Muffins de amoras e alfarroba


Ando numa de esvaziar o congelador, como já disse várias vezes por aqui, no verão gosto de congelar a fruta que mais adoro para durante o inverno matar as saudades. Foi o que aconteceu com estas amoras que apanhei com a minha sobrinha em Agosto e serviram para esta limonada, tinha ainda um restinho que acabei nestes muffins.

Este ano já congelei uma caixa de morangos, e normalmente vou tendo sempre bananas para fazer este gelado sempre que me apetece. Ainda tenho algumas framboesas que nascem que nem loucas na quinta dos meus sogros todos os anos. Adoro ter esta fruta congelada, como faço muitos sumos é uma maneira de por vezes nem precisar de adicionar gelo para os refrescar.

Aqui vão uns muffins de alfarroba que retirei de um livro que me esqueci completamente qual era, coisas que acontecem a pessoas que têm de apontar tudo senão não compram metade do que precisam nas compras, EU :D



Ingredientes: 6 muffins
2 ovos
80g de açúcar amarelo
60ml de óleo (usei de coco)
1 laranja (sumo e raspa)
100g de farinha de trigo sem fermento
50g de farinha de alfarroba
1 1/2 colher de chá de fermento 
100g de amoras (usei congeladas)
Iogurte natural grego q.b.

Pré-aqueça o forno a 180º.

Coloque os ovos, o açúcar, o óleo, o sumo da laranja numa batedeira e misture bem até ficar num líquido cremoso. Misture as farinhas e o fermento (peneiradas) numa taça, e depois misture com os ingredientes líquidos.

No final acrescente as amoras (guarde algumas para colocar por cima), coloque a massa em pequenas formas e por cima coloque umas amoras e a raspa da laranja.

Cozinhe em forno pré-aquecido durante cerca de 25 minutos.

Não abra a porta do forno durante a cozedura pois isso pode fazer abater os queques. Quando estiverem prontos deverão estar bem crescidos e flexíveis ao toque.


Os queques são sempre melhores quando comidos quentes a sair do forno, mas se sobrarem alguns pode voltar a aquecê-los no microondas. Guarde num recipiente hermético durante 2-3 dias.

Sirva com iogurte natural se comer quentinhos.

7 comentários:

  1. Que excelente aspecto! Adoro o sabor de alfarroba nos bolos, lembra-me sempre o Algarve, que consequentemente lembra-me Verão, férias e bons momentos :)
    Também congelo imensa fruta durante todo o ano, é que se faltar carne ou peixe em casa não há problemas, agora se falta fruta... temos o caldo entornado! :)

    Beijinhos*
    Ana Filipa Costa - Petiscana

    ResponderEliminar
  2. Hum... agrada-me :-)
    Também tenho fruta congelada; mirtilos, framboesas, amoras, pêssegos, abacate, etc. O problema é que depois de descongeladas ficam terrivelmente moles e com imensa água, Perdem toda a piada :-(
    Para fotografar, só mesmo acabadinha de sair do congelador!!.
    Bem, de qualquer forma os muffins ficaram com um ar SUPER apetitosos... :-)
    Beijinhos
    C

    ResponderEliminar
  3. que muffins excelentes, cheios de sabor que tentação.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Também adoro congelar fruta, tem sido batidos quase todos os dias :) sabe tão bem. E já estou desejosa de ir às amoras....
    Os teus muffins são perfeitos, gosto muito de alfarroba e com as amoras deve ser uma deliciosa combinação.
    Bjinhooos

    ResponderEliminar
  5. Sabes que nunca me dava para fazer queques (olha, cenas de uma gaja tresloucada!) mas ultimamente até comprei forminhas giras de papel e prefiro trazer queques para o lanche da manhã aqui no trabalho do que trazer uma fatia de bolo. Tudo sugar-free, claro :)

    ResponderEliminar
  6. Eu por acaso não tenho por h´habito congelar fruta, mas acho que isso se deve ao facto de aqui, encontrar todo o tipo de fruta congelada, o que é muito bom!
    Adoro o aspecto destes queques e adoro todos os ingredientes utilizados e sabes, podes não te lembrar o nome do livro de onde saiu a receita, mas é uma bela receita sim senhor e essas amoras... adoro amoras!!!
    Beijinhos grandes,
    Lia

    ResponderEliminar