Bacalhau dourado (com batata doce e leite de coco)


Natal, esta quadra que odeio de tanto adorar...

Acho que já expliquei por aqui várias vezes o que sinto pelo Natal. Adoro porque é uma quadra bonita e alegre. Gosto muito da noite da consoada em família e de todo o encanto que essa noite tem para as crianças. No entanto odeio o consumismo, a confusão nas ruas, o ambiente dos centros comerciais, as lojas com decorações natalícias já expostas desde outubro, tão ridículo! Todas essas coisas que não existiam ou que eu não as conseguia "sentir" em criança. 

Outras das coisas que me mete um bocado confusão é o desperdício de comida. Ora imaginemos que somos 10 pessoas a jantar na noite da consoada, porquê fazer comida para 20, ou então, ter 4 sobremesas diferentes se num jantar normal só há duas? E depois ainda há as filhoses, os chocolates e mais outras mil tentações para roer até à meia noite! Não percebo, mas entro no jogo e acabo por ainda fazer mais uma pavlova para ajudar à festa. Se fosse eu a mandar, na noite da consoada continuávamos a comer o bacalhau ou o polvo e no dia 25 fazíamos algo original com os restos e comíamos todos contentinhos.... Mas não! No dia 25 de dezembro alguém ditou em tempos que tem de ser carne e pronto! Esta é a minha frustração, nota-se muito?

Na casa dos meus pais chegamos muitas vezes a fazer pataniscas ou a chamada roupa velha com as sobras do bacalhau da consoada. Mas agora com as diferentes famílias a ir visitar quase sempre em casas diferentes, as coisas já não são assim e noto cada vez mais um grande desperdício de comida nesta quadra.


A receita que trago hoje pode ser feita na noite da consoada para quem quiser algo mais exótico e não gostar de bacalhau cozido. Mas também pode ser servida no dia de Natal para quem quiser aproveitar as sobras do bacalhau do dia anterior.

Um feliz Natal para todos vocês com muita alegria e pouco desperdício de comida, porque para a semana que volta a loucura atrás do marisco. 


Receita para 6 pessoas . 

Ingredientes: 
500 g de bacalhau cozido e desfiado 
1 quilo de batata-doce 
2 colheres de sopa de azeite 
1 cebola roxa 
4 dentes de alho 
1/2 molho de coentros 
3 colheres de sopa de pão (da véspera) ralado 
1 colher de sopa de curcuma em raiz (pode usar açafrão em pó ou filamentos
300 ml de leite de coco 
200 ml de leite de vaca 
40 g de farinha 
40 g de manteiga 
Sal, pimenta e noz-moscada 

Comece por desfiar o bacalhau, retirando todas as espinhas e peles, e reserve. 

Numa picadora adicione um dente de alho pequeno, 2 colheres de sopa de coentros frescos e duas fatias de pão de centeio ou broa de milho do dia anterior. Pique tudo na velocidade mais alta durante 3 segundos e reserve. 

Numa panela com água coza a batata-doce, temperada com sal e um fio de azeite. 

Depois de cozida, escorra e reserve. 

Numa wok, adicione o azeite, pique a cebola, os 3 dentes de alho e deixe saltear até a cebola ficar translúcida e caramelizar um pouco. Junte a batata-doce previamente cozida e envolta. Com ajuda de um garfo ou uma colher própria para esmagar batata, esmague grosseiramente. Caso goste de puré muito bem esmagado leve a um robot de cozinha uns segundos. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. 

Fora do lume, junte o bacalhau, os coentros frescos picados e envolva muito bem ao preparado anterior. Verifique os temperos e reserve. 

Preaqueça o forno a 200º. 

Leve uma caçarola pequena ao lume com o leite de coco, o leite de vaca, o açafrão e a manteiga. Deixe levantar fervura em lume médio e de seguida tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Baixe o lume e adicione a farinha pouco a pouco sem deixar de mexer (vara de arames) até que o molho comece a engrossar. 

Regue o molho ao preparado do bacalhau e da batata doceenvolva e transporte para uma panela baixa ou travessa própria de ir ao forno. 

Polvilhe com o pão ralado e leve ao forno durante 10/15 minutos ou até o pão estar bem torrado e dourado. 

Acompanhe com uma salada a gosto. 

Nota: Pode fazer esta receita com bacalhau seco. Deixe o bacalhau em água pelo menos durante 12 horas, para extrair o sal. Escorra-o bem, retire as espinhas e peles, e leve ao lume na wok uns minutos depois da batata doce estar esmagada, para ganhar o sabor.


3 comentários:

  1. Concordo e partilho todos estes sentimentos. Por isso é que cá em casa não há filhoses, rabanadas e essas mesas de desperdícios que a minha mãe tanto gosta de ter e fazer como símbolo de uma tradição que não faz sentido.
    Fabulosa essa sugestão de bacalhau e pavlova, essa sim, junto-me sempre à festa com pavlovas, lol.
    Um muito feliz natal para ti e família e em especial, para o marmitinho, o seu primeiro natal à séria, lol.
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  2. Mais uma que concorda contigo :)
    No que diz respeito à ementa, eu gosto é de contrariar as tradições e esta tua sugestão parece-me uma excelente alternativa, deve ser dos Deuses!
    Feliz Natal para vocês ♥
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  3. que maravilha de bacalhau :) eu como bacalhau o ano inteiro e é dos pratos k mais adoro. quanto ao Natal tb tenho uam relação de amor-ódio (mais ódio vá lol) cá em casa somos 0 desperdício. tupperwares para todos e nada se estraga hehe beijinho grande*** e boas festas*

    ResponderEliminar