Bolachas de aveia crocantes



Está a ser difícil não ligar o forno ao fim de semana, seja para refeições ou para doces. O tempo ajuda a ficar em casa e os livros chamam por mim e este livro que trago hoje é me muito especial. A autora é a Teresa Rebelo, autora também de um dos primeiros blogs que comecei a seguir - o Lume brando, é uma blogger muito querida que já tive o privilégio de conhecer. Lançou o seu primeiro livro o ano passado que eu infelizmente só consegui vir partilhar convosco hoje. É um livro que se foca essencialmente em ajudar a organizar festas/jantares com um toque muito especial na decoração e claro, nas receitas. É um livro para várias idades e cheio de coisas deliciosas, aconselho-o a todas as pessoas que gostem de receber amigos em casa com elegância, ou às que tenham gosto em organizar as festas dos mais novos.

Já reproduzi várias receitas desde livro, mas esta foi a que decidi mostrar-vos, por ser uma das preferidas dos homens cá de casa. 

Se gostam de bolachas crocantes, não deixem de reproduzir esta receita porque estas são bastantes. No livro estas bolachas levam uma cobertura de chocolate, mas como já sabem, por esta casa não há grandes apreciadores de chocolate, por isso deixámos as bolachinhas sem cobertura mas antes adicionámos umas pepitas de cacau cru bio que são completamente viciantes.



.  Receita rende 38/40 unidades . 

Ingredientes:
170 g de açúcar amarelo
100 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
120 g de farinha sem fermento
80 g de flocos de aveia triturados grosseiramente
1 ovo
1/5 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1/2 colher de extrato de baunilha (usei baunilha em pó)
100 gr de chocolate negro cortado em pedaços pequenos (usei pepitas de cacau cru)

Pré-aqueça o forno a 180 ºC na função ventilação. Forre dois tabuleiros próprios para o forno com papel vegetal ou de silicone e reserve.

Com a batedeira, bata a manteiga e o açúcar até estarem bem ligados. Adicione o ovo e a baunilha e volte a bater, em velocidade baixa.

Junte a farinha aos poucos, batendo entre cada adição. 

Por fim, adicione as pepitas de cacau e envolva bem na massa.

Faça pequenas bolas de massa, do tamanho de brigadeiros e distribua pelos tabuleiros, estas devem ficar bem separadas entre si. A massa vai ficar um pouco húmida, o que faz com que se cole um pouco às mãos, mas se humedecer ligeiramente as mãos é mais fácil moldar as bolinhas. Achate ligeiramente as bolinhas com indicador para lhes dar o formato redondo das bolachas.

Leve ao forno durante 20 a 25 minutos ou até começarem a ficar douradinhas nos rebordos. É normal que quando são retiradas do forno ainda estejam um pouco moles no centro, mas depois de arrefecerem vão ficar bastante crocantes.

Coloque as bolachas sobre uma rede e deixe arrefecer completamente.




5 comentários:

  1. Que bela surpresa, Sandra!
    Cá em casa saem sempre com cobertura, mas esta versão mais simples não me parece nada mal, estão com um ar super apetitoso! Ui, e ver ali a minha citação?! Até fiquei sem jeito ;)
    Obrigada!
    Um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Que lindas bolachas, certamente feitas com o coração!
    É sempre uma delícia passar por aqui.
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa foram aprovadas e já há pedidos para "bis".
    As pepitas de cacau conferem-lhe, na minha opinião, um sabor super interessante e único.
    Um beijinhos obrigada pela partilha,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Que bolachas maravilhosas para levar para o lanche na marmita :)
    Excelente sugestão!

    ResponderEliminar