Um piquenique diferente


Hoje não trago uma receita, trago antes, uma sugestão para um piquenique diferente do habitual. Cresci a fazer piqueniques, nesta altura do ano era raro o domingo que não juntávamos a família mais próxima e lá íamos nós fazer um piquenique. O meu pai, tratava da carne ou do peixe, para grelhar lá mesmo no local. A minha mãe fazia um tacho enorme de arroz de cenoura e ervilhas,  eu fazia uma salada gigante para acompanhar. Eram sempre umas tardes bem passadas, com jogos de futebol e de cartas que duravam horas.

Os piqueniques agora já são mais raros, mas quando os há, o menu varia um pouco. As tarefas continuam a ser divididas, os pacotes de batatas fritas são substituídos por mais uma saladinha diferente, a fruta continua sempre a ser a sobremesa principal e as tardes de jogos de cartas, muitas das vezes acabam por ser uma ida à praia.

Hoje e com ajuda do supermercado Brio preparei um menu completo para um piquenique, uma refeição leve, vegetariana e inteiramente biológica. Todos os ingredientes usados nesta refeição, podem ser encontrados em qualquer uma das lojas Brio. Cada vez que lá vou, nunca saio de saco vazio, dêem uma espreitadela no facebook e podem ver um pouco do que por lá se passa.

Para mais ideias e receitas fantásticas para piqueniques, vejam no mais recente livro da Isabel Zibaia Rafael (Laranjinha) que é óptimo e serviu de inspiração para este post.



Salada de cevada
160g de cevada
1 fio de azeite
10/15 azeitonas com pimento e sem caroço
1 couve rábano 
2 raminhos de beldroegas frescas
flor de sal de tomate seco e oregãos q.b.
pimenta e mostarda de moer

Comecei por confeccionar a salada em primeiro lugar, apenas porque, a cevada leva um pouco mais de tempo a cozer, mas enquanto ela coze, podem ir seguindo com as restantes receitas, porque esta salada deve ser servida fria.

Coloque a cevada a cozer, com um pouco de flor de sal e um fio de azeite. A minha levou aproximadamente 40 minutos a cozer em lume médio.

Depois de cozida, deixe escorrer bem e se necessário passe com água corrente.

Coloque num recipiente de fácil transporte, e comece por temperar com um fio de azeite, a pimenta e a mostarda em grão moídas na hora, junte as azeitonas coradas grosseiramente e o rábano cortado em lascas finas, adicione as beldroegas frescas e mexa tudo com as mãos.

Reserve no frigorifico.


Batata-doce com especiarias:
2 batatas-doce
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de açafrão das Índias
1/2 colher de sopa de coentros em pó
1 colher de chá de paprika
1 colher de sopa de sementes de sésamo pretas
flor de sal de tomate seco e oregãos q.b.

Retire a casca às batatas e corte em palitos grosseiros. Num almofariz, coloque as especiarias (excepto as sementes de sésamo), o sal e misture bem, adicione 1 colher de sopa do azeite no final e volte a misturar.

Num tabuleiro próprio para forno, coloque a outra colher de sopa de azeite e as batatas. De seguida adicione a pasta das especiarias e misture tudo muito bem com as mãos. Sinta que todas os palitos estão untados com o tempero e por fim, adicione as sementes de sésamo. Leve o tabuleiro ao forno a 180º, durante 30 minutos e no final ligue o grill (ou a resistência superior) mais uns 10 minutos. (Controle o forno, porque cada forno é diferente e as batatas podem queimar).

Retire do tabuleiro e deixe arrefecer numa rede.


Enquanto as batatas estão no forno, comece a fazer as almôndegas de quinoa para estas aproveitarem o forno ainda quente.

Almôndegas de quinoa
150g de quinoa vermelha
3 dentes de alho
3 ovos
3 colheres de sopa de sementes de sésamo tostadas
2 colheres de sopa de farinha de quinoa
1 colher de sopa de xarope de quinoa ou mel
flor de sal de tomate seco e orégãos q.b.
pimenta e mostarda de moer q.b.

Comece por cozer a quinoa com água, um fio de azeite e a flor de sal.

Depois de cozida, deixe escorrer toda a água.

Num recipiente, comece por coloque metade da quinoa e vá acrescentando os ovos batidos à parte, junte a farinha e a restante quinoa e 1 colher de sementes de sésamo. Tempere com o xarope de quinoa, e com as mãos faça uma espécie de pasta moldável. Caso necessite, adicione mais farinha ou um pouco de leite se tiver demasiado seco.

Forme pequenas bolas e depois de feitas passe por mais umas sementes de sésamo previamente tostadas, coloque num tabuleiro untado com azeite ou com uma folha de papel vegetal.

Leve ao forno a 180º durante 15/20 minutos ou até ficarem bem douradinhas.


Molho para as almôndegas + batatas:
2 colheres de sopa de Fromage blanc
1 colher de chá de paprika doce
2 colheres de sopa de xarope de quinoa ou qualquer adoçante.



Mexa todos os ingredientes muito bem com uma vara de arame, e coloque no frigorífico até colocar na geleia que irá levar para o piquenique, convém servir o molho bem fresco.




Água de romã e coco:
2 romãs
1000ml de água de coco (usei  2 pacotes)
Adoçante natural (xarope de quinoa) 

Num espremedor próprio para laranjas, esprema as romãs como se de laranjas se tratassem. Retire o sumo e numa jarra adicione com a água de coco,  caso sinta que está pouco doce, adicione um xarope natural (eu não usei nada).

Reserve no frigorífico, antes de retirar, adicione umas pedras de gelo para se aguentar na viagem.



Tortilha:
200g de espinafres
4 ovos 
125ml de leite 
1 cebolinha com rama
2 dentes de alho
azeite q.b.
flor de sal de tomate seco e orégãos qb.
pimenta e mostarda de moer

Coloque as folhas dos espinafres numa liquidificadora ou robot de cozinha, com o leite. Bata os ovos, numa batedeira ou com uma vara de arames, até duplicarem o tamanho. Numa frigideira alta coloque, um fio de azeite e deixe aquecer, de seguida, o alho e a cebolinha (tb com a rama) e saltei tudo uns 3 minutos, adicione o puré dos espinafres e saltei durante uns 5 minutos sem deixar de mexer, deixe evaporar um pouco da água que tinham os espinafres. 

Tempere os ovos e regue os espinafres, deixe cozinhar um pouco a base da tortilha, com cuidado, vire com ajuda de um prato e coloque a outra fase da tortilha. Desligue quando estiver bem cozinhada e reserve no cesto do piquenique.


Salada de meloa
1 meloa
1 tangerina
folhas frescas de menta

Por fim a sobremesa, tenho por hábito levar um melão ou melancia inteira para os piqueniques, e comer acabadinha de cortar. Mas desta vez, decidi cortar a meloa em pequenos círculos para ficar mais apelativa, junte a tangerina em gomos e umas folhas de menta fresca, para aromatizar.

E já está, bom piquenique e desfrutem da natureza.


Um muito obrigada, ao Brio, por me ter dado esta oportunidade de criar um piquenique diferente do que estou habituada a fazer.

12 comentários:

  1. Gostei muito :) Adoro piqueniques e destas receitas todas as batatas doces chamaram-me a atenção, acho que as que tenho lá em casa vão ter um destino diferente do que imaginei para elas! :)

    **

    ResponderEliminar
  2. Um fabuloso menu para aproveitar nas férias, eu também adoro picnics :D
    Um enorme beijinho

    ResponderEliminar
  3. Essas almondegas de quinoa.... ai ai ai!
    Olha, lá em casa o farnel era sempre preparado pela minha avó. Ela vazia uma massinha de vitela e cenoura que cozia durante horas e ficava tudo super tenrinho. Depois havia sempre churrasco, feito pelos homens e as mulheres levavam o arroz. No fim havia fruta e claro, as "crianças" também iam comprar um gelado. Era muito giro. Ficavamos a tarde toda no "campo". Na altura eu era adolescente e não achava piada nenhuma, mas hoje sei que foram os melhores domingos de sempre, principalmente pela presença daqueles que infelizmente hoje já não se encontram entre nós :(

    ResponderEliminar
  4. Marmitinha, quando vi a foto no instagram fiquei com vontade de ir a correr almoçar ctg :)
    Adoro piqueniques e gosto de tudo o que fizeste, está tudo com um aspecto fantástico...que fome!
    Também gosto do BRIO pena que aqui não tenho :)
    As fotos estão lindas de morrer :)
    Só faltam os macarons :)
    Parabéns!
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada minha querida e doce Marmita.
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  6. Marmita minha, não sei mais o que dizer sobre este festim :) comidinha da boa, receitas super originais, fiquei a babar por aquele sumo, pelas almondegas, pela salada aiii e as batatas! está tudo perfeito! só faltas tu aqui na minha aldeia com esta cesta recheada :) isso sim era de valor hehe beijinhos**

    ResponderEliminar
  7. Ahahaha, isto não é um post, é uma ode aos piqueniques!
    Uma tentação, apetece-me provar tudo, de toalha estendida sobre qualquer coisa verde, enquanto esmago formigas. :)
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha Marmita!!
    Adoro piquenicar :) e em grande estilo como fizeste aqui, nesta festa para os olhos e todos os sentidos. Comia um pedacinho de tudo. Quando vi a foto estava intrigada com o que seriam aqueles quadradinhos de tortilha.
    Sabes o que me apetecia, juntar-me a ti nesse piquenique!
    Um beijinho.
    (e gostei tanto de ir ao Brio contigo! as acelgas love it)

    ResponderEliminar
  9. Bom Marmita,
    isto não é um piquenique e sim um grande banquete e um banquete de alto nível e qualidade!!
    Adoro tudo e com ingredientes das lojas Brio que adoro e costumo perder-me na de Carnaxide, só pode ser ainda mais fabuloso!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar
  10. Como sabes fiquei maravilhada com este teu post. Ando numa fase complicada a nível de tempo e não consigo comentar todos os posts, mas como bem me conheces isto não significa que não vos veja com toda a atenção do mundo. Obrigada por esta partilha deste festim... para mim está tudo divinal e, como já te disse, este post está digno de edição em papel. Beijos minha querida

    ResponderEliminar
  11. Não vou fazer só para um pic-nic mas sim para um lanche/jantar lá em casa, modo descontraído e uma mesa cheia de flores.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que belas sugestões nos trazes!
    Nem sei do que gosto mais! Parece-me tudo divinal!
    Isto sim, é um piquenique à séria!
    Beijinho

    Sílvia

    ResponderEliminar