Chimichurri caseiro (o meu)


Olá a todos, hoje trago mais uma receita para acabar a semana. Desta vez trago uma mistura de ervas aromáticas que conheci pela primeira vez em seco, como especiaria. Comprei numa daquelas feiras medievais cá da margem sul, naquelas bancas cheias de especiarias encontrei uma mistura que dizia chimichurri, fiquei bastante curiosa pelo nome que desconhecia na altura e adorei. A especiaria acabou num instante e mais tarde, numa breve pesquisa pela internet percebi que este tipo de mistura era usada principalmente como molho fresco! Foi então altura de criar o meu chimichurri caseiro. Ora aqui vai uma receita adaptada com o que tinha cá em casa, espero que gostem.

Podem usar este molho como marinada, como um pesto para uma massa, para dar um sabor extra a um molho de um refogado, ou como bem intenderem, pois o que interessa mesmo é usar :)

Nesta receita usei como marinada de um frango daqueles sem osso que um amigo nosso nos preparou como na altura viram aqui, depois foi só rechear o frango a gosto, espalhar mais um pouco do molho por cima da pele e levar ao forno.

Nem imaginam o perfume que ficou a minha cozinha:)

Bom fim de semana!


. Rende 180 ml .

Ingredientes:
1 colher de sopa de pimenta preta 
2 dentes de alho 
1 cebolinha roxa 
2 colheres de sopa de oregãos frescos 
1/2 malagueta das grandes 
1/4 pimento vermelho 
1 colher de sopa de paprika 
2 molhos de coentros frescos (100 gr) 
1/2 colher de sopa de sal 
1 colher de sopa de mostarda Dijon 
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto 
100ml de azeite extra virgem 
1/2 sumo de um limão (pequeno) 
2 colheres de sopa de mel 

Num moedor de especiarias ou 123, coloque o sal, a pimenta, a paprika, os oregãos e pique até fazer pó, reserve.

Num robot de cozinha, coloque a cebola, o dente de alho, o pimento, a malagueta e os coentros é pique tudo até fazer uma pasta homogênea. Junte os ingredientes em pó reservados e adicione os restantes ingredientes líquidos, o sumo do limão, o mel, a mostarda, azeite e vinagre.

Pique tudo muito bem até atingir uma consistência igual de um iogurte grego. Se achar que não consegue apenas com os ingredientes líquidos, vá adicionando uma colher de sopa de água.

Reserve no frigorífico e utilize onde quiser, o meu durou uma semana!


1 comentário:

  1. Já usei acho que era da marca Margão, mas esse tenho a certeza que deve ser bem melhor.
    Vou levar a receita pois os ingredientes até nem são dificeis de encontrar.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar