Tenho a sorte de trabalhar numa zona de Lisboa com vários restaurantes de diferentes países, costumo ir pelo menos no mínimo uma vez por mês a um chinês fantástico, que faz uma sopa destas maravilhosa. A primeira vez que lá fui estava muito receptiva em provar uma sopa num chinês, confesso que imaginei logo uma sopa muito condimentada, mas pelo contrario, fiquei maravilhada com a simplicidade e o sabor desta sopa, com um caldo super claro e um sabor fresco. Desde então e mesmo já provando todas as outras sopas que eles têm na ementa, esta é a que mais me cativa.
Olhando à primeira vista, pensei que não seria muito complexa para reproduzir em casa, mas preocupava-me a questão de incorporar o ovo e atingir a viscosidade do caldo. Bastou navegar um pouco pelo Youtube para perceber a técnica. O sabor ficou muito semelhante à original, se bem que eles usam coentros para aromatizar e eu como não tinha usei tomilho, mas de resto ficou mesmo muito parecida.
Aqui vai a receita para quem como eu gosta da sopa de milho e camarão do Hong Kong Grande Palácio da Almirante Reis, se tiverem saudades podem tentar reproduzir em casa.
E um agradecimento muito especial à Le creuset por mais uma panela bem bonita.
Ingredientes: 6 pessoas
500ml de caldo de legumes
1 litro de água
300g de milho doce cozido
3 ovos batidos
120g (20 unid.) de camarão
1 colher de sopa de farinha de milho
tomilho limão q.b.
sal q.b.
Comece por fazer o caldo. Que depende um pouco do tempo e gosto de cada um. Podem fazem um caldo especialmente para a sopa de camarão ou legumes. Podem usar um caldo knorr se gostarem e não sem grande tempo a perder. Ou então, podem fazer como eu fiz: Fiz um creme de brócolos que era para o jantar, com um pouco de água a mais e antes de triturar o creme retirei os 500ml para usar na sopa chinesa. (no caldo usei, 1 cenoura, 2 batatas pequenas, 1 cabeça de brócolos, 1 chalota, 1 dente de alho, 1/3 de talo de aipo, sal q.b. e 2 folhas de manjericão fresco.
Coloque ao lume 1 litro de água, mais os 500ml de caldo e deixe levantar fervura. Adicione o milho e deixe ferver durante 5 minutos, no meio da cozedura coloque numa pequena tigela a farinha de milho juntamente 5 colheres de caldo a ferver (que pode retirar da própria sopa), mexa tudo muito bem até ficar diluído e junte à sopa.
Se notar que a sopa está a fazer uma espuma à superfície, retire a mesma com uma colher e pode adicionar os camarões, previamente descascados e deixe uns 2 minutos ou até os camarões estarem cozidos, tempere com o sal e retire do lume.
Ainda com a panela bem quente, faça como a imagem, adicione suavemente a fio o ovo batido e mexa com uma vara de arames.
Sirva com tomilho fresco ou outra erva aromática a gosto.
Que aspeto absolutamente delicioso! Fiquei com imensa vontade de provar essa sopa confesso :D
ResponderEliminarGrande beijinho
Deve ser mesmo muito boa! Fiquei com vontade de a fazer para o jantar. Ando com umas saudades de comida chinesa...
ResponderEliminarBeijinhos
Tem um óptimo aspecto :) Adoro a louça também!
ResponderEliminarBeijinhos
Este tipo de sopas não é a minha cena... Mas já essa linda panela 😁
ResponderEliminarque bom aspecto!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Que panela mais linda Sandra :)))!
ResponderEliminarAmei esta sopa. Não sou muito dada a comida chinesa, especialmente em restaurantes (em casa é outra música), mas as sopas deles é algo que de facto adoro e esta tua sopa está mesmo igual à que eu costumava comer quando ia a restaurantes chineses e até parece saída de um verdadeiro restaurante chinês. Linda e apetitosa que ficou!!
Um beijinho e bom fim de semana,
Lia.
Já experimentei fazer para o meu namorado e ficou boa, embora não tenha conseguido atingir a consistência pretendida. para a próxima fica melhor :)
ResponderEliminarBlog Soft Fashion Facebook Instagram