Smoothie de mirtilos e aveia


As minhas manhãs são um contra-relógio para chegar todos os dias a horas ao trabalho, entre preparar-me, preparar o meu filho que é um querido mas já faz birras matinais e adora oferecer-me mudas de fraldas mesmo à ultima da hora. Carregar sacos, mochila, marmita, casacos e depois é costume... Meter-me no carro, esperar que com este frio pegue à primeira, deixá-lo à escolinha e rumar a Lisboa. Nesta correria toda os meus pequenos almoços são sempre os que ficam para depois. Muitas vezes enquanto ele dorme faço (sem fazer muito barulho) um smoothie ou um sumo mais verdinho (sim, já me iniciei nessas coisas dos verdes e estou a gostar). Meto-o dentro da marmita ou caso tenha tempo acompanho-o com uma torrada. Caso não, nos transportes até ao trabalho dou cabo dele.

Este não é verde mas é um smoothie leve que gostaria de partilhar convosco, é óptimo e muito prático para quem tem manhãs como a minha ou piores. Ainda lhe juntei uns morangos que por mais estranho que pareça andam muito bons, normalmente não se conseguem encontrar morangos doces tão cedo nos hipermercados, até estranhei. Ok, são gigantes e parecem vindos de filmes de animação de tão perfeitinhos, mas para matar as saudades servem muito bem.

Aqui vai a receita, bom fim de semana!



. Receita para 2 pessoas . 

Ingredientes: 
1/2 chávena de aveia em flocos (usei integral)
1/2 chávena de água
1/4 chávena de leite (usei de amêndoa)
1 lasca de gengibre fresco
1 pitada de baunilha em pó 
1 iogurte natural
5 morangos
1/2 chávena de mirtilos
4 tamaras medjool (sem caroço)

Coloque a aveia e as tâmaras em a água e deixe durante 30 minutos antes de preparar o smoothie.

Retire e escorra as tâmaras e a aveia da água e coloque  junto aos restantes ingredientes numa liquidificadora  ou robot de cozinha e triture até ficar homogéneo.

Caso não tenha usado as tâmaras, adoce com o mel a gosto e sirva bem fresco.


6 comentários:

  1. Gostei da combinação de ingredientes, ficou com uma cor linda , tenho a certeza que ia gostar.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Boa noite a água que está descrita nos ingredientes è p juntar ao smoothie ou apenas para demolhar a aveia? Está terá de ser escorrida antes de bater no liquidificador certo? Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Sim, a água onde a aveia e as tâmaras repousam eu mando fora, a outra junto quando trituro tudo na liquidificadora, para mais ficar um smoothie demasiado espesso. Beijos

      Eliminar
  3. As minhas manhãs, apesar dos meninos já serem crescidos, não são muito diferentes da tua.
    Não tenho bebés, mas tenho um cachorro! E entre passeio e saquinho que faz o papel de fralda, é mesmo preciso muita organização. É realmente, nada como um sumo verde, ou rosa, ou mesmo amarelinho.
    O tempo e experiência ajuda no método 😊
    Beijinhos grandes
    C

    ResponderEliminar
  4. Que fotografias lindas! Também gosto muito de smoothies, mas talvez mais no Verão bem fresquinhos e saborosos :) Gostei muito da publicação, beijinho

    ResponderEliminar
  5. Adoro as fotos e a sugestão!!!
    Fiquei a seguir o blog! Beijinho
    Espreita o meu blog "As várias faces da ginja"

    ResponderEliminar