Sopa de coentros simples

Acho que todos sabem o quanto eu adoro utilizar nas minhas receitas ervas aromáticas frescas. Maior parte delas são semeadas cá em casa, vou tentar postar futuramente receitas com algumas ervas que vão crescendo na minha varanda em pequenos vasos, hoje trago os coentros:

Coentro: (Coriandrum sativum) é uma planta glabra, da família Apiaceae, de flores róseas ou alvas, pequenas e aromáticas, cujo fruto é diaquênio, e cuja folha, usada como tempero ou condimento, exala odor característico.
O coentro é muito utilizado na culinária brasileira nordestina e tambem na região norte. Em Portugal é muito utilizado, por exemplo na cozinha Alentejana e noutras regiões do sul do País. No norte é praticamente ignorado. Originário do sul da Europa e do Oriente Médio, o coentro já era conhecido e utilizado pelos egípcios, não como tempero, mas como planta medicinal (a ele se atribuíam propriedades digestivas, calmantes e, quando usado externamente, para alívio de dores das articulações e reumatismo), além de possuir efeito anafrodisíaco. 
Sementeira: Os Coentros semeiam-se no seu lugar definitivo desde meados da Primavera até príncipios do Verão, em fileiras com uma separação de cerca de 30 cm.
 O vaso dos coentros ainda em crescimento (março 2011)

Ingredientes:
4 batatas grandes
1 cebola
1 alho,
sal, azeite q.b.
1 molho de coentros


Cozer muito bem as batatas, com a cebola, o alho e um pouco de coentros. Assim que tiver tudo cozido, passar com a varinha magica e temperar com azeite e sal a gosto, deixar mais uns minutos em lume brando e colocar os restantes coentros bem picados.
É super simples, apesar de também adorar acrescentar um pouco de com ovo e pão torrado... Esta versão ficou mais simples, adoro o aroma dos coentros é sem dúvida a minha erva de eleição!
























7 comentários:

  1. Adoro! No sábado tb plantei coentros, mas faço sempre em vasos pequenos e qd crescem ficam muito frágeis. Não sei se haverá alguma técnica especial.

    ResponderEliminar
  2. Esta sopa se ve deliciosa. Ves... ya me has tentado.

    Besos.

    ResponderEliminar
  3. Eu coloco coentros em quase tudo, também tenho algumas ervas semeadas, vamos ver se se aguentam.
    E nas sopas as ervinhas não podem faltar
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Marmita,
    Que bela sopinha... Também plantei algumas ervoras aromáticas no jardim... Ja estão grandinhas, mas não tão cheias como as tuas. As tuas estão tão lindas e verdinhas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que delícia de sopa. sou apaixonada por coentros. ah, mas nao consigo cresce-los em casa. morrem sempre. uma tristeza. voce tem algum truque?? Os teus estão lindos

    ResponderEliminar
  6. Valentina.. tens de os colocar ao sol, e regar regularmente, estás mesmo a plantar em casa ou numa varanda? beijos

    ResponderEliminar
  7. Coentros, que coisa boa (eu gosto muito mais que salsa
    :)

    ResponderEliminar