Bolo de limão com iogurte e pistácios




Estes últimos meses não têm vindo a ser fáceis aqui para o meu lado e acho que o blog acaba por reflectir um pouco da minha vida mesmo nunca transcrevendo para aqui o meu dia-a-dia. Ultimamente as receitas acabam por não fluir como antigamente e o pouco tempo que tenho para mim, não o gasto na cozinha.

Claro que todos os dias cozinho, mas a maior parte das vezes receitas práticas ou receitas antigas do blog as quais já fazem parte do nosso menu semanal. O que mais custa de facto é o tempo/paciência para fotografar, não que eu leve muito tempo... porque até há fotografias que são tiradas em minutos com a mesa já posta, enquanto o comer apura. Coloco as tábuas, chamo o marido para a mesa, ele exibe a sua "arte" de tão bem segurar um prato ou uma colher e em três disparos está feito, maior parte das vezes acaba ele por levar o mesmo prato para a mesa a refilar: Nesta casa nunca se come nada quente! Mas depois das fotografias, vem a parte de transcrever tudo para aqui e acho que é nessa parte que tenho falhado. A preguiça depois do horário de trabalho tem sido alguma ou antes muita, depois há sempre mil coisas para tratar, conversas para por em dia, séries para ver e só assim em segundos já são horas de ir deitar.

Queixas à parte numa bela tarde de domingo, apetecia-me um bolo daqueles secos e simples que eu tanto adoro e foi então que no blog da Mariana (Receitas para a felicidade) encontrei esta receita, apenas substituí a laranja pelo limão porque estava cheia deles cá por casa.

Queria fazer o último alerta para todos vocês sobre o maravilhoso passatempo que ainda está a decorrer, caso queiram uma panela bem gira da Le creuset, ainda vão a tempo de participar - Boa sorte!!!


Ingredientes:
350 g de farinha
50 ml de azeite
250 g de açúcar
3 ovos
1 c. sopa de sumo de um limão
Raspa de um limão
10 g de fermento 
1 iogurte grego
15 g picado pistácios

Pré-aqueça o forno a 180 ° C

Peneire a farinha com o fermento e reserve.

Bata o azeite com o açúcar até obter uma mistura cremosa e esbranquiçada. Adicione depois os ovos um a um, enquanto bate em velocidade média, assim como a raspa de laranja e o concentrado ou podem, como disse acima, optar pelo sumo de 1 laranja. Adicione metade da farinha  peneirada, alternada com o iogurte grego e depois a restante farinha batendo na velocidade média, até que tudo esteja inteiramente incorporado.

Termine, misturando com uma espátula o pistácio picado. Unte a forma com spray e despeje a mistura lentamente.

Bater com a forma em cima da mesa, para remover possíveis bolhas de ar e levar ao forno a cozer, por 40/45 minutos.


Deixe o bolo arrefecer por alguns minutos antes de o desenformar.

Decore a gosto e sirva.


12 comentários:

  1. Oh... bem sei do que falas, padeço do mesmo mal... dps de um dia de trabalho em frente ao computador, não apetece tratar fotos e esvrever, há outras coisas a fazer! Mas ainda bem que conseguiste espantar essa preguiça e nos brindaste com este simples e belo bolo. Um bolinho simples, apetece sempre! Bjinhos (e espero que esteja mesmo td bem, que seja só preguiça de final de dia).

    ResponderEliminar
  2. Adorei os ingredientes deste bolinho
    A fatia esta bem tentadora ,mesmo a pedir uma dentada
    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Os maridos sempre a queixar-se que comem a comida fria... :)... homens!
    Mas estas fotos conseguiste na perfeição e, sinceramente, mais vale a qualidade do que a quantidade ;)
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  4. Como te entendo Marmita. Não publico nada no meu blog vai fazer quase 1 mês... simplesmente porque o pouco tempo livre que tenho quero aproveitar a fazer outras coisas. Como por exemplo, aproveitar estes fins de tarde ainda com luz do dia para passear, ir às mercearias, estar na varanda a ler. Claro que até tenho feito imensas comidas saborosas e diferentes, mas depois do jantar já não tenho luz para fotografar... e ao fim de semana, se não chover também não fico em casa durante o dia pois quero aproveitar ao máximo o tempo para estar ao ar livre... ai vida!

    ResponderEliminar
  5. Pois ficou super apetitoso.
    Quanto ao resto... faz parte.

    Bjis
    Mom

    ResponderEliminar
  6. Esse bolinho parece-me delicioso para um lanche de domingo ;) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  7. Olá :) Só uma pequena questão, é possivel substituir o azeite por manteiga ou óleo ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia, eu julgo que sim. Mas acredita o gosto a azeite nem se sente :) beijo

      Eliminar
    2. Ok ;) Obrigada, vou experimentar :)

      Beijinho

      Eliminar
  8. ¡Fantástica receta! Fácil de elaborar, con buenas fotografías y un resultado final delicioso. Muchas gracias por compartirla con todos/as.
    / http://www.mascasaonline.com

    ResponderEliminar
  9. Olá Sandra,
    Eu adoro bolos de limão, aliás, são os meus preferidos e este, nesta forma linda e com essa cor convidativa, está mesmo a convidar-me a ir fazer mais um bolo.
    Reclamações de que se "come sempre a comida fria nesta casa"... por cá também abundam, lol!
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar