Tagine de legumes e carne de vaca








É oficial chegou o frio, não há volta a dar! Vá pronto, ainda não é aquele frio que gela os ossos ou que nos faz levar a mantinha para à frente da TV, mas é aquele que nos dá vontade de voltar às receitas de forno, à tagine e a perfumar a cozinha com cheiros fortes. São das coisas que tenho saudades durante no verão.

Hoje trago uma receita demorada, não que dê trabalho na execução, demora é algum tempo a cozinhar, basicamente é deixá-la ficar e ir lá de vez enquanto mexer e ver se não precisa de um pouco mais de água. É óptima para fazer num domingo em que temos visitas em casa, para impressionar e dizer que cozinhamos numa tagine, mas claro que podem fazer esta receita numa panela comum. 

Vamos lá começar uma semana bem perfumada, com energia porque "the winter is coming" - Nota-se muito que basicamente andei dois meses a devorar 7 temporadas da Guerra dos Tronos, nota? 


.  Receita para 4 pessoas .
Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola
4 dentes de alho
1 cenoura
1 alho francês pequeno
1 nabo
500 gr de carne de vaca aos cubo
Pimenta q.b.
1 colher de café de ras el hanout (ver receita aqui)
Sal (eu usei salicornia)

Bouquet garni:
1 rama de manjericão
2 ramas de coentros
2 ramas de tomilho laranja
4 ramos de salicornia

Numa panela tagine ou de ferro fundido, coloque o azeite e por cima uma cama de legumes: cebola e alho francês as rodelas, dentes de alhos laminados, o nabo aos cubos e a cenoura as rodelas. Junte a carne, o bouquet garni, tempere a gosto e regue com água até cobrir a carne.

Deixe cozinhar lentamente durante pelo menos 2h30 com o lume bem baixo. Dê uma olhadela de vez enquanto e envolta a carne com os legumes, antes de desligar verifique os temperos, retire o bouquet e sirva com um purê!

Viva aos dias frios que nos deixam sentir este perfume!


Sem comentários:

Enviar um comentário