Brownies de cacau



Neste blog poucas são as receitas que levam chocolate negro, como eu não gosto, acabo por não fazer e o meu marido para além da tradicional mousse de chocolate, pouco mais me pede. No entanto sei que o chocolate como sobremesa é sempre aprovado em todas as casas, praticamente todas as pessoas gostam ou aliás, deliram. 

Foi o caso desta receita, queria levar algo de chocolate para um almoço fora, algo que desse para transportar com facilidade e para chegar ao destino em perfeitas condições. Lembrei-me destes brownies, de um blog que adoro e que já sigo há largos anos, valeu a espera porque ficaram muito bons. Mesmo não sendo grande fan de chocolate, provei e posso dizer que gostei bastante, em casa do convidado ainda os coloquei no forno uns minutos para serem servidos quentinhos, eu adoro o contraste do quente com a frescura do gelado, por isso levei também dois gelados para acompanhar.



Obrigada mais uma vez à Le creuset, pela ajuda preciosa que tem dado à minha humilde cozinha com tantos utensílios maravilhosos.

Ingredientes:(16 brownies) - receita retirada do blog Technicolor Kitchen
140g - de margarina liquida Vaqueiro
200g de açúcar mascavado
80g - de cacau light, sem adição de açúcar
¼ colher de chá de sal
½ colher de chá de extracto de baunilha
2 ovos grandes 
70g de farinha de trigo
74g de avelã picadas 

Pré-aqueça o forno a 160°. 

Unte com margarina uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando um pouquinho para fora da forma, formando “alças” de 5cm. Unte o papel com vegetal, mas não as “alças”. Reserve.


Coloque a manteiga em uma tigela média e leve em banho-maria até derreter. Acrescente o açúcar e o sal e misture bem. De seguida, acrescente o cacau em pó e misture até obter uma massa homogénea e quente. Retire a tigela do banho-maria e deixe arrefecer.


Adicione a baunilha e misture com uma espátula de silicone. Acrescente os ovos, uma um, mexendo vigorosamente a cada adição – quando a massa estiver espessa, brilhante e homogénea, junte a farinha e misture tudo muito bem. Acrescente as avelãs e espalhe a massa uniformemente na forma preparada.

Coloque no forno por 20-25 minutos ou até que o palito mergulhado no centro do brownie saia húmido com um pouquinho de massa. Deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.

Retire o brownie do tabuleiro com o auxílio das “alças” de papel alumínio e corte em quadradinhos (16 ou 25). Remova o papel com cuidado.

Sirva simples com um chá  para um lanche ou como sobremesa ainda quentes e junte-lhes um gelado.

11 comentários:

  1. Hoje não podia ir embora sem comentar. Adorei a receita, um brownie bem a meu gosto. E as fotos, as fotos como sempre, maravilhosas!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Que excelente aspecto, devem ser uma delícia.
    Vou anotar a receita para experimentar um destes dias.
    Bom domingo, beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Os seus brownies ficaram perfeitos! E que fotos linda, menina! <3

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2.3.15

    Nao me lembro se alguma vez fiz brownies, de verdade, mas como na maioria das casas, aqui gostamos de chocolate, especialmente o viking que é viciado, eu embora goste, prefiro limão ou caramelo ou o sabor de frutas.
    A le creuset é fantástica tenho uma panela de ferro há anos e está como nova!
    beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  5. eu adoro chocolate negro, alias é o único que gosto mesmo mesmo :) Não sou daquelas pessoas que senão come um chocolate por dia fica louca mas gosto muito do chocolate em sobremesas :) O mr. frango é louquinho por brownies, está sempre sempre a pedir. ele que veja estes que estou tramada hehe beijooooo

    ResponderEliminar
  6. Olá Sandra,
    Eu não sou grande fã de chocolate e tudo o que faço com chocolate é para os 99% cá da casa que são chocolate lovers e não tenho muita tendência a fazer brownies, embora goste de os fazer.
    Eu não comia já um destes, mas há 3 cá em casa, que os devoravam já todos, lol.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  7. que vontade dá de comer, estão fantásticos e eu adoro chocolate receita ideal para mim.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Eu não gosto de chocolate negro simples mas adoro nos bolos ou sobremesas, principalmente nos brownies! E gosto deles com frutos secos como os teus, que me deixaram a salivar...
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  9. Pois por cá somos chocolate lovers e não passamos sem! Estes brownies deixaram-me mesmo de olhos em bico! Ui, vou mesmo ter que fazer!!!
    Bjinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Chocolate negro também não é o meu preferido! Mas eu gosto de chocolate e adoro sobremesas com chocolate! E estes brownies com gelado chamam a atenção a qualquer um!
    Estão tão bonitos, as fotografias tão perfeitas!
    É impossível resistir-lhes :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Cá por casa, chocolate negro é o delírio, por isso esta sugestão está aprovada.
    Sabes que de repente pensei que eram brownies de matcha!
    Também tenho um tachinho desses e adoro ;)
    Beijo
    Teresa

    ResponderEliminar