Hoje trago uma refeição vegetariana, já sabem que dificilmente conseguiria seguir esse caminho, mas tento pelo menos fazer, uma vez por semana, uma refeição sem carne ou peixe: Um risotto, uma pasta simples, uma omelete ou uma quiche de vegetais. O meu marido refila mas acho que já se começa a habituar. Mas agora com o pouco tempo que vou tendo e por vezes uma ou outra birra à mistura, acabo por almoçar refeições vegetarianas com mais frequência, mas daquelas bem rápidas a confeccionar e a comer, ou antes, engolir! A receita de hoje é um couscous tão mas tão prático que qualquer cozinheira sem tempo pode fazer.
Para me ajudar a completar esta refeição entra a InVitta - Cozinha Saudável. Conheci a Eva Bellas, cozinheira deste projecto, num workshop alguns anos atrás, fiquei rapidamente encantada pelo seu sotaque Espanhol, falou-me do seu projecto na altura, da região onde vivia e dessa cultura que eu tanto adoro. Tinha um centro lindo numa serra em Cáceres, o qual sempre tive tanta curiosidade em conhecer mas infelizmente não consegui.
Agora de volta a Portugal com a sua linda família, cria a InVitta e das suas mãos fez-me chegar produtos caseiros, que transpiravam amor e dedicação. Provei de tudo, como podem verificar pelo meu Instagram e fiquei rendida ao seu talento. Acreditem que normalmente sou bastante exigente no que toca a cozinha vegetariana mas esta deixou-me rendida e a pensar que a felicidade por vezes não está num bom prato de carne ou num marisco bem fresco, mas sim, numa comida bem temperada carregada de amor e boas energias.
Se tiverem curiosidade de conhecer as iguarias da Eva, contactem-na que vão adorar tanto a pessoa como a sua cozinha.
Uma boa semana, carnaval, dia dos namorados e tudo o que quiserem :)
Ingredientes: (4 pessoas)
2 dentes de alho
1 cebola pequena
30g de funcho
300g de tomate cereja (usei uma embalagem mix)
200g de couscous de trigo integral
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de paprika InVitta
1/2 colher de sopa de mel/açúcar
100 ml de água
umas folhas de coentros vietnamitas frescos
umas folhas de coentros vietnamitas frescos
12 unidades de falafel InVitta
4 colheres de sopa de ketchup de beterraba InVitta
Num tacho médio coloque um fio de azeite e deixe aquecer ligeiramente. Junte a cebola picada, os dentes de alho partidos e o funcho cortado bem pequeno. Deixe refogar sem deixar de mexer durante 2 minutos, adicione o sal, a pimenta e a paprika. Deixe refogar mais 2 minutos e junte os tomates, (eu como usei um mix de tomates cereja, haviam uns maiores que cortei ao meio e outros deixei inteiros. Deixe refogar em lume baixo até os tomates ficarem desfeitos por completo.
Prove o refogado e se achar que está demasiado doce adicione um pouco de açúcar ou mel.
Junte o couscous e envolva muito bem com o molho.
Os tomates vão deitar muita água, por isso, se vir que é suficiente para cozer o couscous não necessita adicionar mais, no meu caso, foi necessário adicionar 100 ml de água corrente. Não necessita cobrir o couscous de água, basta estar com um molho como o de um risotto para ele cozer a vapor sozinho. Envolva tudo muito bem, verifique os temperos e retire do lume. Deixe com a tampa durante 5 minutos.
Parece-me muito bem!
ResponderEliminarQue bom aspecto,....posso provar?
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Uma boa sugestão. Adoro cuscuz.
ResponderEliminarBjinhos!!
Tânia Tiago
Bimby & Sabores da Vida
Acho que sim, uma vez por semana sabe bem uma refeição sem carne nem peixe!
ResponderEliminarEsta tua refeição ficou óptima!
Tem óptimo aspecto, gosto dos ingredientes e estas bolinhas parecem uma tentação!
É verdade, o que tens publicado no instagram tem óptimo aspecto :D
Um beijinho
Tudo neste blog tem um aspecto delicioso mas tenho de dar os parabéns pelas fotografias e composições!!! Muito bom. Parabéns. :)
ResponderEliminarParecem deliciosos! muito que provar isso! Adoro cuzcuz e a tempo que queria uma receitinha para usar o que tenho aqui, essa me parece divina!bbj bj bj!
ResponderEliminar