Gratin de pastinaca e alcachofras de Jerusalém



Antes começar, muito bom ano a todos!

Para quem me segue no instagram sabe que adoro encontrar ingredientes novos, às vezes a coisa até corre bem porque me informo antes de os comprar, outras vezes nem tanto, mas isso faz parte da descoberta. 

Nas curtas férias que tive no sul de França ao ver um programa de culinária, reparei que estavam a usar um "radis noir", a minha curiosidade foi tanta que fui logo à descoberta desse tal rabanete e lá o encontrei. Veio comigo e sobreviveu, bem enrolado em uma camisola de lã dentro da mala... não veio sozinho como é lógico, mas o resto fica para depois.
O sabor é muito aproximado aos rabanetes vermelhos, se bem que o achei mais picante, mas não tão picante como o rábano que os Alentejanos tanto adoram e eu também. Gostei muito do sabor, o mesmo já não posso dizer da pastinaca, legume do qual já me tinha cruzado muitas vezes e nunca tive grande curiosidade em comprar, porque sempre tive um pressentimento que não iria gostar (devido ao seu cheiro). O meu marido gostou bastante por sinal, eu achei um sabor demasiado adocicado e não me despertou os sentidos, o que valeu para contra balançar foi o molho e as alcachofras, que são deliciosas.

2014 foi um ano de muita tranquilidade para mim, tive alguns dissabores mas isso faz parte da vida, mas de uma maneira geral foi um ano muito positivo. Se 2015 assim for, já me dou por satisfeita. 

Para os gostam deste meu canto, sejam felizes que a vida é demasiado curta! Como se costuma dizer no meu lado do rio, a vida são dois dias e o Avante são 3 (politiquice à parte, claro). 


Ingredientes do gratin: (2 pessoas)
1 pastinaca (270g)
3 alcachofras de Jerusalém (150g)
mostarda em grão e pimenta em grão moídas q.b.
1 bola de queijo mozzarella 

Ingredientes para o béchamel:
200ml de leite meio gordo
1 colher de sopa de margarina líquida
1 colher de sopa de farinha de trigo sem fermento
mostarda em grão, pimenta em grão, flor de sal de alecrim q.b.
noz-moscada ralada q.b.
curcuma ralada q.b.

Comece por tirar a casca à pastinaca, de seguida corte em rodelas de aproximadamente 3mm e reserve, faça o mesmo às alcachofras e coloque num recipiente com água para não oxidarem, caso não as use de seguida.



Para fazer o béchamel, coloque todos os ingredientes numa pequena caçarola e leve ao lume, assim que começar a ferver convém baixar o lume e não deixar de mexer com uma vara de arames, até encontrar a espessura desejada. Verifique os temperos e coloque por cima das pastinacas e das alcachofras, mexa muito bem para ficar tudo muito bem envolvido, coloque a bola da mozzarella por cima cortada grosseiramente e rale mais um pouco de noz moscada e curcuma. Leve ao forno a 200º durante 30 minutos ou até ficar bem dourado, como o da imagem.


Ingredientes da salada: 2 pessoas
1 rabanete preto
5 rabanetes vermelhos
4 mãos cheias de rúcula selvagem
1/2 laranja em gomos
1 romã

Ingredientes para o vinagrete:
1/2 sumo de laranja
1/2 sumo de limão
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de mel de cana
pimenta,  flor de sal de limão q.b.

Comece por fazer o vinagrete,  num recipiente próprio para molhos ou num copo, coloque todos os ingredientes e mexa tudo muito bem. Eu coloquei uns gomos da romã e deixei ficar a marinar até servir o comer. Se as vossas laranjas forem bem doces, ignorem o mel... as minhas eram bem grandes mas nada doces e achei que o mel veio ajudar a balançar os sabores.




Para a salada eu comecei por cortar o rabanete com uma faca para ficar em rodelas finas, mas era demasiado duro e estava a sair-me tudo mal, então agarrei e coloquei-os num robot de cozinha  (com casca) e dei uma golpadas fortes. De seguida juntei aos restantes ingredientes e reguei com o vinagrete, sem esquecer de colocar o sal. 

