Salmão com crumble de amêndoa e aveia

Uma das coisas que reparei este ano nas férias foi nas peixarias francesas, como tive de fazer as sopas para o meu filho, desloquei-me muitas vezes à peixaria mais próxima. E que peixaria aquela, era enorme e dividida por várias secções, uma com peixe inteiro como vemos por cá. Outra com uma enorme variedade de peixe em filete, muito bem cortado e livre das malditas espinhas. Por fim, uma pequena zona de "pronto a levar" com uma grande variedade de peixe e marisco já confeccionado, patês e molhos caseiros. Um verdadeiro sonho!

Fiquei encantada com a variedade de peixe que encontrei cortados em filetes naquela banca, desde cavalas, peixe-espada, sardinhas e uma variedade de peixe que eu desconhecera, pois o meu francês não é perfeito. Lombos lindos ali todos estendidos, um encanto! Acredito que se por cá tivéssemos essa variedade de peixe já preparado, consumíamos muito mais peixe durante a semana com toda a certeza. 

Eu sei que posso comprar o peixe fresco e escalar eu própria para os jantares durante a semana. Mas também podia chegar a casa, abrir o saco, temperar o peixe e enviar directamente para a frigideira sem perder não sei quanto tempo a limpar as malditas espinhas. Adorava confesso, porque no dia-a-dia não é pratico escalar, ou fazer filetes do que quer que seja... Queremos é fazer rapidamente o jantar para aproveitar o máximo de tempo com a família. 

Pronto, foi apenas um desabafo! 

Caso alguém conheça uma peixaria que faça filetes jeitosos para os lados do Montijo, avise, que ganha já uma nova cliente.


Este lombo comprei no supermercado, tive apenas de lhe tirar as espinhas com uma pinça e a pele deixei-a estar porque não me incomoda. Usei-o para experimentar o novo tabuleiro antiaderente da Le creuset e fiquei fã. A receita é simples, basta misturar tudo, barrar no peixe e levar ao forno.



. Receita para 2 pessoas .

Ingredientes:
1 lombo de salmão (350g)
2 colheres de sopa de amêndoa picada
1 colher de sopa de aveia
1/1/2 colher de sopa de agave (pode substituir por mel)
1 colher de sopa de azeite
1 colher de funcho fresco picado
sal e pimenta q.b.
2 batatas doces médias
1 colher de sopa de água
1 colher de sopa de sumo de limão
1/4 de colher de sopa de uma especiaria a gosto (eu usei esta)
Creme fraîche q.b.
rabanete ralado q.b.

Comece por pré-aquecer o forno a 200º.

Numa taça junte, a amêndoa picada grosseiramente, a aveia, o agave, o azeite, o funcho picado, o sumo do limão e a água e misturo tudo muito bem até ficar uma pasta bem grossa.

Tempere a posta do salmão com sal e pimenta de moer e barre a parte sem pele do salmão com a pasta de amêndoa.

Num tabuleiro anti-aderente coloque o salmão e as batatas doces cortadas às rodelas, temperadas com sal, pimenta e mostarda de moer.


Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até a crosta do salmão estar bem tostada.

Sirva com creme freîche e rabanetes ralados. 

8 comentários:

  1. Entendo-te... Tantas vezes por isso acabo a recorrer aos lombinhos de peixe congelados, sem espinhas e tão práticos...

    ResponderEliminar
  2. Bom bom era trazerem à porta já arranjadinho. Que saudades da peixeira que passava na porta de casa da minha avó, com peixinho fresco e arranjado mesmo ali à nossa frente. E da leiteira e da padeira... enfim, um momento de nostalgia :-)
    Gosto deste tipo de refeições... muito!
    Beijinho
    Cláudia

    ResponderEliminar
  3. Completamente de acordo!
    E que bom aspecto tem este prato!!

    bjs

    ResponderEliminar
  4. As malfadadas espinhas... e imagina eu que tenho 3 crianças e não abdico mesmo do peixinho cá em casa.
    Que prato lindo e tão cativante! E que tabuleiro fabuloso ;)
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  5. Ui Sandra, haver algo pelos nossos lados deste género é que era! :)
    Tive uma reação semelhante à tua quando entrei numa loja Whole Foods, mas em relação às frutas e legumes, é de perder a cabeça! :)
    Outra coisa de perder a cabeça é esta tua sugestão, essa crosta está mesmo apetitosa.
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  6. Olá, Sandra. Pois, eu não compro tanto peixe fresco pelo mesmo motivo - não sou boa a arranjar o peixe e tenho uma filha pequena... A mim as espinhas não me incomodam muito - a não ser no caso da dourada, por exemplo, comer aquilo é uma operação militar! Em Inglaterra, onde morava, havia sempre a opção dos filets, tanto embalados como no próprio display da peixaria.
    Esta receita me parece ótima!

    Abs,

    ResponderEliminar
  7. Uma deliciosa refeição. Adorei o pormenor das batatas com formato de flor, faz um prato ainda mais bonito.
    Beijinho

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  8. Eu cá também adoro peixe!
    Imagino a perdição dessas bancadas!
    Eu tenho imensa sorte, a minha sogra envia-me o peixe todo arranjado em filetes! Sardinhas, cavalas, salmão, peixe espada! Uma verdadeira maravilha! Vai de propósito buscar à Póvoa a um peixeiro que conhece que deixa tudo impecável!
    Acabo por não comprar quase peixe em Coimbra, o peixe que ela me dá é tão bom e tão prático! O peixeiro até coloca em caixinhas e divide para só se ter que descongelar parte!
    Fiquei fã do teu salmão, deve ser uma delícia :)
    Vou guardar para fazer.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar