Pudim de ovos e baunilha


Sabiam que a La dolce Rita tem um livro novo? Pois é, já o ano passado nos tinha contemplado com o que eu chamo a "Bíblia dos gelados" e este ano volta a surpreender. Diz ela que este novo livro é ideal para pessoas gulosas, apressadas e preguiçosas. Dos três, talvez me identifique menos com a palavra preguiçosa porque no fundo acho que nem sou muito. Agora apressada é o meu nome do meio e gulosa... Bem, acho que quem me segue já sabe a resposta.

Gostei bastante deste novo livro, porque foge completamente a tudo o que é tão falado neste momento: As dietas, os paleos, os detox, os sugarfree... É um livro assumidamente guloso. Onde vão encontrar receitas simples, rápidas e com todo o tipo de ingredientes que temos na dispensa de casa e que nos habituaram as nossas mães. Esqueçam as sementes de chia por um bocadinho e façam como eu, deliciem-se com um pudim muito rápido e com o sabor dos pudins de antigamente.

Escusado será dizer que este pudim nem 2 dias durou cá em casa e somos só 2 e meio, já contando que o meio ainda não pode comer, claro. Fora de brincadeiras, eu adoro pudins de ovos mas raramente os faço, primeiro porque sempre que olho para uma receita fico doida com a quantidade de ovos e segundo o tempo de execução é demais para mim.  Este pelo contrario, leva apenas 6 e é mesmo muito fácil de confecionar.

Podem utilizar uma forma grande própria para pudim, eu usei estas pequenas porque "supostamente" iria ser a sobremesa de vários dias, mas deu apenas para duas refeições do mesmo dia e um deles foi "comido" por mim durante as fotografias, pornografia pura!





. Ingredientes pudim . 
(serve 8 porções)
6 ovos
320g de açúcar
380 ml de leite
1 colher de sobremesa de baunilha (usei baunilha crua bio)
caramelo q.b. (ver como fazer aqui)

Misture bem os ovos, o açúcar, o leite e a baunilha com a vara de arames. Ponha um pouco de caramelo líquido no fundo e nas laterais da forma/s (use as costas de uma colher para ajudar a espalhar bem o caramelo).

Verta a mistura na forma/s e ponha-a num tabuleiro com água quente para cozer no forno em banho-maria. Cubra a forma/s com papel de alumínio e leve ao forno preaquecido a 150ºc durante cerca de 1 hora. Verifique a cozedura abanando ligeiramente a forma/s - o pudim deverá estar solidificado mas não duro (deve tremer um pouco, como uma gelatina) - ou então espetando um palito e certificando-se de que não sai líquido do orifício formado. Leve ao frigorífico até o pudim ficar frio. Para desenformar, mergulhe o fundo da forma em água quente e com uma faca ajude a soltar do rebordo. 

Vire sobre um prato.

Em cada receita a Rita dá ainda mais 5 sugestões para variar e dar ainda mais sabor a cada receita. Eu para este pudim optei pela por escolher a variante com baunilha, da qual sou fã. Na vez de usar a famosa vagem, usei baunilha em pó e ficou maravilhoso, acaba por ser mais intenso do que o extrato e bem mais saboroso.


. Ingredientes caramelo .
(para untar 1 pudim)
100g de açúcar
água suficiente para cobrir o açúcar

Numa caçarola deite o açúcar e água até cobrir, mexa com uma colher apenas para o açúcar começar a derreter e leve ao lume até obter um caramelo de cor âmbar. Se tiverem dificuldade em atingir o ponto caramelo, vejam este video da La dolce Rita que explica os pontos de açúcar muito bem.



8 comentários:

  1. Adorei querida Sandra, os pudins a frase e a foto ♥
    Isto não se faz, logo de manhã!!!
    Maravilhoso!
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  2. Pronto, já virei "quote", já atingi o meu objectivo de vida ahahahahahah!!!! Obrigada minha Marmita linda pelo carinho como tratas o meu livro, por estas fotos lindas e por me fazeres ficar babada! É tão bom poder partilhar gula contigo! <3 <3 <3

    ResponderEliminar
  3. Esse livro vai ser a minha próxima aquisição!!!Adoro o conceito e a Rita é espectacular ....
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Sandra,
    Adoro o livro dos gelados da Rita e espero este Verão (que aqui nunca existe) dar-lhe muito uso.
    Esse novo livro, gostei logo do conceito dele, quando a Rita o apresentou no insta e já o encomendei na Bertrand online.
    Enquanto não chega, e como tenho cá um marido que se pela por um pudim de ovos e eu nunca faço e ele reclama, acho que vou ter de o fazer a partir deste teu post e não vai demorar muito... quem sabe será já, antes deste fim de semana...
    Ficou lindo e perfeito e com fotos de salivar, como é hábito.
    Para mim, em vez do pudim, pode vir a tal sandes de entremeada...
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Ora nem mais! :)
    Que ricos e bonitos pudins!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  6. Sabe sempre bem um pecado de vez em quando!
    Apesar de também gostar das sobremesas saudáveis, não resisto a uma gulodice! Então se há visitas ou aniversários os bolos ou as sobremesas pedem-se bem gulosos :)
    E estes pudins estão lindos e devem ser óptimos :)
    Imagino que tenham durado pouco, com esse caramelo por cima comigo também não duravam muito!
    Sabe bem comer em plena sessão fotográfica, não sabe? eheh
    Ficaram lindas as fotos e os pudins :D
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Ficaram super mimosos e deliciosos.
    Bjinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. devorara todos :D que belo aspeto, e são fáceis de fazer mais para mim era mais fácil devorar ;D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar