Pasta de legumes (1 pot)

Já conhecem esta técnica de confeccionar massa? Eu já tinha visto muito pelos blogs, mas foi ao ler este livro nas férias que fiquei a perceber um pouco mais sobre o assunto e deixou-me rendida. Para além de mais saudável, rápida e prática de confeccionar - já sabem que é esse o meu lema ultimamente - Li no livro que era uma óptima solução para os todos cá por casa, inclusive o mais novo. Já alguns meses que o meu filho andava a comer um pouco da nossa comida para se habituar à mastigação e aos novos sabores, agora com um ano já pode comer de tudo e esta técnica é maravilhosa para os nossos jantares. Ele adora comer tudo o que faço, talvez por ser novidade e não tão aborrecido como a sopa passada, ou será uma fase como muitas mães dizem (a minha diz que ele vai ser um menino de bom alimento e eu acredito), mas adoro vê-lo descobrir com as suas pequenas mãos as texturas de cada alimento, já o resultado final do chão da cozinha, não acho tanta graça, mas faz parte.

Se tiverem curiosidade, deixo aqui uma receita com o que tinha em casa, tal como a autora do livro diz as combinações são infinitas. Quanto à quantidade da água já é mais complexo dar uma medida certa, porque difere muito dos ingredientes que colocam, aconselho a colocar pouco a pouco, para não acabarem com uma sopa de massa como me aconteceu da primeira vez :)

Boa semana!


. Receita 4 pessoas .

Ingredientes::
1 colher de sopa de azeite extra virgem
1 cebolinha
1 courgette amarela com casca
1 tomate grande
125 g de cogumelos portobello
250 de massa (usei massa fusilli lunghi)
1 colher de sopa de pasta de tomate
Funcho fresco q.b.
Sal, Pimenta e mostarda de moer
1/2 colher de sopa de paprika fumada
Parmesão q.b.

Comece por preparar todos os ingredientes a utilizar na receita. Escolha uma panela larga, onde consiga colocar todos os ingredientes na perfeição. 

De seguida, aqueça água num jarro eléctrico e comece por colocar os ingredientes um a um na panela, sem ordem de preferência. Eu comecei por adicionar a curgete cortada em fatias não muito finas (uns 8mm), os cogumelos e o tomate laminados mais ou menos da mesma espessura, a cebolinha e o funcho em pedaços pequenos e a massa inteira. Regue com um fio de azeite e tempere com sal pimenta e a paprika. 

Adicione a água previamente fervida conselho - não coloque logo demasiada água, senão a massa ficará demasiada aguada no final - é preferível ir colocando à medida em que a massa fica demasiado seca.

Leve a lume médio e deixe cozinhar, mexa sempre que achar que é necessário, verifique o tempero e quando notar que a massa está cozida desligue e sirva com um pouco de queijo parmesão.





3 comentários:

  1. Gosto! Os cogumelos ficam para a minha filhota!
    Assim que puderes dá-lhe uma laranja para a mão, inteira e descascada! Vais adorar a visão :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito.
    Ficou com cores tão vibrantes e tão bonitas!!!
    Imagino que seja tão giro ver o pequeno a descobrir novos sabores :) é tão bom vê-li a crescer!
    Não tinha qualquer dúvida que ele fosse gostar da comida da mãe :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olha eu adoro a ideia da One Pot pasta... mas acreditas que nunca fiz!?! Estranho não é?
    Adorei a tua versão pois claro ;)
    Grande beijinho

    ResponderEliminar