Caril de frango


Fiz esta receita e fotografias ainda na China, digo ainda porque efetivamente regressámos a semana passada, foi uma verdadeira loucura nunca fiz uma mala de viagem tão rapidamente na vida. Não tencionávamos voltar porque ao contrário do que a comunicação divulga, desde já digo que é muito mais assustador e por vezes ridículo, na nossa província as coisas estão a começar andar, não há perigo e nem fronteiras cortadas e aos poucos as coisas estão a começar a voltar à normalidade. As escolas reabrem dia 17 de fevereiro e as entregas já começam a ser feitas. Até o meu pão maravilhoso vai recomeçar a ser entregue esta semana. A meu ver o governo Chinês esteve a controlar a situação bastante bem e ao ter alargado os feriados do ano novo chinês (que criou o tal caos da pouca alimentação) fez com que a situação se tornasse muito menos grave.

Voltámos porque a empresa do meu marido assim nos permitiu, apenas por segurança e burocracias empresariais, mas em breve voltaremos todos para a China.

O Inverno na China é muito diferente do Inverno Português, da minha experiência que ainda é pouca porque só vou no segundo inverno, começa a ficar mais fresco em Dezembro mas depois esfria muito rapidamente. Imaginem começarmos o dia com 6ºc e depois de almoço termos uns 20ºc é realmente muito estranho. Há alturas em que parece que vivemos as 4 estações do ano apenas num dia. Mas sabe bem quando vem o frio, porque o verão é muito duro, é muito húmido e quente, temos de ter sempre o ar condicionado ligado senão passamos muito mal, bem diferente do verão de Portugal.

Caril para mim é uma refeição para todo o ano, não me importo de o comer no Verão porque acompanhado de uma limonada é maravilhoso. Faço muitas vezes caril cá em casa, ultimamente até tenho feito com esparguete, mas com arroz é sempre mais saboroso. Gosto também de adicionar maçã, aprendi esta dica com uma colega de trabalho, fica saboroso no caril de gambas por exemplo. 

Nesta receita adicionei antes grão, um pouco devido ao clima que se viveu na China nas últimas semanas e da correria que houve até aos supermercados, acabei eu também por meter umas leguminosas que trouxe de Portugal a demolhar e a cozer, para ter congeladas durante mais tempo e acabou por me sobrar um bocado de grão que adicionei neste caril e numa sopa para os mais novos.


* Receita para 4 pessoas

Ingredientes caril:
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de caril em pó
190 g de cebola branca
1 talo de aipo (10cm)
5 g de gengibre fresco 
2 dentes de alho
120 g de tomate 
4 fatias de bacon
2 peitos de frango sem pele
50ml de vinho branco
sal q.b.
250 g de grão de bico cozido
200 ml de leite de coco biológico
1 colher de sopa de coentros frescos

Numa panela grande aqueça o azeite e adicione o caril, deixe alourar uns segundos para libertar os óleos e de seguida junte a cebola picada, o alho e aipo picados, deixe alourar até a cebola ficar translúcida e junte os tomates adicione também 2/4 colheres de sopa de água tépida e deixe cozinhar até o tomate ficar desfeito. Retire e coloque o preparado numa liquidificadora, junte mais um pouco de água se achar que não vá triturar bem, triture e reserve.

No mesmo tacho, sem ser necessário limpar e nem colocar nenhuma gordura, ligue o lume e quando o tacho estiver bem quente junte o bacon cortado em pedaços grosseiros, deixe aloirar e libertar a gordura, de seguida junte o frango cortado em pedaços pequenos e misture bem até a carne aloirar.

Depois do frango estar bem tostado, junte o vinho e deixe cozinhar até evaporar. Junte o molho de caril reservado e cozinhe tudo pelo menos uns 20 minutos, até a carne ficar bem cozinhada. 

Coloque o tacho em lume brando e junte o grão de bico, os coentros, o sal e o leite de coco. Deixe cozinhar em lume baixo durante 5 minutos.

Sirva com um pouco de mostarda em grão e uns gomos de limão.

Ingredientes arroz:
50g de cebola branca
1 dente de alho
2 rodelas de gengibre fresco
2 pedaços de aipo (tamanho de um alho)
1 colher de chá de sal
300 g de arroz basmati
1 litro de água

Aqueça num tacho médio o azeite e junte a cebola ficada, o alho, o gengibre, o aipo cortados em pedaços pequenos e deixe refogar uns minutos até a cebola ficar translúcida.  

Junte o arroz, o sal e a água e deixe cozinhar até a água evaporar.

Sirva com o caril


* Bom apetite *


2 comentários:

  1. Mas já descobriram a causa do vírus?
    Que caril maravilhoso!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Adorei a receita do arroz. Hei de testar no próximo caril que fizer. O gengibre nota-se muito? É que os teenagers cá de casa são picky eaters.
    Beijinhos
    Rita

    ResponderEliminar