Cachorros para toda a família


Mais uma semana a começar e mais uma receita para partilhar :) 

Hoje trago uma refeição que é ideal para toda a família. Acho que não conheço ninguém que não goste de cachorros quentes. Normalmente é algo que não temos por hábito fazer em casa, vamos comer a roulotes ou numa festa qualquer, quase sempre fora de casa. Eu sempre fiz cachorros cá em casa, aliás já os fazia em casa dos meus pais, usando uma tostadeira para prensar o pão e as salsichas. Que saudades que tenho de quando as minhas únicas preocupações eram

gravar filmes na TV e fazer a minha cama todos os dias.

Hoje trago uma versão bem diferente da que estamos habituados a comer na rua. Esta é mais saudável, colorida e divertida de "montar". Foram-me dadas a provar as novas salsichas de frango e perú da Nobre com baixo teor de gordura, são maravilhosas. São uma gama de salsichas com menos de 3% de gordura, sem aditivos, lactose e glúten. Têm tudo para dar um bom resultado, não acham?

Decidi criar 3 variedades diferentes de cachorro, todas muito saudáveis, as salsichas foram apenas grelhadas sem qualquer tipo de gordura. Para acompanhar a refeição não podia faltar uma batatinha, sei que as podia ter assado no formo, mas comer um cachorro sem batata crocante não é a mesma coisa, certo? Usei batata doce e fritei em azeite para ser mais saudável. 

As combinações podem ser infinitas, eu decidi juntar às salsichas ingredientes que trouxessem alguma frescura e algum crocante que é algo que para mim é essencial num bom cachorro. Saboreiem as minhas sugestões enquanto ainda temos bom tempo. Recomendo para levarem para um piquenique com a pequenada, mas experimentem rápido que não tarda estamos no Natal :D

Bom proveito!


.  Receitas para um total de 9 cachorros . 

. Cachorro com cebola caramelizada e courgette . 

Ingredientes:
3 salsichas de peru Baixo Teor de Gordura da Nobre
3 pães de cereais
2 cebolas roxas
1/2 colher de sopa de vinagre balsâmico em creme
1 fio de mel
sal, pimenta preta e mostarda em grão
1 courgette 
2 fatias de queijo mozzarela baixo em gordura
1 abacate pequeno temperado

Numa frigideira anti aderente adicione as cebolas roxas laminadas e salteie até ficarem translúcidas. Junte o vinagre balsâmico, o mel e envolva. Tempere e adicione um pouco de água caso sinta que a cebola fica muito seca, e deixe cozinhar até e ficar tenra.

Numa frigideira para grelhar, corte a courgette em laminas, tempere com sal, pimenta, mostarda em grão e leve a grelhar uns minutos em ambos os lados até ficarem bem douradas.

Corte o queijo em fatias finas (largura de um dedo) e reserve. Grelhe as salsichas inteiras na mesma frigideira  das courgettes até ficarem bem quentes e de seguida enrole as fatias do queijo. 

Abra o pão, adicione a cebola caramelizada como base, junte as fatias das courgettes à volta e por fim coloque a salsicha como queijo enrolado e já um pouco derretido. Cubra com umas fatias de abacate em cubos previamente temperado com sal, azeite e umas gotas de sumo de limão, para dar um toque de frescura


. Cachorro com húmus e rúcula .

Ingredientes:
3 salsichas de frango Baixo Teor de Gordura da Nobre
3 pães de cereais
1 lata de grão cozido (410 gr)
1 fio de azeite
sal, pimenta rosa q. b.
1 pitada uma especiaria a gosto (usei esta)
3 fatias de presunto
3 mãos cheias de rúcula selvagem
3 fatias de abacaxi fresco
2 colheres de sopa de coentros frescos picados

Num robot de cozinha coloque o grão cozido, 3 colheres de sopa de água, 1 fio de azeite, sal, pimenta e a especiaria, triture tudo até ficar uma pasta cremosa e reserve.

Numa frigideira anti aderente bem quente e sem qualquer gordura, adicione o presunto cortado em tiras bem finas e pequenas e deixe saltear até ficar crocante. Retire e deixe repousar por cima de papel de cozinha até esfriar.

Corte o abacaxi em pequenos cubos, envolva-o com os coentros picados e reserve.

Grelhe as salsichas inteiras numa frigideira para grelhar  sem qualquer gordura.

Abra o pão e com ajuda de uma uma colher barre o húmus na base, junte a salsicha grelhada, a rúcula o abacaxi e finalize com o presunto crocante por cima, esta vai-vos fazer lembrar a praia.


. Cachorro com tomate e abacate .

Ingredientes:
3 salsichas de frango Baixo Teor de Gordura da Nobre 
3 pães de cereais 
1 fio de azeite 
1 dente de alho
2 tomates maduros
1 cebolinha
1 colher de sopa de tomate concentrado em pasta
1/2 colher de sopa de açúcar mascavado escuro
sal e pimenta preta
3 fatias de Peito de Peru Extra Original da Nobre
1 abacate
1 colher de sopa de mostarda Dijon
1 colher de sopa de iogurte natural

Numa panela pequena comece por fazer o molho de tomate caseiro. Colocando os seguintes ingredientes todos de uma vez em lume brando (azeite, alho laminado, os tomates sem pele e cortados em pedaços pequenos e cebolinha picada). Deixe levantar fervura e com ajuda de uma colher de pau, esmague os pedaços do tomate grosseiramente. Adicione o tomate concentrado, o açúcar e tempere com sal, pimenta e deixe ao lume até apurar o molho.

Para fazer o molho branco, basta adicionar numa tigela, a mostarda Dijon, o iogurte natural, 1 fio de azeite, 1 colher de sopa de água, tempere a gosto e mexa tudo com uma vara de arames.

Retire do lume e leve a uma liquidificadora ou robot de cozinha para que o molho fique cremoso.

Grelhe as salsichas inteiras numa frigideira própria para grelhar até ficarem bem quentes de douradas e reserve.

Abra o pão e com ajuda de uma uma colher barre o molho de tomate, coloque uma fatia de peito de peru e envolva uma salsicha, adicione uns cubos de abacate temperado com sal, um fio de azeite e umas gotas de limão e com as mãos esmague umas chips de batata-doce por cima.

Regue com o molho branco e mais um pouco de molho de tomate.


. Chips de batata doce .

Ingredientes:
3 batatas doces grandes
azeite q.b.
sal 
oregãos em pó

Lave muito bem as batatas, seque-as com um pano de cozinha e com uma mandolina corte fatias finas e homogéneas.

Numa caçarola ou panela própria para fritar, leve ao lume uma grande quantidade de azeite e quando estiver quente, frite as batatas.

Depois de fritas, coloque-as em papel absorvente e tempere com sal e oregãos.


2 comentários:

  1. Esses cachorros ficaram divinais.
    Quando faço cá em casa usamos os recheios comuns: cebola frita, milho e cogumelos mas adorei as tuas sugestões.
    Levo comigo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/10/sopa-de-castanhas.html

    ResponderEliminar
  2. Cá em casa só entram salsichas de aves...
    Estas ainda não tinha visto! :-) É para já!

    Bjitos e bom dia
    C

    ResponderEliminar