Mexilhão à minha moda



Mexilhões cheira a verão, cheira ao sul de França e às férias que por lá passo todos os anos. Naquela costa Francesa há por todos os restaurantes as famosas moules frites e de todas as maneiras, ao natural, com caril, com natas, com roquefort, a la carbonara e outras tantas que ainda não tive oportunidade de provar. Cá por casa pouco invento com os mexilhões, normalmente faço quase sempre as que vos trago hoje do tipo à espanhola, ou por vezes, gosto muito de fazer com leite de coco, limão e umas ervas. Como não tenho fritadeira cá em casa, lá ficam as famosas frites fora do baralho e acompanho com pão ou mesmo uma pasta! Já acompanhei com batatas cozidas, mas confesso que não adorei o resultado.

Com as férias quase a chegar, deixo uma sugestão bem simples para quem for apreciador de mexilhões, infelizmente não conheço muita gente que goste e acho que se deve muito às péssimas misturas de marisco congeladas que se vendem para fazer arroz de marisco, onde se encontram sempre mexilhões mais amarelados que sei lá o quê e que quase sempre ficam à beira do prato.

Comprem fresco, e provem que não se vão arrepender.

Boa semana!





. Receita para 4 pessoas .

Ingredientes:
1kg de mexilhões frescos
1 cebola grande
3 dentes de alho
2 folhas de louro
800 gr de tomate (usei de lata)
1/4 de pimento vermelho
1/2 molho de coentros (25 gr)
Sal de aipo
Pimenta preta
1/2 sumo de um limão
Azeite virgem extra

Lave os mexilhões, há quem deixe aquelas pequenas algas que vem agarradas por darem mais sabor mas eu confesso que me mete um pouco de confusão e retiro.

Numa panela alta e larga, adicione o azeite, a cebola às rodelas, o alho laminado o louro, os talos dos coentros e o pimento cortado em pedaços bem pequenos e refogue até a cebola ficar translúcida, tempere com sal, pimenta e junte os mexilhões. Deixe que as conchas abram e absorvem bem o sabor do refogado e regue com o tomate, cozinhe durante uns 10/15 minutos ou até o molho ficar bem apurado.

Antes de desligar envolta os coentros picados e regue com o sumo do limão.

Sirva como entrada com umas fatias de pão fresco ou acompanhar uma pasta!



5 comentários:

  1. Estão com um aspecto maravilhoso :)
    As coisas frescas são completamente diferentes das congeladas! E com os mexilhões a diferença é mesmo abismal!
    Adoro o molhinho... adoro molhar o pão!
    Fiquei curiosa também com a outra receita que fazes com o leite de coco!
    E fiquei a magicar nos com roquefort :D (sou perdida por queijos, eu sei!!)
    Adoro as fotos e a tua frase, sem dúvida que o melhor tempero é a companhia :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. É um petisco que eu adoro, costumo com bastante pimento.
    Esses tem muito mas muito bom aspecto.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Que belo petisco,...acho que o meu marido ia adorar,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandra!!
    Mal inicio a leitura do post e vejo a frase. E é tão, mas tão verdade. A companhia, ou seja, uma boa companhia, junto de quem mais amamos e nos faz bem é meio tempero para o petisco.
    Quanto a estes mexilhões cheiram e muito a férias... e eu que estou a poucos dias delas ainda mais. Uma refeição que me enche a alma. Já me stou a imaginar a comer cada mexilhão (com a mão claro!) e esse molhinho que sabe pela vida com uma bela fatia de pão. hummmm já estou a delirar :)
    Gostei imenso da sugestão.
    Beijinho grande
    Ana
    Hey Strawberry

    ResponderEliminar
  5. Olá Sandra,
    Eu concordo contigo e amo mexilhões de paixão, mas, sim, acho que tens razão e as pessoas que não gostam, é porque nunca comeram um bom mexilhão fresco e bem preparado.
    Olha, o Nuno que dizia não gostar, agora, sempre que faço, come mais que ninguém, o que vem corroborar esta nossa teoria.
    Adorei esta tua versão e só me apetece pegar num pão bem grande e espetá-lo pelo écran dentro e comê-lo molhado nesse molho dos deuses.
    Beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar