Folhados estaladiços de Caranguejo e arroz de harissa

Querem uma receita saborosa e cheia de personalidade em 15 minutos? Então fiquem por aqui...


A Nova arroz pediu uma receita rápida para a gama dos Easy rice, a Marmita sem pensar duas vezes foi ao livro do Jamie Oliver Refeições em 15 minutos e adaptou esta receita. Se seguirem tudo direitinho vão ver que o tempo bate quase certo, se quiserem tirar umas fotos como as do David Loftus que estão no livro... Ora metam mais 15 minutos em cima :) Desde a escolha das loiças, das tábuas, os milhentos testes de luz e a procura de atingir o sublime como a equipa do Jamie fez e muito bem. Pobre do marido que já não sabe dizer outra coisa que não, nesta casa já não se come comida quente há muito tempo!

Ingredientes: 2 pessoas
1 limão confitado
1/4 de cebola picada
1/3 ramo de coentros
200 g de caranguejo (usei em palitos como os das delicias do mar)
4 colheres de chá de pasta de harissa
4 folhas de massa filo
1 chav. de arroz Easy rice
sal, pimenta q.b.
sumo de 1/2 limão
azeite q.b.
1 romã
1 polegar de gengibre 
1 tomate grande
2 colheres de sobremesa de iogurte natural
mistura de alface q.b.

Ingredientes preparados / água a ferver / frigideira grande em lume médio / robot de cozinha (disco para ralar grosseiramente)  / 1 panela pequena

Corte finamente o limão confitado (quem não souber do que se trata pode espreitar aqui), a cebola picada e os coentros (folhas e talos). Numa tigela, misture com o caranguejo já picadinho no robot de cozinha ou na 123 e adicione as colheres de harissa.


Estenda uma folha de massa filo, separe 1/4 da mistura do caranguejo e disponha em cima da massa, formando um pequeno rectângulo do tamanho de uma carta de baralho.

Com o polegar abra um buraco no centro do recheio para criar espaço para este se expandir quando cozinhar. Dobre os quatros lados da massa para o centro e repita até ter 4 folhados.


Verta 1 colher de azeite na frigideira, coloque os folhados e vá virando até ficarem dourados e estaladiços de ambos os lados.

Deite numa panela 1 chav. de arroz, e adicione 1 chav. e meia de água a ferver, sal, 2 colheres de sobremesa de harissa e deixe em lume até a água evaporar.


Depois de cozinho deite o arroz numa travessa e abra um buraco no meio para colocar a salada já picada com uma faca ou com o robot de cozinha como preferir, tempere com sal, azeite, umas gotas de limão e decore com os bagos da romã e coentros.


Rale finamente o tomate e o gengibre (eu usei um seco que ralo como a nós-moscada), adicione o sumo de meio limão, sal, pimenta e as colheres do iogurte natural.


E bom proveito!



15 comentários:

  1. Lindo! Tem mto bom aspecto!

    ResponderEliminar
  2. Cá em casa sofremos do mesmo mal, a comida quente é cada vez mais uma raridade! :) lindas fotos! Gostei muito da receita, rápida e prática como eu gosto!

    ResponderEliminar
  3. Estou maravilhada... nem sei que dizer...

    ResponderEliminar
  4. Que excelente ideia, tão deliciosa e inovadora :)

    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  5. Como já não é novidade, consegues sempre criar uma receita extraordinária e de uma simplicidade incrivel...
    Pois é, amiga, espero bem que comeces a reservar um pouco de parte para o marido, senão um dia terás problemas... loool :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Se me dissessem que as fotos são do livro do Jamie, bem como a receita, eu ia acreditar. Está lá tudo: simples, saboroso, criativo e estético!
    1 bj de boa semana,
    Guida

    ResponderEliminar
  7. Uma sugestão maravilhosa e umas fotografias fantásticas!!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  8. Quando li, uma receita saborosa em 15 minutos, veio-me logo a cabeca o Jaminho. A receita fica super colorida, de comer com os olhos e se so leva 15 minutos ninguem tem desculpa para nao fazer.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. As fotos ficaram muito bonitas, entendo o teu marido muito bem...com tanta foto e cenário fica impossível comer um prato quentinho. Enfim, osso do ofício :))

    ResponderEliminar
  10. O teu marido tem muita razão, mas nós adoramos as tuas fotos e a comidinha fica fria mas é tão linda! :)
    O Jamie inspira sempre a boas e simples refeições. Um toque de harissa e faz-se magia num arrozinho. Adoro!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Que refeição maravilhosa, mesmo ao meu gosto! E não resito em falar novamente das fotografias... lindas, lindas!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  12. Ahh como eu conheço essa conversa, o meu diz o mesmo "comemos sempre a comida fria!". Mas é por uma boa causa, e no teu caso, valeu mesmo a pena, as fotos ficaram deslumbrantes!
    A receita é óptima, também tenho o livro mas ainda não experimentei esta. Tenho que fazer :)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Marmita,
    Gostei imenso deste pratinho, bem original.
    Desculpa mas continuo sem ver o teu nome como seguidora pública do meu blog, para o passatempo "A escolha do ingrediente". está com um nome diferente de marmita? Qual? Obrigada :)
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  14. o que dizer perante tanta perfeiçao? as fotos estão perfeitas, o único senão é mesmo a comida fria mas pronto, a isso habitua-se :P
    beijinho**

    ResponderEliminar
  15. Cá em casa por vezes também reclamam das fotografias :-)
    Uma sugestão bem saborosa, 15 minutos é um luxo que não podemos desperdiçar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar