Queques de cenoura


Lembro-me de ser criança e a minha fazer bolos de iogurte daqueles em que utilizava a caixa do iogurte como medidor para todos os ingredientes. Talvez fizesse 1 bolo em 2 meses se tanto, em casa o hábito era comer pão ao lanche, mas claro, eu chateava sempre a minha mãe para ir comprar bolos caseiros numa pastelaria perto de casa, todas as 4:30 chegavam bolos fresquinhos, por isso raramente comprava um pacote de bolachas no supermercado. 

Não sei se já disse mas na China as bolachas são bastante diferentes. Ou existem as famosas oreos com diversos sabores (que eu nunca dou ao meus filhos porque acho-as umas bombas calóricas), ou outras com sabores estranhos ao nosso paladar (ex. queijo, batata, chá...), ao contrário da minha mãe eu faço bolos todas as semanas, por vezes mais que um. Muito porque o meu marido não come pão ao pequeno-almoço e pede-me sempre bolos simples, sem muito açúcar e claro também porque os meus filhos me pedem, principalmente o mais velho. Estes queques foram feitos para o lanche deles, que ficaram maravilhados com as formas pequeninas, disse-lhes que eram ovos de cenoura, mas que alguns tiveram uma chuva de chocolate.

Aqui vai a receita dos ovinhos de cenoura made in China.




Ingredientes: (rende 30 unidades)
240g de cenoura
4 ovos
110 ml de óleo vegetal (usei de girassol)
150g de açúcar branco
220g de farinha sem fermento
1 e 1/2 colher de chá de fermento para bolos
50g de chocolate preto (70%)

Pré aqueça o forno a 180º.

Unte as formas com manteiga e farinha ou óleo em spray para bolos.

Num liquidificador ou robot de cozinha, coloque a cenoura descascada e partida em pedaços pequenos, ligue a máquina na potência máxima até atingir uma pasta do tipo areia molhada, adicione os ovos, o óleo e o açúcar e bata durante 8 minutos na potência média.

Por fim junte a farinha, o fermento e envolva levemente com uma espátula de silicone, apenas para incorporar a farinha na massa.

Deite na formas e leve ao forno durante 15 minutos a 180º, ou até ficarem douradinhos.

Retire do forno e deixe-os arrefecer por completo numa rede.

Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas e pincele a gosto por cima de cada queque.

Bom apetite!


1 comentário:

  1. Deu vontade de provar!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar