Puré de tomate


Este ano nas férias comi pratos tão simples que me deixaram a pensar, mas porquê que eu em casa nunca me lembrei de fazer isto, porquê? 

Esta "entrada" que pode também servir como acompanhamento é um bom exemplo do que falo. 

No menu do restaurante, que estava na língua de origem, vi uma entrada que me pareceu ser muito boa. Perguntei ao empregado o que levava, logo me disse, batata e tomate (e com as mãos fez um gesto de ser muito bom). Não hesitei e mandei vir, não fosse eu uma "tomate lover". Não sei se era da fome que tinha ou se foi simplicidade da entrada, que ao dar a primeira garfada, lembro-me de dizer ao meu marido - Ai meu Deus, que maravilha! Achei uma perfeição e jamais esquecerei do sabor daquela primeira garfada.

Sou daquelas pessoas que adora provar tudo, não me importo de ir ao prato do meu marido no meio de um restaurante e provar a comida dele (sei que há pessoas que odeiam isso), mas eu cá não me importo que me façam o mesmo. E quando são pratos que desconheço, os primeiros minutos são a decifrar que ingredientes levam é um vicio que tenho desde criança.

Foi o que aconteceu com este prato, ao regressar a Portugal, lembro-me de vir no avião a pensar nas receitas que queria reproduzir cá em casa, esta sem dúvida, tinha de ser a primeira, por ser tão simples e ao mesmo tempo tão reconfortante.

Não sei se a receita está correcta, ou se terá algum ingrediente que eu ao provar na altura não decifrei. Fiz um pouco à minha maneira, mas o sabor até ficou parecido, porque igual, acho que só mesmo lá voltando. Quem sabe um dia :)



Ingredientes: (4 pessoas/entrada)

3 batatas grandes
1 cebola
1 folha de louro
5 dentes de alho
(400g) 1 lata de tomate em pedaços
q colher de sopa de açúcar mascavado
sal de aipo, azeite, pimenta q.b.
10 folhas de manjericão fresco

Numa panela com água coloque, uma folha de louro, uma pitada de sal e um fio de azeite coza as batatas sem a casca.

Leve ao lume uma caçarola/frigideira com um fio de azeite, os 4 dentes de alho partidos e a cebola cortada às rodelas. Salteie até a cebola ficar translúcida e junte o tomate. Se preferir, use tomate fresco, mas tem de lhe tirar previamente a casta e convém que seja bem maduro. Eu usei em lata, porque o que comi no restaurante era de lata e eu queria aproximar ao máximo ao original. Deixe cozinhar uns 8 minutos ou até a água do tomate evaporar e junte o açúcar, o sal, e a pimenta.

Entretanto, depois de cozidas retire do lume as batatas, retire a folha de louro e deixe a escorrer-as num coador durante uns minutos, para que fiquem bem secas.


Coloque o preparado do tomate na bimby/liquidificadora e passe tudo até que fique em liquido. Com ajuda de um esmagador de batatas, esmague grosseiramente as batatas e pouco a pouco adicione o liquido, envolvendo tudo com uma colher de pau. Verifique os temperos e sirva com umas pingas de azeite e pimenta de moer por cima.

Coloque as fatias de pão a torrar e num almofariz coloque 1 dente de alho, as folhas de manjericão frescas e 1 colher de sopa de azeite, pique tudo até se formar uma pasta e depois do pão estar torrado, pincele com a pasta.

Sirva tudo ainda quente como uma entrada com o pão torrado ou acompanhar carne ou peixe, se preferir.

21 comentários:

  1. Li esta receita do principio ao fim e fiquei a salivar com tão deliciosa sugestão. Também sou um "tomato lover" e gosto de tudo o que leva tomate. Parece-me lindamente este puré. ;)
    E as imagens estão top.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Sou como tu, tomate lover. Vou ter que experimentar isto. Mas vou usar tomate fresco que trouxe da minha mãe!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. gostei da sugestão!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu cá não sou tomato lover mas do fruto ao natural, porque em receita bem disfarçado como sem qualquer problema.Gostei desta entrada que com tão simples ingredientes resulta num apelativo starter!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Pelo aspecto deve ser mesmo uma delícia!
    E sem dúvida que as coisas mais simples são as melhores.

    ResponderEliminar
  6. hummm que apetecivel :)

    ResponderEliminar
  7. Adoro a simplicidade! E como sempre, as fotos :)

    RRRoupa: Reduzir, Reutilizar e Reciclar roupa há muito esquecida!
    Roupa/acessórios em segunda mão! ---> http://rrroupa.site50.net/
    Obrigada pela visita :)

    ResponderEliminar
  8. sua gorda! eu faço o mesmo! não resisto em provar o prato do mr.frango hehe adoro as fotos (como sempre) esse fundo é liiiiindo <3

    ResponderEliminar
  9. Também sou tomate lover! Adorei a simplicidade e as fotos, claro!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Bem dizem que o mais simples às vezes é mesmo o melhor! Eu também faço isso de provar coisas do prato do meu marido...não acho mal nenhuma! Na sorte ainda trocamos.
    Beijinhos,

    Amélia

    ResponderEliminar
  11. Adoro os teus pratos...gosto muito de puré e de tomate, acho que seria a refeição perfeita para mim!
    As tuas fotos dão-me fome, mesmo de barriga cheia :P
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  12. Lembro-me de termos feito um puré de tomate e batata para uma edição da revista Bimby com um especial purés e ter pensado exactamente o mesmo: tão simples e tão bom!
    Já fiz algumas vezes tb cá em casa, mas sempre como acompanhamento, assim como entrada, para picar com pão, não me acorreu ;)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Q bonito! E sim, pq não nos lembramos disso antes? 😁

    ResponderEliminar
  14. É mesmo, às vezes também dou por mim a pensar, tão simples e tão bom!
    Fiquei mesmo com vontade de ter aqui uma tacinha dele e desses palitos de pão para petiscar.
    Um beijinho.
    (e tb sou tomate lover e petisqueira do mr. ginjo prato!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9.10.14

      O que é tomate lover ???

      Eliminar
    2. Alguém que gosta muito de tomate, beijos!

      Eliminar
  15. Verdade, a simplicidade é divina. Sua reflexão me fez pensar que também devo adicionar isso na minha vida, e na minha cozinha!

    ResponderEliminar
  16. Simples e delicioso, nem preciso meter o garfo no teu prato para saber que eu...GOSTO disto!
    Já anotei e vou fazer ainda este fim de semana.
    Gosto imenso de esmagadas, batata com brócolos, batata com cenoura... vou adorar esta tua receita vinda das férias.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, depois conta como correu, beijos :)

      Eliminar
  17. Tomato lovers, YEAAHH!!
    Adoro este tipo de sugestões Sandra, simples, com ingredientes básicos e que funcionam sempre tão bem e ficam uma delícia.
    Amei esta sugestão!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo22.10.14

    Lembro-me que uma das vezes que fui à trattoria onde provaste esse puré de tomate, uma das minhas amigas pediu essa entrada e quem acabou por comer a entrada fui eu. Era realmente boa e não sei porquê parecia mais um sabor português que italiano. Fez-me lembrar as migas de tomate à Alentejana. É realmente boa essa entrada. :)

    ResponderEliminar