Há cerca de uma semana chegou dos meus sogros um carregamento enorme de frutas, daquelas frutas que não se aguentam na fruteira como as do super-mercado, por não serem tratadas. Comecei pelos figos, fiz uma compota e comi figos frescos até mais não. Os Pêssegos e os abrunhos foram os que menos duraram, já vieram um pouco maduros mas deu para conseguir fazer sumos e para comer durante o dia no trabalho,
No entanto, ainda não foi desta que tive coragem de fazer novamente doce de tomate, gosto demasiado de comer tomates ao natural, e confesso que me custa "dar cabo" deles com açúcar, acabam por ir todos nos almoços e jantares até os ver desaparecer e pensar que desta qualidade, agora só para o ano. Resta a fruta de muita dura, as pêras e as maçãs. Alguma ideia? Não tenho hábito em congelar nenhuma destas, não sei porquê, mas não gosto da textura que ficam depois de congeladas. Por isso ando a comer em bolos, sumos e como sobremesa/lanche.Hoje trago uma tarte da Popina, que para quem a conhece sabe que nunca nos deixa ficar mal. Adorei o sabor final, fica uma tarte muito leve e a fruta dá uma frescura especial, podem alternar para a fruta que mais gostarem, eu acho que a maçã não trocaria por nada mas os mirtilos podem ser substituídos por amoras, framboesas ou mesmo as ameixas que ela usou na receita original, que fica igualmente bom.Uma boa semana!
250g de farinha sem fermento
125g de manteiga sem sal, fria e aos cubos
85g de açúcar amarelo refinado
1 ovo
Forre uma forma de tarte de 24 cm
Coloque a farinha, a manteiga e o açúcar num robot de cozinha e pique até obter migalhas.
Adicione o ovo e misture novamente. Retire a massa do robot e forme uma bola. Se preferir, pode amassar a massa à mão, mas é mais fácil fazê-lo se a manteiga estiver ralada ou cortada em pedaços muito finos.
Coloque a massa numa superfície ligeiramente enfarinhada e estenda a massa com um rolo da massa até ter uma espessura de 3-4mm.
Ingredientes recheio:
45g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
90g de açúcar amarelo refinado
1 ovo
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
90g de farinha sem fermento
2 maçãs vermelhas
120g mirtilos (pesei congelados)
1 colher de sopa de açúcar mascavados cristalizado
Coloque a manteiga e o açúcar numa tigela e misture com a batedeira até obter uma mistura homogénea. Adicione o ovo e o fermento, com o batedor de varas, depois envolva delicadamente a farinha com a mão, até ficar bem incorporada.
Pré-aqueça o forno a 160º
Forre a forma da tarte com a massa amanteigada e corte a massa que sobrar do rebordo. Deite a massa do recheio com uma colher por cima da base da tarte e espalhe de forma homogénea. Espalhe as maçãs cortadas em meias luas e os mirtilos por toda a massa e por fim polvilhe com o açúcar mascavado.
Leve ao forno pré aquecido durante 40 min. Quando a tarte estiver pronta, a fruta terá afundado um pouco e a massa fofa estará mais alta em algumas partes e com uma cor dourada. Retire do forno e deixe arrefecer durante alguns minutos.
Sirva com queijo creme ou uma bola de gelado.
Ficou linda e deve.ser uma delicia! Beijinhos
ResponderEliminarQue tarte deliciosa!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Tenho que confessar uma coisa ;) eu não gosto de comer tomate (em saladas, cru), mas ADORO cozinhar com tomate! (sou mesmo estranha)!
ResponderEliminarAquilo que tenho feito com os que trago da aldeia, é muito molho de tomate caseiro! Opáh ele é pizzas, canelones, lasanhas, tudo a saber maravilhosamente com estes tomatinhos!
(tb faço saladas para o meu sócio!)
Então e essas maçãs estão prontas para fazeres uns chaussons aux pommes? :D
Adoro a arte que colocas na tua comida e nas tuas fotos...
ResponderEliminarEu tenho um recanto muito modesto: http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/
Beijinho
Simplesmente perfeita e linda! Quanto aos sabores...adoro a combinação :)
ResponderEliminar-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
-
Linda!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Este ano também tenho tido muita fruta e vegetais, e também daquela que não é tratada, e como tal que se estraga num instante... As maçãs e pêras, ainda vou conseguindo manter no frigorífico, bem como os tomates e as courgettes. A fruta comemos simples, bem lavada e com a casca, até não conseguirmos mais! É ao almoço, ao jantar, aos lanches, no meio dos lanches.... :)
ResponderEliminarTambém me custa usar a fruta ou os vegetais em compotas, até porque ninguém gosta na minha casa. E mesmo em bolos, os meus comensais não são grandes apreciadores. Só se estiver muito disfarçada....
Por isso a solução, na minha casa, tem passado mesmo por comer fruta fresca até "rebentar"!
Receita e fotos sempre maravilhosas, como é hábito.
Beijinhos
Marta
Que lindíssima tarte!! Adorei a conjugação de sabores, ainda ontem fiz uma, mas mesmo só de maçã :P
ResponderEliminarVou registar esta receita!!
Beijinhos
Daniel | http://deaprendizachef.blogspot.pt/
Sandra compreendo na perfeição estas tuas palavras. Por aqui os abrunhos, as ameixas, os figos e os pêssegos também foram imensos. Já não havia estômago para tanta fruta e esta deu origem a compotas e chutneys. Quando o tempo ajuda também faço algumas tartes de fruta que são sempre aceites por aqui.
ResponderEliminarQuanto à tua tarte acredito que é maravilhosa não fosse desse livro que adoro.
Beijinho
Ana
É como dizes a Popina nunca nos deixa ficar mal. E o pior é que o raio da moça tem um livro lindo que apetece fazer tudo o que lá vem :) Adoro a combinação da maçã com os mirtilos e nesta tarte só pode ter ficado deliciosa. Olha, só de olhar já estou convencido. Cores lindas, adorei.
ResponderEliminarUm beijinho.
Essa receita da Popina é top! Espera lá, mas não são todas? 😋
ResponderEliminarOlá Sandra,
ResponderEliminarEu sinceramente AMO de paixão o livrinho da Popina e as sugestões dela e esta tua tarte está de dar ágata na boca de tão apetitosa e linda!!!
Nada como frutinha biológica para comer com fartura e ainda fazer estas maravilhas.
Olha, eu com quantidades grandes de maçã, faço compota de maçã, com pouco ou quase nenhum açúcar e são óptimas para acompanhar com pratos de carne. O meu filho pela-se por compota de maça no prato e eu também.
Beijinhos e bom fim de semana,
Lia.
P.S. - Esse pratinho é lindo, lindo!!
Olá, sou a Isabel e acompanho o seu blog há bastante tempo, sou aliás leitora assídua de muitos outros blogs diáriamente, e, como tal decidi criar um blog onde divulgo os blogs que acompanho, (mas apenas escritos em português) sejam de receitas, artesanato, fotografias, moda, decoração, etc.
ResponderEliminarFaço um pequeno tópico onde convido á visita dos blogs com hiperlink bem visível, de alguns posts do dia.
Não faço reprodução de fotos nem textos dos autores, leio e divulgo.
(Todas as fotos publicadas no meu blog são minhas.)
Estou em "Conchas e Búzios" (http://conchasebuzios.blogspot.pt/).
Resta-me apenas parabenizar o seu trabalho e agradecer uma visita ao meu cantinho quando for oportuno.
Isabel Guerreiro
iguerreiro2002@gmail.com
Que bela tarte :) Hei de fazer, principalmente por causa do recheio :) Bjinhos!
ResponderEliminar