Acho que já não é novidade para ninguém que eu ADORO especiarias! Sem elas e as ervas aromáticas a minha cozinha não existiria, não fazia sentido e nem saberia como cozinhar com sabor. Sou uma viciada no que toca a compra das especiarias, estão a ver aquelas senhoras que compram mais de 40 pares de sapatos e ainda não estão satisfeitas? Eu sou assim, mas com especiarias! Muitas das pessoas que vêm cá a casa perguntam se as uso todas... Uso e quando não uso consola-me o coração em saber que ali estão :) Tal como a moda cá em casa também se seguem tendências, o gengibre em tempos era o rei, a mostarda em grão tb já teve a sua época e agora o cravinho já está quase no fim da sua temporada :)
Já não sou assim no que toca às misturas, porque no meio de tantas especiarias que existem por este mundo até agora já encontrei algumas das quais nem consigo suportar o cheiro. O caril por exemplo gosto de ser eu a fazer a minha mistura como viram neste post, a garam masala nem a consigo cheirar e a mais recente compra foi a Ral el hanout.
Ras el hanout é uma mistura de especiarias típica da culinária de Marrocos, mas também usada em todo o Magreb. O seu nome significa "o máximo da minha cozinha", é usado para temperar tagines, couscous, arroz e para marinar carne ou peixe. Percebi que cada vendedor de especiarias tem a sua versão de Ras el hanout, há misturas que levam cerca de 30 especiarias diferentes, com raízes e ervas invulgares por isso pensei, e porque não fazer uma versão só minha, ora aqui vai... ok, sou sincera, tive uma pequena ajuda deste livro com imagens e receitas de cortar a respiração.
Ingredientes: (50 grs)
1 colher de chá de sementes de coentros
6 grãos de cardomomo (só as sementes do interior)
1/2 colher de chá de pimenta rosa
1 colher de chá mostarda em grão preta
1/2 colher de chá de sementes de funcho
2 colheres de chá de paprika doce
1 colher de chá de curcuma
1/2 colher de chá de sal grosso
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de açúcar mascavado
1/2 colher de chá de gengibre
Tostar ligeiramente em lume brando as sementes de coentros, a pimenta, a mostarda e o funcho para libertarem um pouco do seu óleo, de seguida colocar num almofariz, juntar as sementes do interior dos grãos de cardomomo e moer tudo muito bem. Depois de moído passar por um passador bem fino para separar as pequenas cascas por moer e juntar ás restantes especiarias em pó. Moer tudo novamente até que os aromas se fundam entre si e reservar num frasco de vidro bem fechado para que o aroma permaneça o máximo de tempo possível, a minha cheira tão bem ainda :)
Escusado será dizer que em breve vão ter uma receita com esta especiaria.
Escusado será dizer que tenho um armário cheio de especiarias... Mas isto eu não sabia fazer e nem nunca experimentei, pelo que vou seguir as tuas indicações à risca!
ResponderEliminarEsta mistura é, no mínimo, explosiva... ansiosa por experimentar!
Uau! :)
ResponderEliminarTão lindo! Confesso que nem li a receita, fiquei mesmo só a olhar para as cores. lol :) Beijinhos
ResponderEliminarComo fotógrafo tenho que dizer que vc fotografa muito bem. Parabéns!
ResponderEliminarAdorei! Também adoro especiarias e esta mistura deve ser saborosissíma! Fiquei com a receita!
ResponderEliminarBeijinhos
Imagino o cheirinho maravilhoso <3
ResponderEliminarBeijo
Tal como tu adoro especiarias, adoro abrir o armário onde estão e sentir aquele cheirinho...
ResponderEliminarvai já pa wishlist ahahah
ResponderEliminarquanto às especiarias não tenho tantas quanto tu mas também não tenho o Martim Moniz a dois passos hehe
as fotos estão perfeitas, como sempre!
fico ansiosa por ver onde usaste esta mistura :) beijos mil**
Nada como fazer a nossa propria mistura de especiarias, para alem de ficar ao nosso gosto, da para ganharmos asas e passarmos da imaginacao a realidade em termos de aromas e cores. Por acaso nunca fiz mas a paixao com que descreves o teu amor por especiarias tenta imenso uma pessoa a tentar.
ResponderEliminarBeijinhos
Maravilhoso! Tenho um livro enorme de ervas e especiarias que também tem a sua (mais uma!) versão de ras el hanout mas confesso que gosto mais da tua. Sim porque a tua posso fazê-la já, dado que tenho todas as especiarias em casa - sim, também tenho um vício: ervas e especiarias são absolutamente essenciais na minha cozinha e não saberia cozinhar sem elas! Ah, e adoro garam masala (a culpa é da minha costela indiana, lol)
ResponderEliminarEu também adoro especiarias mas costumo comprar as misturas já preparadas aqui em lojas da especialidade!!
ResponderEliminarBeijinhos,
Lia.
também tenho imensas especiarias em casa e adoro! e o ras el hanout é uma maravilha e aquele aroma faz-me sempre voltar às ruelas da medina de Marraquexe :) *
ResponderEliminarDescobri agora o blog e estou maravilhada com as fotografias... são incríveis :D e assim à primeira vista já estão aí umas receitas a piscar-me o olho!!
ResponderEliminarBeijinhos
Identifiquei-me muito com o teu post. A minha cozinha está sempre repleta de especiarias, mesmo que não as use todas, são tesouros para mim. À medida que as vou descobrindo, o espaço para as guardar vai diminuindo e as que gosto nunca passam de moda. Tenho frascos desta mistura, de caril e outras feitas por mim, faço a mais e dou aos amigos. Gostei da tua formula super aromática, quase lhe sinto o sabor a esta distância ;)
ResponderEliminarBeijo
Que cores lindas! Adoro o cheiro que quase sinto só de olhar.
ResponderEliminarEste verão encontrei uma banquinha que vendia ras el hanout e cheirei e gostei, mas não comprei. Acho que esperava por esta tua versão!
Desse livro maravilhoso e das tuas mãos chegam cheiros novos e especiarias que nos fazem sempre sonhar com novos pratos. Adorei!!
Um beijinho.
Adoro tudo aqui <3 :D
ResponderEliminar