16 comentários:

  1. Rabanete preto... fiquei curiosa :)
    Bom ano para ti e para a tua Marmita!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. As alcachofras de Jerusalém são também chamadas tupinambo, que é um nome que eu adoro! :-D Gosto muito da sua textura, provei pela primeira vez em Copenhaga e lembrou-me a batata doce. As pastinacas também me seduzem, ao contrário de ti! Cá em casa foi ao contrário, o marido é que não lhes achou muita graça...

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de pastinaca (conheço-a pelo nome de cherovia) e também do tupinambo, pelo que esta sugestão me parece perfeita!

    ResponderEliminar
  4. Eu como cherovia desde pequena e gosto muito, mas nunca a usei num gratinado, logo coisa de que gosto tanto e que combina mesmo bem com ela, sendo tudo coisas do tempo frio. Tenho então que experimentar ;)
    Um beijinho e um feliz 2015!

    ResponderEliminar
  5. Espetacular. Tenho a certeza que é um acompanhamento capaz de enganar qualquer um que goste de batata! Eu era capaz de comer assim mesmo!

    ResponderEliminar
  6. Ai Sandra, as tuas comidas exóticas são tão apetitosas, nem sei o sabor mas de aspecto já me seduziu completamente :) até porque adoro gratinados.
    Desejo-te um 2015 em grande.
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  7. sabes que este fds colhi as minhas pastinagas? (sim, nao as encontrava à venda e plantei, sim, sou uma pessoa estranha) e qual foi a primeira coisa que fiz? lol cortei fininhas e coloquei no forno com oregaos e azeite :) batatinhas fritas hehe vou experimentar assim gratinadas :) beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Sandra,
    Nunca provei esse rábano preto, mas tanto o teu gratin, como a tua salada, têm um aspecto fantástico e super apetecível.
    Quanto a 2014, eu digo o mesmo, tendo também tido alguns dissabores, o balanço foi muito positivo e ter-te conhecido pessoalmente faz parte desse balanço positivo. Que 2015 seja igual sim!!
    Um beijinho e boa semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  9. É uma aventura trazer as coisas na mala! Eu com uma abóbora no sul de França abriram-me a mala toda, que filme!!! Mas chegou direitinha :)
    Nunca vi rabanetes pretos :), e nunca provei pastinaca, mas tenho curiosidade!
    Quanto ao gratin com a salada, um espanto! Está tão bonito que aposto que o sabor da pastinaca aí no meio nem se nota :)
    Um óptimo ano :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. 2015 vai trazer-me um jantar em tua casa. E quero que seja este Gratin. E pronto, já me dou por muito feliz. Ah, sim, também vai ser bom conhecer-te pessoalmente... :p

    ResponderEliminar
  11. Ahh sim... havemos de cozinhar mais vezes juntas! ehehehhe
    Dizias-me ontem que se vê logo numa cozinha quem gosta ou não de cozinhar pelo tipo de ingredienets que se tem guardados nos armários e frigorífico. E concordo contigo... só mesmo alguém que seja curioso e ávido por saber cada vez mais de culinária é que se arrisca assim com estes ingredientes diferentes e é por isso mesmo que adoro o teu blogue. Foi isso que me cativou logo no início e passado este tempo todo continuo a aprender contigo e a conhecer tantas coisas novas... tal e qual a nossa amizade ;)
    Kisses!

    ResponderEliminar
  12. Descobri este blog hoje e estou maravilhada com as fotografias! Lindas e as receitas super bonitas. Boa sorte! :)

    ResponderEliminar
  13. Maravilha....no mundo imparcial da culinária! Confort food!!!!!! ^_^

    ResponderEliminar
  14. Maravilha...no mundo imparcial da culinária. Confort food! >"<

    ResponderEliminar
  15. Maravilha ...no mundo "imparcial" da culinária! Confort food!!!! >"<

    ResponderEliminar