Entrecosto com mostarda e arroz de pimento


Olá a todos, já estamos em fevereiro? Como é que isto passou tão rápido, expliquem-me?

Por aqui tenho andado com um bocado de frio, mas acho que não sou a única! Hoje trago uma receita para aquecer as vossas cozinhas. Sabe tão bem nestes dias mais frios deixar cozinhar lentamente uma  peça de carne para fique bem tenrinha! Deixa um aroma fantástico na cozinha mas neste caso a mostarda ajudou! Conheço muita gente que não gosta de mostarda Dijon, quem já me segue algum tempo sabe que eu já não vivo sem ela (há provas aqui), foi daquelas iguarias que comecei a usar quando conheci o meu marido e desde então nunca mais consumi outra mostarda, ainda houve uma altura que comprei mostarda Inglesa em pó, de tanto ver a Sophie usar nos seus pratos, mas acabou o frasco e nunca mais me lembrei dela sem ser agora!

Mas adiante a mostarda Dijon para mim não serve apenas para molhar nas batatas fritas, ou meter num prego, serve para dar personalidade aos molhos, para untar um pedaço de carne para o forno, para fazer vinagrettes daqueles maravilhosos, não vivo sem ela mesmo!

Hoje envolvi-a com um entrecosto bem tenrinho e um toque a mel, haverá melhor combinação? Se calhar até há :) Mas esta já é um clássico cá em casa, por isso, tinha de partilhar convosco!

Bom apetite e boa semana!

Nota: Para aos anti-mostarda Dijon, experimentem comprar uma embalagem pequenina e em vez de a provarem como se de maionese se tratasse, envolvam-na em molhos e verão as vossas vidas a mudar, a minha mudou! :)


.  Receita para 4 pessoas .

Ingredientes carne:
1 fio de azeite
1kg de entrecosto cortado
1 cebola
5 dentes de alho esmagados
2 folhas de louro
4 ramas de oregaos frescos
Sal
Pimenta
2 colheres de chá de Sementes de mostarda (usei brancas e pretas)
Paprika a gosto
20 cl de uma cerveja
I colher de sopa de mostarda Dijon
1/2 colher de sopa de mel

Numa caçarola ou panela coloque, um fio de azeite e deixar aquecer bem. De seguida junte o entrecosto e deixe ganhar um pouco de cor, adicione a cebola, o alho, as folhas de louro e os oregãos e deixe cozinhar mais uns minutos. Regue com cerveja, tempere com sal, pimenta, as sementes de mostarda, a paprika e a mostarda Dijon, o mel e deixe cozinhar em lume branco durante 45 min.

Ingredientes arroz:
400 gr de arroz basmati
1 pimento vermelho pequeno
1/2 cebola pequena
2 dentes de alho
Sal
Azeite

Numa panela adicione o azeite, a cebola picada, o alho e o pimento cortado em pedaços grosseiros e saltei durante 5 minutos, tire do lume e pique tudo ligeiramente na Bimby ou numa picadora. Junte o  arroz, tempere com sal e regue com a água. Eu confesso que faço o meu arroz seco sempre na Bimby mas quando fazia na panela a minha medida era mais 2 vezes e 1/2 a medida do arroz de água.


1 comentário:

  1. Que bela sugestão que nos trazes,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar