Manteiga caseira com salicórnia







Lembro-me de há uns anos atrás ver num programa do Jamie Oliver em que dizia, se baterem as natas em demasiado, não mandem fora, façam manteiga!

Desde então isto não me saiu da cabeça, confesso que de uma maneira geral vivo bem sem manteiga, consigo substituir pelo azeite na comida e até nas torradas de manhã como os espanhóis. Mas não por muito tempo, porque me sabe sempre tão bem comer um pão com manteiga como quando era criança. Depois há coisas que só sabem bem se for com manteiga, como a maior parte dos bolos e os risottos, que sem manteiga, nem me sabem bem a risotto.

Já algum tempo que andava a pensar em fazer manteiga caseira, o Youtube ajudou, está repleto de vídeos a explicar o passo-a-passo. A salicórnia (ainda não tinha provado) que gentilmente me foi enviada pela Riafresh foi o que me fez dar o passo em frente.

No entanto tive um pequeno percalço na primeira tentativa, as natas que usei não estavam demasiado frescas, o que fez com que não atingissem a consistência desejada. Mas à segunda, usei natas frescas e coloquei-as no congelador durante 1 hora, basicamente é o mesmo processo que faço para fazer chantili caseiro, não sei o que me deu na primeira tentativa!

Gostei bastante do resultado, acabou por ser super rápida de confecionar e ficou bastante cremosa, quanto à salicórnica, adorei! Dá um crocante maravilhoso à manteiga e fica bem salgadinha, porque eu sou daquelas que não consegue comer manteiga sem sal. No sul de França há uma manteiga maravilhosa com lascas de sal marinho, que ao passar a faca saltam farripas de sal, uma pequena maravilha.

E pronto, esta foi a minha primeira experiência que é sempre um prazer partilhar convosco, se tiverem dicas para futuras combinações digam, que eu agora vou virar uma manteigueira de certeza.

Nota:
O saco para coar a manteiga comprei na loja da Joana do Le passe vitte, é próprio para fazer leites vegetais (coisa que faço com alguma regularidade aos fins de semana), mas pronto, desta vez pequei um bocadinho, desculpa Joana! Já sabes que para mim o saudável é q.b. :D





.  Receita para 125g de manteiga . 

Ingredientes:
400ml de natas (bem frescas)
35g de salicórnia Riafresh 
água fria q.b.

Numa batedeira com a vara de arames, coloque as natas e deixe bater na velocidade média até passar do ponto "em castelo". Continue a bater até obter uma textura espessa e separada de um líquido (soro). 



Retire a manteiga e passe-a num coador fino ou um saco de tecido próprio para coar como o da imagem, extraia o soro e volte a colocar a manteiga na batedeira. Com as mãos envolva a salicórnia partida em pedaços bem pequenos e desta vez com com a vara de bater bolos ainda na velocidade média adicione água fria a fio, suficiente para "lavar" a manteiga e volte a fazer o mesmo processo - retire da batedeira, passe pelo saco,  retire o soro, coloque na batedeira e adicione a água bem fria em fio, até o soro sair limpinho"sujo". Faça este processo quantas vezes for necessário (só fiz duas vezes) porque é muito importante e é o que faz com que a manteiga dure mais tempo. 

Embrulhe a manteiga num papel vegetal ou coloque num tupperware com base de vidro no frigorifico. 

Não consigo dizer ao certo quanto tempo dura no frigorifico, porque foi a primeira vez que fiz manteiga, como oferececi à família, o que ficou em casa acabei por consumir num instante.

Mas em breve farei mais e partilho por aqui.





9 comentários:

  1. Adorei essa manteiga tem mesmo muito bom aspecto.
    A unica manteiga que fiz foi a de coco.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Adorei a ideia de fazer manteiga caseira. Já comi salicornia quando fui visitar uma salina mas nunca comprei. Tenho que ver se arranjo.
    Ao contrário de ti não passo sem manteiga, é a minha perdição.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/segundas-sem-carne-nabo-gratinado.html

    ResponderEliminar
  3. Adoro manteigas... seja com o que for!
    Já fiz várias vezes, mas nunca com salicónia. A experimentar :-)
    Já agora prova uma manteiga do Pingo Doce (passo a publicidade) com pedras de flor de sal. Aquela perdição!!!
    Bjitos, Marmitinha ;-)
    C

    ResponderEliminar
  4. Ficou maravilhosa a tua manteiga :)
    Adoro manteiga nas torradas!
    Essa com salicórnia deve ser uma verdadeira tentação!
    Ficaram lindas as fotos.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Sandra,
    Amei, amei, amei esta sugestão e assim que vir salicornia de novo à venda, faço logo uma dose desta manteiga.
    Eu, amo manteiga e não a trocava por nada. Pão com manteiga é um dos meus pecados mortais (a seguir aos enchidos claro...).
    Como te disse no insta, fiz manteiga em casa uma vez, a da Rachel Khoo e amei a experiência. Ainda ontem estava numa loja e vi à venda aquelas duas espátulas de madeira para bater e moldar manteiga e estive tentada a comprá-las, lol.
    Não sei se a manteiga francesa que falas é a mesma que compro aqui (custa os olhinhos da cara) o Beurre d'Isigny, que é um pecado do demo e até sentes os flocos de sal a estalar na boca. É a minha preferida e tenho sempre em casa.
    Acho que a Joana não vai gostar nada de saber que usaste o saco num produto animal, eheheh!!
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  6. Ai, ai, ai! ;) A tua sorte é que essa manteiga está com um aspecto divinal!! Eheheh! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Eu não consigo viver sem uma fatia de pão com manteiga ao pequeno almoço!
    Que tentação, esta tua sugestão.
    É sempre um prazer vir aqui!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Que manteiga maravilhosa! Fiz uma vez de pimento, na Bimby, também ficou boa. Mas é daquelas coisas que se não nos impusermos a fazer, fica sempre meio esquecido ;)
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  9. Dá um pouco de trabalho mas manteiga feita em casa tem mesmo um sabor diferente! parabéns! bjs
    http://www.iguaria.com/

    ResponderEliminar