Estes últimos meses não têm vindo a ser fáceis aqui para o meu lado e acho que o blog acaba por reflectir um pouco da minha vida mesmo nunca transcrevendo para aqui o meu dia-a-dia. Ultimamente as receitas acabam por não fluir como antigamente e o pouco tempo que tenho para mim, não o gasto na cozinha.
Claro que todos os dias cozinho, mas a maior parte das vezes receitas práticas ou receitas antigas do blog as quais já fazem parte do nosso menu semanal. O que mais custa de facto é o tempo/paciência para fotografar, não que eu leve muito tempo... porque até há fotografias que são tiradas em minutos com a mesa já posta, enquanto o comer apura. Coloco as tábuas, chamo o marido para a mesa, ele exibe a sua "arte" de tão bem segurar um prato ou uma colher e em três disparos está feito, maior parte das vezes acaba ele por levar o mesmo prato para a mesa a refilar: Nesta casa nunca se come nada quente! Mas depois das fotografias, vem a parte de transcrever tudo para aqui e acho que é nessa parte que tenho falhado. A preguiça depois do horário de trabalho tem sido alguma ou antes muita, depois há sempre mil coisas para tratar, conversas para por em dia, séries para ver e só assim em segundos já são horas de ir deitar.
Queixas à parte numa bela tarde de domingo, apetecia-me um bolo daqueles secos e simples que eu tanto adoro e foi então que no blog da Mariana (Receitas para a felicidade) encontrei esta receita, apenas substituí a laranja pelo limão porque estava cheia deles cá por casa.
Queria fazer o último alerta para todos vocês sobre o maravilhoso passatempo que ainda está a decorrer, caso queiram uma panela bem gira da Le creuset, ainda vão a tempo de participar - Boa sorte!!!
Ingredientes:
350 g de farinha
50 ml de azeite
250 g de açúcar
3 ovos
1 c. sopa de sumo de um limão
Raspa de um limão
10 g de fermento
1 iogurte grego
15 g picado pistácios
Pré-aqueça o forno a 180 ° C
Peneire a farinha com o fermento e reserve.
Bata o azeite com o açúcar até obter uma mistura cremosa e esbranquiçada. Adicione depois os ovos um a um, enquanto bate em velocidade média, assim como a raspa de laranja e o concentrado ou podem, como disse acima, optar pelo sumo de 1 laranja. Adicione metade da farinha peneirada, alternada com o iogurte grego e depois a restante farinha batendo na velocidade média, até que tudo esteja inteiramente incorporado.
Termine, misturando com uma espátula o pistácio picado. Unte a forma com spray e despeje a mistura lentamente.
Bater com a forma em cima da mesa, para remover possíveis bolhas de ar e levar ao forno a cozer, por 40/45 minutos.
Deixe o bolo arrefecer por alguns minutos antes de o desenformar.
Decore a gosto e sirva.
Oh... bem sei do que falas, padeço do mesmo mal... dps de um dia de trabalho em frente ao computador, não apetece tratar fotos e esvrever, há outras coisas a fazer! Mas ainda bem que conseguiste espantar essa preguiça e nos brindaste com este simples e belo bolo. Um bolinho simples, apetece sempre! Bjinhos (e espero que esteja mesmo td bem, que seja só preguiça de final de dia).
ResponderEliminarAdorei os ingredientes deste bolinho
ResponderEliminarA fatia esta bem tentadora ,mesmo a pedir uma dentada
Boa semana
Os maridos sempre a queixar-se que comem a comida fria... :)... homens!
ResponderEliminarMas estas fotos conseguiste na perfeição e, sinceramente, mais vale a qualidade do que a quantidade ;)
Grande beijinho
Como te entendo Marmita. Não publico nada no meu blog vai fazer quase 1 mês... simplesmente porque o pouco tempo livre que tenho quero aproveitar a fazer outras coisas. Como por exemplo, aproveitar estes fins de tarde ainda com luz do dia para passear, ir às mercearias, estar na varanda a ler. Claro que até tenho feito imensas comidas saborosas e diferentes, mas depois do jantar já não tenho luz para fotografar... e ao fim de semana, se não chover também não fico em casa durante o dia pois quero aproveitar ao máximo o tempo para estar ao ar livre... ai vida!
ResponderEliminarPois ficou super apetitoso.
ResponderEliminarQuanto ao resto... faz parte.
Bjis
Mom
Esse bolinho parece-me delicioso para um lanche de domingo ;) Bjinhos!
ResponderEliminarFicou lindo! :)
ResponderEliminarOlá :) Só uma pequena questão, é possivel substituir o azeite por manteiga ou óleo ?
ResponderEliminarOlá Cláudia, eu julgo que sim. Mas acredita o gosto a azeite nem se sente :) beijo
EliminarOk ;) Obrigada, vou experimentar :)
EliminarBeijinho
¡Fantástica receta! Fácil de elaborar, con buenas fotografías y un resultado final delicioso. Muchas gracias por compartirla con todos/as.
ResponderEliminar/ http://www.mascasaonline.com
Olá Sandra,
ResponderEliminarEu adoro bolos de limão, aliás, são os meus preferidos e este, nesta forma linda e com essa cor convidativa, está mesmo a convidar-me a ir fazer mais um bolo.
Reclamações de que se "come sempre a comida fria nesta casa"... por cá também abundam, lol!
Beijinhos,
Lia