Couscous com tomate


Hoje trago uma refeição vegetariana, já sabem que dificilmente conseguiria seguir esse caminho, mas tento pelo menos fazer, uma vez por semana, uma refeição sem carne ou peixe: Um risotto, uma pasta simples, uma omelete ou uma quiche de vegetais. O meu marido refila mas acho que já se começa a habituar. Mas agora com o pouco tempo que vou tendo e por vezes uma ou outra birra à mistura, acabo por almoçar refeições vegetarianas com mais frequência, mas daquelas bem rápidas a confeccionar e a comer, ou antes, engolir! A receita de hoje é um couscous tão mas tão prático que qualquer cozinheira sem tempo pode fazer. 

Para me ajudar a completar esta refeição entra a InVitta - Cozinha Saudável. Conheci a Eva Bellas, cozinheira deste projecto, num workshop alguns anos atrás, fiquei rapidamente encantada pelo seu sotaque Espanhol, falou-me do seu projecto na altura, da região onde vivia e dessa cultura que eu tanto adoro. Tinha um centro lindo numa serra em Cáceres, o qual sempre tive tanta curiosidade em conhecer mas infelizmente não consegui. 

Agora de volta a Portugal com a sua linda família, cria a InVitta e das suas mãos fez-me chegar produtos caseiros, que transpiravam amor e dedicação. Provei de tudo, como podem verificar pelo meu Instagram e fiquei rendida ao seu talento. Acreditem que normalmente sou bastante exigente no que toca a cozinha vegetariana mas esta deixou-me rendida e a pensar que a felicidade por vezes não está num bom prato de carne ou num marisco bem fresco, mas sim, numa comida bem temperada carregada de amor e boas energias.

Se tiverem curiosidade de conhecer as iguarias da Eva, contactem-na que vão adorar tanto a pessoa como a sua cozinha.


Uma boa semana, carnaval, dia dos namorados e tudo o que quiserem :)


Ingredientes: (4 pessoas)
2 dentes de alho
1 cebola pequena
30g de funcho
300g de tomate cereja (usei uma embalagem mix)
200g de couscous de trigo integral
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de paprika InVitta
1/2 colher de sopa de mel/açúcar
100 ml de água
umas folhas de coentros vietnamitas frescos
12 unidades de falafel InVitta
4 colheres de sopa de ketchup de beterraba InVitta

Num tacho médio coloque um fio de azeite e deixe aquecer ligeiramente. Junte a cebola picada, os dentes de alho partidos e o funcho cortado bem pequeno. Deixe refogar sem deixar de mexer durante 2 minutos, adicione o sal, a pimenta e a paprika. Deixe refogar mais 2 minutos e junte os tomates, (eu como usei um mix de tomates cereja, haviam uns maiores que cortei ao meio e outros deixei inteiros. Deixe refogar em lume baixo até os tomates ficarem desfeitos por completo. 

Prove o refogado e se achar que está demasiado doce adicione um pouco de açúcar ou mel.

Junte o couscous e envolva muito bem com o molho.

Os tomates vão deitar muita água, por isso, se vir que é suficiente para cozer o couscous não necessita adicionar mais, no meu caso, foi necessário adicionar 100 ml de água corrente. Não necessita cobrir o couscous de água, basta estar com um molho como o de um risotto para ele cozer a vapor sozinho. Envolva tudo muito bem, verifique os temperos e retire do lume. Deixe com a tampa durante 5 minutos.


Depois de repousado, com ajuda de um garfo separe os grãos de couscous e sirva de imediato com umas folhas de coentros vietnamitas frescos e com o falafel, que previamente coloquei no forno 45 minutos a 180º e uma colher de ketchup de beterraba para cada pessoa.

6 comentários:

  1. Que bom aspecto,....posso provar?
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Uma boa sugestão. Adoro cuscuz.
    Bjinhos!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  3. Acho que sim, uma vez por semana sabe bem uma refeição sem carne nem peixe!
    Esta tua refeição ficou óptima!
    Tem óptimo aspecto, gosto dos ingredientes e estas bolinhas parecem uma tentação!
    É verdade, o que tens publicado no instagram tem óptimo aspecto :D
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Tudo neste blog tem um aspecto delicioso mas tenho de dar os parabéns pelas fotografias e composições!!! Muito bom. Parabéns. :)

    ResponderEliminar
  5. Parecem deliciosos! muito que provar isso! Adoro cuzcuz e a tempo que queria uma receitinha para usar o que tenho aqui, essa me parece divina!bbj bj bj!

    ResponderEliminar