeira vez foi para um convidado especial mas desta vez foi só para nós os dois cá de casa, e para a marmita do dia seguinte ora bem. Espero que gostem desta variante com cenoura e cebolinho, nós adorámos!

Não se esqueçam que o Convite para Jantar está a decorrer aqui na Marmita este mês e têm até ao dia 16 de Dezembro para convidar uma Cidade/País do vosso coração, vejam aqui a explicação e aqui algumas participações.


Ingredientes:
1 embalagem de tofu 200grs
1 cenoura grande
1/2 tomate
1 cebola roxa
1 dente de alho
cebolinho q.b.
vinho branco q.b.
1 pitada de coentros em pó
sal, pimenta rosa q.b.

Utilizei novamente o processo para retirar o excesso de água do tofu como fiz no ultimo post só que desta  desta vez correu melhor :). De seguida cortei em rectângulos com 5 mm de espessura e coloquei numa frigideira anti aderente com um fio de azeite aromatizado que estava mesmo acabar e deixei alourar bem o tofu dos dois lado.


No robot de cozinha ou na 123 colocar a cenoura, o alho e a cebola e picar tudo muito bem, depois colocar o tomate sem pele e picar novamente. Levar ao lume com um pouco de vinho ou água para não pegar, deixar refogar uns minutos e temperar a gosto. Eu temperei com sal, pimenta rosa e coentros em pó. Antes de servir juntar o cebolinho fresco e deitar o preparado por cima das fatias do tofu, eu acabei por não levar tudo junto ao lume porque gosto de sentir o tofu durinho, mas se quiserem podem levar que acaba por absorver mais o sabor do molho.

Acompanhei com uma salada de pepino com sementes de sesamo pretas e um arroz branco.


Amêijoas com leite de coco








Para hoje uma entrada que virou refeição para relembrar os dias de verão, porque se há coisa que eu adoro fazer é estes petiscos nos domingos de frio.

Ingredientes:
2 chalotas
4 dentes de alho
1 kilo de amêijoas frescas
165 ml de leite de coco
cerveja q.b.
sal, pimenta rosa, chinese 5 spices
azeite aromatizado de coentros q.b.

Numa wok saltear as amêijoas com 1 fio de azeite, e fazer uma redução com um pouco de cerveja, entretanto num tacho colocar as chalotas picadas com os dentes de alho e saltear até ficarem translucidas, acrescentar o leite de coco e passar tudo pela liquidificadora/robot de cozinha para que se torne num creme sedoso, temperar com o sal, a pimenta e a especiaria 5 epices e cobrir as amêijoas ainda, deixar uns 5 minutos em lume brando e antes de servir picar um pouco de salsa frisada.

Esta receita era para ser uma entrada mas quando provei o molho no meio do processo (sim, pq eu provo tudo mil vezes), rápidamente meti umas batatas a cozer e fizeram uma refeição completa porque este molhinho por cima das batatas é qualquer coisa de divinal.