Lembro-me como fosse ontem da primeira vez que vi a Joana, foi num workshop de fotografia de culinária onde estavam outras bloggers e eu tinha combinado conhecer a Ana, autora do blog Tapas na Língua. Ela disse-me na altura que levava uma amiga e essa amiga era a Joana. Fiquei rendida ao encanto desta rapariga nos primeiros minutos. Tinha um blog tal como todas nós, mas ainda com uns meses dizia ela. Adorei a sua energia e a boa disposição, disse-me que era vegetariana já alguns anos. Sempre adorei conversar com pessoas vegetarianas, descobrir o que as motiva para darem esse passo tão importante na vida, os dois dias do workshop acabaram por ser um verdadeiro flop fotográfico, mas as risadas foram muitas acreditem.
Tive uma colega de trabalho que era vegan (daquelas mesmo à séria), sempre adorei pessoas que numa sociedade com tantos vícios e modas como a nossa conseguirem ser fiéis e seguir um principio durante anos a fio, sem recaídas e arrependimentos. Já por aqui disse que era incapaz de ser vegetariana, sou demasiada apaixonada por marisco e frango, no entanto, admiro muito quem o é e de vez enquanto até gosto de introduzir algumas receitas vegetarianas no menu cá por casa (ele refila, mas já estou habituada).
Ao longo destes anos vi o blog da Joana crescer e dele um livro muito bonito nascer. Acho que está muito bem construído e será com toda a certeza uma bíblia para quem procura uma alimentação saudável ou permanecer no mundo vegetariano com óptimas receitas. Já tive a oportunidade de lhe dar os parabéns pessoalmente por este livro, mas hoje estou aqui para partilhar convosco uma receita, são umas trufas energéticas e cheias e sabor para vegetarianos e não só. Eu como sou uma gulosa por natureza adociquei um pouco as trufas, eu sei que a Joana não leva a mal.
Fica a receita e o aviso da autora do livro: Quem conseguir comer só uma não é deste mundo! Como é lógico eu sou deste mundo, porque uma delas nem chegou ao fim da sessão fotográfica.... Nem à ultima fase do frigorífico foi aliás :)
Ingredientes:
. Trufas
70g de avelãs
6 tâmaras, sem caroço
1 colher de sopa de óleo de coco, derretido
3 colheres de sopa de cacau cru (eu usei do normal)
1/2 colher de chá de canela em pó
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de xarope de milho (opcional)
. As minhas coberturas:
Cacau em pó
Açúcar de coco
Granola
Papaia cristalizada
. Ideias para cobertura da Joana Alves
Cacau cru em pó
Coco ralado
Avelãs moídas
Bagas de goji moídas
Sementes de Sésamo
Pré-aquecer o forno a 150º.
Se as tâmaras estiverem muito secas, demolhar uns minutos em água.
Dispor as avelãs num tabuleiro sem sobrepor e levar ao forno entre 10 a 15 minutos, vigiando de vez em quando para não queimar. Quando estiverem bem tostadinhas, retirar e deixar arrefecer um pouco,
Embrulhar as avelãs num pano grosso e esfregar de forma a soltar as peles.
Colocar as avelãs num processador de alimentos e picar até obter uma farinha grossa. Com o processador sempre ligado colocar as tâmaras uma a uma. Adicionar o óleo de coco, o cacau, a canela e o sal, e misturar até formar uma massa, adicionar o xarope de milho (se forem gulosos como eu).
Colocar a mistura numa tigela e levar ao frigorifico entre 30 a 60 minutos. Formar as trufas fazendo bolinhas com a massa. Passar as trufas pelas vossas coberturas preferidas.
Pois, eu duvido que também conseguisse terminar a sessão sem as devorar :) Não conheço a Joana mas também sou fã do trabalho dela :)
ResponderEliminarGrande beijinho
Essas trufas devem ser deliciosas! Beijinhos
ResponderEliminarEu começo a achar que sou de outro mundo :P Sou naturalmente não gulosa, e o chocolate é daqueles ingredientes que não me movem/comovem/inspiram. Gosto de coisas doces, mas a minha onda é mais os cremes.... sou doida por cremes :P
ResponderEliminarNão conheço a Joana, mas do que já li sobre o livro dela, pertence seguramente à categoria "must have".
Também gosto de introduzir receitas vegetarianas de vez em quando na dieta lá de casa, mas acho que não conseguia ser uma vegetariana a tempo inteiro. Também sou uma apaixonada por carne e peixe.
Beijinhos
Marta
Que trufas lindissimas... e que fotos divinais!! Existem sempre receitas lindas neste blog :P
ResponderEliminarTambém eu acredito que cozinhar é um acto de amor, uma forma de colocar-mos nos alimentos o sentimento que temos por alguém!!
https://deaprendizachef.blogspot.com/
Olá Sandra,
ResponderEliminarEu nunca conseguiria ser vegetariana (a menos que a isso fosse obrigada, claro), pois adoro carne e peixe.
Dito isto, também adoro refeições vegetarianas e faço-as cada vez mais frequentemente cá em casa mas sem fundamentalismos, modas ou opções de vida e sim por puro prazer.
Estas trufas, embora como sabes, eu não seja uma chocolate lover, ficaram com um aspecto fabuloso e esses teus toppings ou coberturas, são excelentes.
As fotos estão, especialmente, lindas de morrer!
Um beijinho,
Lia
Adoro trufas e essas estou muito gulosas, gostei imenso da sugestão.
ResponderEliminarGulosoqb
perfeito!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Consegues dar um toque oriental a tudo o que fazes :-)
ResponderEliminarA minha vontade era tornar-me vegetariana, ando tão farta destas comidas, mas a ideia de fazer duas comidas diferentes todos os dias "cansa-me" e cá por casa não iam achar piadinha nenhuma :-(
Já tenho o livro, pena não ter chegado a tempo da Joana lhe fazer o "rabisco", mas oportunidades não hão-de faltar, espero!
As trufas... sim, agradam-me, só preciso de saber onde arranjar açúcar de côco ;-)
Beijinho
C
Que lindas trufas,...adorei a receita!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Oh, Sandra. Mas que fotos fantásticas! Essas trufas têm demasiado bom aspecto para eu lhes resistir.
ResponderEliminarBeijinho grande.
Sílvia
Estas trufas são um must! Quero ver se as faço, quem sabe p o Natal ;) Bjinhos.
ResponderEliminarO livro da Joana é mesmo muito bom e estas trufas, pelo aspeto e pelos ingredientes são completamente ao meu gosto, maravilhosas para um pequeno snack :P
ResponderEliminarE pronto as fotos deixaram-me a salivar!
Bjinho ♥