Iogurte de baunilha com açúcar de coco


Iogurtes caseiros, comecei esta aventura já algum tempo. Acho que quando ganhei a Bimby, foi uma das primeiras coisas que fiquei logo com muita vontade de fazer. Não tinha iogurteira, como tal, a parte da fermentação era uma dor de cabeça. Li de fio a pavio os blogs da Patrícia e da Susana, mas andava  sempre stressada com a parte final. Nem manta polar, nem geleira, nada me dava a consistência desejada. Até que finalmente, percebi que tinha de me render à iogurteira e a partir daí, a minha vida mudou :)

Não vou dizer que faço iogurtes todas as semanas, porque é mentira. Mas fiquei viciada e como a combinação de sabores é quase infinita, acabo a maior parte dos dias de domingo a fazer experiências de sabores. Por defeito, não sou uma grande apreciadora de leite, simples então, fujo a sete pés. Os iogurtes são para mim um substituto ao leite, sei que não é a mesma coisa, mas espero que ajude pelo menos um bocadinho.

A receita que trago hoje é muito básica, mas como falei nela neste post decidi partilhar com todos vocês.

Fiz um topping rápido de amoras, mas caso não estejam para ter esse trabalho façam logo o iogurte de baunilha com as amoras que é mais rápido e fica muito bom também.


Fica um iogurte muito leve e o toque do açúcar de coco fica fantástico. 

Ingredientes: 7 iogurtes
800ml de leite meio gordo
40g de leite em pó
1 iogurte natural
1 colher de sopa de extracto de baunilha caseiro
3 colheres de sopa de açúcar de coco

Na bimby: Coloque no copo o leite, o leite em pó, o açúcar, a baunilha e o iogurte natural e misture na vel 3 durante 15 segundos. Programe 4min/50º/vel.3. 

Retire da bimby e coloque numa iogurteira durante pelo menos 13 horas. 

Coloque no frigorífico pelo menos 4 horas antes de consumir.


Modo tradicional: Num tacho, coloque o leite, o leite em pó, o açúcar e a baunilha. Leve a lume brando sem deixar ferver. Deixe arrefecer e quando estiver morno, junte o iogurte natural e misture com a vara de arames até ficar bem integrado.

Coloque numa iogurteira cerca de 13 horas e coloque no frigorífico pelo menos 4 horas antes de consumir.

Existe sempre a possibilidade de não precisar de uma iogurteira, eu ainda consegui fazer algumas vezes a fermentação correctamente. Colocava o iogurte em copos de vidro com tampa de metal, abafava bem os copos com uma manta polar, e colocava dentro de uma geleira/saco térmico de praia, cerca de 15 horas.


Topping de amoras:
80 amoras
1a 2 colheres de açúcar de coco

Coloque as amoras num tacho com o açúcar em lume brando, e mexa até formar uma espécie de compota rápida. Caso não goste de sentir os pedaços das amoras, coloque a compota numa 123 ou numa liquidificadora. Caso contrário, deixe assim com alguns pedaços grosseiros que fica muito bom.


Se não tiver com paciência para fazer topping e queira fazer logo iogurte de baunilha e amoras, faça na mesma a compota rápida, deixe arrefecer e coloque na bimby na mesma altura que o leite e os restantes ingredientes. Não vai fazer o efeito de mármore como da foto, mas ficará igualmente saboroso.

3 comentários:

  1. Olá Marmita,
    Não tenho iogurteira, nem o hábito de fazer iogurtes caseiros, mas sinceramente, vendo os maravilhosos iogurtes caseiros que por aí se vão fazendo, confesso que qualquer dia compro a bendita iogurteira e lanço-me nessa aventura dos iogurtes.
    Bom, escusado será dizer que adoro estes teus, com o açúcar de coco e esse topping divino.
    Beijinhos e fica bem,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpa a quem já tinha comentado este post, sem querer apaguei todos os comentários... é o que dá andar de volta do blog às tantas da noite, mil desculpas.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, tenho uma iogurteira mas os meus iogurtes caseiros resumem-se aos naturais :(
    Já tentei juntar fruta (previamente fervida, como uma redução de frutos vermelhos que pus no fundo dos copos) mas saiu sempre mal dessas vezes - os iogurtes "transpiravam" muita água e a junção entre os frutos vermelhos e o iogurte propriamente dito ficava grumosa e esquisita!
    Ainda não percebi como fazer iogurtes interessantes sem talharem. Alguma dica?
    Obrigada e continuação de bons cozinhados.

    ResponderEliminar