Frango assado com sabor a Itália e uma especiaria nova



Custou mas foi, cá estou eu com a minha primeira publicação depois das grandes férias. Apesar de já estar a trabalhar há mais de uma semana, vir até ao computador de casa não tem sido tarefa fácil.
Tal como eu imaginava as férias foram maravilhosas, o meu filho portou-se lindamente e foi uma companhia fantástica, tirei muitas fotos porque sinto que semana a semana ele faz coisas novas, diz novas palavras é muito gratificante isto da maternidade, vá mas hoje não é dia de lamechiches.

Das férias vieram muitas iguarias novas, como já vem sendo habitual, o que me fez dar uma grande volta à dispensa um pouco como faço todos os anos. Dos mais de 100 frascos de especiarias que já tinha, fiquei apenas com cinco, sim leram bem 5! Já algum tempo que pensara em fazer isto, tinha especiarias que não usava durante meses, frasquinhos amontoados uns em cima de outros com mostarda preta, mostarda branca, gengibre em pó, gengibre em raiz, com pimenta rosa, preta, verde, branca... Para quê? A manutenção dos frascos não era fácil, sujavam-se com facilidade, alguns já mais antigos deixavam entrar ar o que acabava por criar alguns bichos e lá tinha eu de andar em cima deles e comprar mais para substituir, andei nisto anos. Decidi guardar mesmo as coisas que realmente utilizo, fazer as minhas misturas em frascos maiores, que fecham realmente bem e deixar de ter tudo individualmente separado a acumular pó. Noto que tem sido bastante mais prático para o uso diário, e que até acabo por usufruir mais das minhas misturas. Nunca a expressão "less is more" se encaixou tão bem na minha vida.

Isto tudo para vos apresentar a minha nova mistura, juntamente com este frango assado. Mas antes da receita deixei-me contar um pouco sobre a história desta mistura. O ano passado a minha sogra trouxe-me uma mistura de especiarias de França dizendo ela ser novidade por lá, chamava-se "a la campagne". De facto era maravilhosa e como França não é propriamente aqui ao lado, decidi criar uma mistura de especiarias semelhante à que me foi oferecida. Cá em casa uso muito em carne, pastas e em marinadas. Fica óptimo em quase tudo e às pessoas a quem tenho oferecido têm gostado bastante, disseram que lhes fazia lembrar a Itália daí o nome desta receita. 
Caso tenham curiosidade em comer um frango assado com sotaque Italiano, sigam a receita. No entanto podem fazer este franquinho com as especiarias a gosto, aposto que fica maravilhoso na mesma.

Ora então um bom "ano" para quem como eu começa em setembro!





.  Receita para 4 pessoas .

Ingredientes:

Especiaria:
4 colheres de sopa de salsa seca
2 colheres de sopa de manjericão seco4 colheres de sopa de cebola seca
2 colheres de sopa de alho seco
2 colheres de sopa de paprika
1/2 colher de sopa de sal
1/2 colher de sopa de pimenta a gosto

Marinada:
3 colheres de sopa da mistura de especiarias acima
4 colheres de sopa de azeite virgem extra
1 colher de sopa de mostarda Dijon
2 colheres de sopa de uma bebida a gosto (eu usei Limoncelo)
1 colher de sopa de mel bio

Frango:
1 frango
2 dentes de alho
1 limão
1 colher de sopa de manteiga com sal
sal q.b.

Comece por fazer a especiaria, num moedor de especiarias ou uma picadora coloque a pimenta e dê vários golpes no turbo até os grãos se transformarem em em pó. Transfira a pimenta para um almofariz e junte as restantes especiarias, moa tudo muito bem tentando partir as pedrinhas de sal o máximo que conseguir. 

Transfira para um frasco hermético para usar quando quiser, mas não se esqueça de retirar já as 3 colheres de sopa para a marinada.

Numa tigela adicione o azeite, o mel e misture muito bem com uma vara de arames, junte o Limoncelo a mostarda e 5 colheres de sopa de água e volte a mexer tudo muito bem. Por fim, adicione as especiarias e envolva. 

Numa tabuleiro ou tigela bem grande, coloque o frango e envolta a marinada com as mãos, não esquecendo o interior do frango. Deixe a marinar pelo menos 1 hora.

Num tabuleiro próprio para forno coloque o frango e no seu interior 2 dentes de alho descascados e esmagados, 1 limão e 1 colher de sopa de manteiga com sal. À volta do frango junte umas batatinhas em gomos. Por fim, junte 5 colheres de sopa de água na tigela onde marinou o frango, envolva com o que ficou agarrado às paredes da tigelas e regue o frango e as batatas, polvilhe com um pouco de sal e leve ao lume a 180º pelo menos durante 1h e 20 minutos ou até verificar que o frango está bem cozido.

Sirva com uma salada ou este couscous de espelta.

Bom apetite!



6 comentários:

  1. Preciso fazer isso lá em casa... só falta a coragem!!! O franguinho, sim, muito muito bom aspecto e muita curiosidade por essa especiaria.
    Beijinho e bom regresso :-)
    C

    ResponderEliminar
  2. Aiiii Sandra, o que eu estava a rezar para publicares esta mistura de especiarias.
    Como sabes o frasco que me deste está nas últimas e tenho mesmo e repôr o stock rapidamente, pois é MARAVILHOSA esta tua mistura e estou super viciada!
    Sua Spice Queen!!
    AMO de paixão esta mistura e sei bem o quanto fica magnífica no frango, pois é onde mais a utilizo.
    Quanto ao teu Marmitinho ter-se portado lindamente, isso já se antevia, pois embora não o conheça pessoalemte, esse teu "foodiesinho" promete e muito, lol.
    A quantidade de especiaras que reduziste da tua dispensa, essa deixa-me a pensar e tens de fazer um post com método, pois eu sou uma desgraça... arrecado tudo e em quantidades duplicadas...:(((...
    Beijinhos e obrigada por tão maravilhosas especiarias e iguarias,
    Lia


    ResponderEliminar
  3. Engraçado quando estava a ler o post pensei cá para comigo se a Sandra não seria a pessoa que a Lia tanto elogia acerca das misturas das especiarias. Até tinha pensado q iria pesquisar qdo acabasse de ler o post. Pois não foi preciso, ali estava a Lia a comprovar as minhas suspeitas! Já copiei a receita e claro está vou fazer mas tb vou dar uma volta mais alargada pelo blog á procura de mais.
    Até breve
    Ana

    ResponderEliminar
  4. O frango está com óptimo aspecto - e a marinada é um interessante conjunto de sabores. Fiquei curioso e com vontade de experimentar :)

    ResponderEliminar
  5. Realmente, o frango está com um aspecto fantástico! Adoro masalas, novas receitas são sempre vem-vindas!

    Abs,

    ResponderEliminar
  6. Já fiz duas vezes esta receita e fica óptima! Usei frango já partido e deixei em marinada de um dia para o outro. Recomendo muito!

    ResponderEliminar