Espetadas com cheiro a Verão

Não sei se a vocês vos acontece-se mas por vezes existem certos cheiros que nos faz lembrar um determinado lugar, uma estação do ano, umas pessoa. Nesta refeição aconteceu-me isso, o cheiro desta espetada fez-me lembrar as ruas de Sesimbra no inicio de noite num sábado, aquele cheirinho dos grelhadores acabadinhos de ligar e da brisa do mar... e como é sempre bom relembrar o Verão aqui vai a receita.

Ingredientes:
8 tiras de pota
2 tomates xuxa
8 cubos de abóbora
8 camarões
flor de sal, pimenta e azeita q.b.
sumo de meia lima
3 colheres de sopa de azeite
coentros q.b.


Molhar os paus da espetada com um pouco de água para não queimar. Cortar a abóbora, o peixe e o tomate em pedaços pequenos descascar o camarão e tirar a cabeça. Colocar um a um no pau a gosto, temperar com um pouco de azeite, sal e pimenta rosa. De seguida grelhar num grelhador 15 min ou até ficar cozido. Enquanto grelha preparar num almofariz um molho com azeite, coentros frescos e o sumo da lima, moer tudo um pouco e pincelar por cima da espetada assim que sair do grelhador. Fica uma delicia acreditem.

Para quem não quiser ligar o grelhador no forno também deve ficar óptimo e até podem acrescentar o molho antes de ir ao forno para não ficar tão seco.










16 comentários:

  1. também há comidas que a mim me fazem lembrar o Verão e esta é uma delas.
    tomara que chegue depressa o calor, pois o Inverno deixa-me deprimida!

    ResponderEliminar
  2. Só de ler a descrição já me fez recuar ao verão passado...obrigada pela viagem ;) Os cheiros levam-nos bem longe sem sairmos do lugar, gostei muito.

    A sugestão está perfeita! Cores lindas e sabores deliciosos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Adoro quando certos pratos e certos cheiros e sabores nos recordam um momento, um lugar, uma pessoa. Esta espetada colorida lembra realmente o Verão, o saudoso Verão.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. É a cara do verão, nota mil!


    www.feijaonoprato.com

    ResponderEliminar
  5. Acontece-me imensas vezes isso, ser transportada para outro local por um cheiro ou um sabor. Gostei imenso das espetadas, devem ser realmente deliciosas! Beijinho

    ResponderEliminar
  6. estao mesmo muito boas pois é fazerem mesmo pensar ao verao quando se fazem essas estao muito boas beijinhos

    ResponderEliminar
  7. QUE DELICIA DE ESPETADAS.
    BJS

    ResponderEliminar
  8. Esta receita cheira mesmo a verão. Não fosse o frio que faz lá fora e eu diria que o Inverno está de malas aviadas. Pelo menos por aqui :)

    ResponderEliminar
  9. Olá,
    Estou espantada pelo facto de só agora conhecer o seu blog pois, com todas estas receitas é um crime passar despercebido. Adoro o aspecto desta espetada e em breve vou experimentar. Mas a minha adoração estende-se a "n" receitas aqui postadas!
    Se me permite, vou adicionar o seu espaço aos meus favoritos. Deixa-me?
    Beijinhos da
    Maria

    ResponderEliminar
  10. Adoro espetadas :) Leva-me logo para aqueles almoços de Verão, as saladas leves, a melancia, o por-do-sol na praia, ai tantas recordações e memórias :)

    ResponderEliminar
  11. Que aspecto excelente!

    ResponderEliminar
  12. Espetadas lembram-me sempre o Verão, as noites quentes, os almoços em família, ai ai que boas recordações :)

    ResponderEliminar
  13. Os cheiros deixam marcas do tempo...que belas espetadas, capazes de abrir o apetite à primeira vista! O teu blog é muito bonito, gosto muito do estilo que lhe deste :) Beijos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo14.1.12

    Uau, que espetinhos lindos! Inspira-me a servir neste Verão! Vim conhecer seu blog hoje e gostei muito! Parabéns! Bom fim de semana! Paula

    ResponderEliminar
  15. Essas espatadas estão fantásticas!!!!!
    Fiquei com saudades do verão!!

    Bjocas

    ResponderEliminar
  16. Vai ser hoje o meu jantar, umas de peixe, outras de lulas. Com batata e couve flor cozida.
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar