Hoje trago mais uma erva da minha varanda e uma receita a acompanhar!
Cebolinho: Allium schoenoprasum, conhecido popularmente como cebolinha, cebolinha-francesa ou cebolinho em Portugal, é uma planta originária da Europa.
É uma planta vivaz que se desenvolve em tufos muito densos. Apresenta folhas verde escuras, roliças, que atingem no máximo 30 cm de altura. Em Junho cobrem-se de flores rosa-pálido semelhantes a pompons. Estas flores devem ser imediatamente retiradas para que as novas folhas possam rebentar. As folhas frescas têm um agradável e suave sabor a cebola, sendo especialmente utilizadas cruas em saladas, em pastas de queijo fresco e também em pratos de ovos e queijo. O cebolinho é também muito apreciado no molho tártaro.
Sementeira: O cebolinho é de fácil cultivo em qualquer terra de jardim ou em vasos, de preferência perto da cozinha, gosta de ser bem regado. Pode ser semeado ou propagado por divisão de raízes. Morre no Iinverno mas volta a rebentar na Primavera.
O vaso do cebolinho já com algumas flores (abril 2011)
Ingredientes:
5 batatas grandes
1 courgette
1 dente de alho
3 ovos
200 ml de creme fraîche
1 bola de queijo mozzarella fresco
margarina q.b.
flor de sal, pimenta, noz moscada, coentros em pó
cebolinho
Cortar as batatas e a courgette o mais fina que conseguir, passar um dente de alho pelo pirex e depois untar com margarina, colocar as batatas e as courgetes alternado com pedaços grosseiros de queijo mozzarella desfiado. Bater os ovos com a vara de arame e temperar a gosto, eu coloquei, flor de sal, pimenta acabada de moer, uma pitada de noz moscada e coentros em pó, mexer nomamente, juntar o creme fresh e algum do cebolinho tambem. Deitar o molho sobre o pirex, com mais pouco de mozzarella e cebolinho por cima, levar oa fono a 200º durante 45 min.
O aspecto é divino!
ResponderEliminarGosto muito de ter as minhas próprias ervas aromáticas, mas o cebolinho não tenho, é a próxima planta que vou adquirir!
Beijinhos
Que rica se ve esta receta, me encantan las patatas, los calabacines no tanto pero así todo mezclado seguro que me lo como.
ResponderEliminarUN besín.
O teu gratinado está com um aspecto delicioso!
ResponderEliminarESSE GRATINADO FICOU UMA DELICIA.
ResponderEliminarEU NÃO POSSO TER ESSAS COISAS O MEU GATO COME TUDO, SE DEIXO NA COZINHA ELE COME , SE PONHO NUM VASO NA VARANDA E VAI E COME.
TENHO UM VASO COM PIRI-PIRI QUE ME DERAM A SEMANA PASSADA E ELE JÁ COMEÇOU A COMER AS FOLHAS.
BJS
Essa horta está um espectaculo, não consigo aguentar o cebolinho, seca muito rápido. A receita está optima, tal como a agricultura ai de casa
ResponderEliminarUm beijinho
Obrigada pelos comentários... o cebolinho é de facto uma erva maravilhosa.. e dura muito tempo, podem até mesmo já comprar aqueles que se vendem nos hipermercados, plantam e vão ver que pega que é um instante..
ResponderEliminarGisela, tenta regar todos os dias e colocar mais à sombrinha!
beijos!
O teu gratinado ficou uma delicia, eu também tenho em casa uma horta de ervas aromaticas, ando sempre á procura e sempre que vejo uma que nao tenho... lá vai ela para a minha varanda/quintal, felizmente os meus gatos nao têm por costume comer as ervas... :)))
ResponderEliminarse quiseres passar pelo meu cantinho estás á vontade!!!
Ja me fiz tua seguidora para nao perder pitada!
Beijinhos
Era algo que adorava ter num vaso mas nunca consegui que vingasse! Este gratinado está fabuloso, adoro batatas e courgette :)
ResponderEliminarUau, que linda a flor e prato!
ResponderEliminarEu com certeza adoraria passar por aí pra fazer aquelas panquecas e ficar pra um almoço com essas batatas. hehe
Beijos!
que bela receita Marmita, e eu que adoro cebolinho! :-) beijinhos
ResponderEliminarque delícia! Adorei a bomcinação!
ResponderEliminarGostei muito do teu blog... que pena não ter conhecido antes!
ResponderEliminarJá marquei receita para fazer brevemente!
Parabéns, lindo cantinho!