Na continuação do post anterior e ainda em fase de celebração aos raios de sol que parece (e ainda bem) que vieram para ficar. Hoje, trago uma salada com sabores a verão. Com cheiro de peixe grelhado, cores vibrantes e um vinagrete bem ácido, como eu adoro.
Para quem me segue pelo instagram @marmitablog, há umas semanas atrás viu o quanto eu fiquei contente em encontrar cenouras com rama à venda. Esta semana aconteceu o mesmo e como tive mais tempo, fotografei e comi a rama como se de uma erva aromática se tratasse, é bom acreditem! obrigada pela dica Joana Limão :) Por isso, pessoas com a sorte de ter uma horta em casa, façam o mesmo que não se vão arrepender.
Ingredientes: 4 pessoas
Salmão:
2 postas de salmão fresco
1/2 dente de alho
1 colher de chá de azeite
5 ramilhos de coentros
sal q.b.
mostarda de moer q.b.
Num almofariz colocar o dente de alho, os coentros, o azeite e moer tudo muito bem até ficar uma pasta bem verde, esfregar no salmão em ambos os lados, temperar com sal e mostarda em grão de moer e levar ao forno e assar durante 20/30 minutos na grelha do forno a 180ºC. Retirar o salmão, retirar a crosca e voltar a colocar mais 10 min para ficar mais crocante.
Salada:
125g de quinoa branca
2 cenouras com rama
1 nabo pequeno
1 couve chinesa
5 folhas de couve lombarda
2 cogumelos brancos (restos do jantar)
sal, pimenta de moer, mostarda de moer, q.b.
1/2 toranja
Vinagrete:
Sumo de meia toranja
2 colheres de chá de agave/mel
1/2 limão
2 colheres de sopa de azeite
Cozer a quinoa, tem truque, sim senhora vejam aqui, como fazer na perfeição.
Coza uns minutos em água a ferver a couve lombarda e a chinesa (apenas uns minutos mesmo) para puderem sentir na mesma o crocante das couves na salada.
Ralar as cenouras cruas com ajuda do descascador de batatas, partir as couves grosseiramente, partir a toranja em fatias, cortar o nabo cru (tipo juliana). Adicionar o salmão em lascas, retirando muito bem as espinhas. Picar muito bem a rama das cenouras e salpicar por cima, juntamente com a pele do salmão previamente retirada do forno ainda muito crocante, e também os cogumelos mesmo frios (como sobraram do jantar) não os ia desperdiçar.
Regar com o vinagrete, para este basta juntar todos os ingredientes numa tigela e envolver muito bem com uma vara de arames.
Chegamos à primavera:)
ResponderEliminarEsta receita mostra isso mesmo fresca, e colorida, uma sugestão excelente adorei!
Beijinho
Tão colorida e agradável à vista... perfeita para começar a Primavera.
ResponderEliminarE as fotos... excepcionais, como sempre :-)
Beijinhos
CláudiaV
Ainda ontem comi uma salada bem apetrechada com um vinagrete bem parecido ao teu.Adoro!!!
ResponderEliminarEsta tua salada vai servir de inspiração para uma das próximas, te garanto!
Bjoka
Rita
Que maravilhoso aspecto... mesmo a condizer com os dias de Sol que já vamos tendo :)
ResponderEliminaresta tua salada tem as cores do verão!
ResponderEliminarAdoro salada de quinoa e essa ficou linda e deliciosa
ResponderEliminarbjs
Uma receita maravilhosa para este dias mais quentes.
ResponderEliminarOnde posso comprar a mostarda para moer?
Das verdades mais saborosas de sempre, do que vem da horta, nada se perde, tudo se transforma.
ResponderEliminarRama das cenouras, talos dos brócolos, raízes de muitos legumes, há sempre qualquer coisa boa para lhes dar fim. :)
A tua salada tem tanta cor como a fome que sinto agora: ainda não jantei ;)
Bj*
Que salada maravilhosa!
ResponderEliminarQue linda e colorida que ficou essa salada. Deve ser uma delicia, toda ela com ingredientes saborosos e até a rama da cenoura aproveitaste. Maravilhoso, aqui nada se perde, tudo se transforma. Aquele vinagrete deve ser mesmo bom. ;) Bem melhor que um prato de batatas e uma salsicha...lol
ResponderEliminarBeijinho. ;)
que aspecto delicioso!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Ótima inspiração para o jantar! Gosto de tudo nessa salada, os ingredientes, as cores...
ResponderEliminarBeijinho
Una ENSALADA excelente!!!
ResponderEliminarMe ha encantado.
FELIZ PRIMER DÍA DE PRIMAVERA!!!
Conxita
Perfeito para celebrar a chegada da primavera!! Eu quase que entro em êxtase quando encontro cenoura com rama no mercado, é boa para tanta coisa!
ResponderEliminarSalada linda e colorida, exactamente como gostamos cá em casa. Eu teria colocado as couves em cru, confesso que não me faz confusão. Também adoro a rama da cenoura e das pastinagas: quando vou aos mercados bio, os legumes trazem sempre a rama. A da beterraba também é deliciosa, dá uma bela salada!
ResponderEliminarOriginal, o C&R? és uma querida! A tua Marmita é que é original, com receitas saudáveis e de fazer crescer água na boca, com fotos lindas, enfim... quando for grande quero ser como tu :D
Sabes tão bem, minha querida amiga, o quanto amo saladas e molhos vinagretes e essas coisas todas. Um dia havemos de fazer um festim de saladas, que dizes? Era top!
ResponderEliminarA rama das cenouras é óptima sim. Há uns bolinhos de rama de cenoura que ficam igualmente deliciosos.
Tenho tanta pena de ser tão difícil encontrar à venda as cenouras com rama. É que mesmo em mercados biológicos eles tiram-na.
Beijinhos grandes (a Joana Limão dá sempre umas dicas maravilhosas!)
estás a falar para mim, certo? pessoas com sorte de ter uma horta em casa :P adorei esta tua saladinha e as cores lindas lindas a chamar a primavera :) beiijoooo
ResponderEliminarGosto tanto de usar a rama de cenoura! Em sopas, e até em risottos!
ResponderEliminarO que vem da horta, nada se perde :) tudo traz brilho à mesa.
Adoro esta saladinha, cheia de cores e crocante, e o vinagrete com toranja, lindo.
E uns belos coentros a perfumar, que bom.
Um beijinho.
Pois ainda bem que por aqui continuas na celebração do Sol e dos calor dos seus raios, pois assim posso aquecer-me a olhar para as cores lindas e vibrantes desta tua salada, enquanto vejo cair a chuva lá fora...
ResponderEliminarLinda salda, fantásticos ingredientes e o salmão que adoro e a rama da cenoura que ainda não consegui experimentar, mas pode ser que um dia destes também tenha a sorte de encontrar as cenouras com a rama.
Beijinhos e bom fim de semana,
Lia.
Adorei a mix de cores :)
ResponderEliminarviagemboaviagem@blogspot.com
Que cores lindas! Às vezes tenho a sorte da minha mãe me trazer cenourinhas com rama! São lindas, fotogénicas e saborosas 😉
ResponderEliminar