Muffins de ovo e legumes



Nesta altura do ano, com as férias à porta, a vontade em fazer refeições mais complexas é pouca. Já o era antes de ser mãe, então agora tudo tem de ser mais prático, rápido e principalmente fácil de limpar. Com o calor que se tem sentido raramente ligo o forno, grelhamos carne ou peixe na varanda e acompanhamos com uma saladinha ou uns legumes salteados, enquanto a sopa do Marmitinho está a fervilhar na Bimby. 
Mas nesta refeição foi diferente, abri a excepção ao forno e lembrei-me de dar uso ao novo tabuleiro de muffins da Le creuset e fazer uns muffins para gastar os ovos biológicos que a minha mãe me tinha dado. Basicamente usei o que tinha no frigorífico e deparei-me com umas cores maravilhosas, dignas de um post. O sabor não tem muito que se diga, se gostam de ovos, omeletes ou tortilhas, vão adorar estes muffins. Depois façam como eu, esvaziem o frigorífico e acompanhem com uma saladinha. 
Escusado será dizer que estes muffins são uma boa opção para levar para a praia, um piquenique ou mesmo para verem a final do Euro 2016 no domingo! 


. Receita para 12 muffins .

Ingredientes:
azeite para pincelar
8 ovos
1 cenoura ralada
4 folhas de espinafres bebé
4 espargos verdes frescos em cubos
3 fatias de bacon fumado
4 tomates cereja
1 colher de sopa de orégãos secos
2 colheres de sopa de queijo Emmental cortado em cubos
sal q.b.
pimenta preta q.b.
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado

Preaqueça o forno a 180•.

Comece por bater os ovos, caso queiram exercitar os músculos do braço, podem bater à mão. Se quiserem que os ovos cresçam um pouco mais, façam como eu, metam na batedeira uns minutos.

Temperem com sal, pimenta e mostarda em grão de moer e reservem. 


E em cada buraco da forma, coloque o recheio a gosto. Eu acabei por fazer um conjunto de 4 com o mesmo recheio, até atingir os 12.

Eu ralei a cenoura para ser mais fácil a cozedura, os espargos cortei o pé e parti em pequenos pedaços, os tomates parti em 4, os espinafres grosseiramente, o queijo Emmental em cubos e o bacon coloquei numa frigideira anti aderente uns minutos até ficarem crocante se cortei em tiras bem finas.

Tempere o recheio, eu apenas salpiquei ao conjunto do emmental uns oregãos secos, para dar um sabor a pizza e ao conjunto dos espargos uma pitada de queijo parmesão.

Por fim, reguem com os ovos batidos e levem ao forno durante 15/20 minutos ou até os ovos ficarem douradinhos e cozinhados.

Sirva quente ou frio acompanhar uma salada ou como uma entrada.


4 comentários:

  1. Ficaram bem apetitosos. Que delicia.
    Têm um aspecto maravilhoso.
    Bjinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  2. Que lindos ficaram! E bem nutritivos!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. O resultado final está bem mas bem ao meu gosto, mas é impossível não ficar encantada com o amarelinho destes ovos! Não há nada que chegue aos ovos caseiros!

    Beijinhos Ana

    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adorei a sugestão, gosto muito :)
    Beijinhos e bom fim de semana ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar