Raramente faço sobremesas cá em casa, normalmente comemos fruta e guardo as sobremesas para quando temos convidados. Esta fiz para um almoço de família, o meu sobrinho mais novo adora manga e já sei que quando cá vem tenho de usar manga em alguma coisa. A limonada de manga já está aprovada, mousse também, apesar que achar que é sempre uma sobremesa mais doce. Faltava experimentar uma panacotta, que é provavelmente das sobremesas mais reproduzidas no blogue, confesso que sou fã da sua frescura, leveza e facilidade de execução. Normalmente gosto de colocar uma cobertura frutada, mas desta vez decidi envolver a fruta na base e gostei bastante do resultado da textura, como topping decidi fazer alguma coisa com umas nozes pecan que tinha cá por casa.
Gostei bastante do resultado final, por isso, aqui vai a minha partilha para todos vocês e com votos de uma boa semana.
Gostei bastante do resultado final, por isso, aqui vai a minha partilha para todos vocês e com votos de uma boa semana.
1 manga madura
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
300 ml de leite meio gordo
200 ml de natas
100 g de açúcar branco
6 folhas de gelatina (usei 1 pacote de gelatina neutra em pó)
Ingredientes: (nougat) receita daqui
100g de nozes pecan
100g de açúcar branco
3 colheres de sopa de água
Comece por descascar a manga, leve ao lume cortada com o açúcar, até ficar quase desfeita, de seguida, triture e reserve até arrefecer por completo (para acelerar o processo pode levar ao frigorifico). Antes de juntar ao preparado seguinte, coe com uma rede larga, para retirar os fios da manga que ficam desagradáveis ao comer.
Num tacho em lume médio colocar o leite, as natas, o açúcar e incorporar tudo muito bem até o açúcar derreter. Colocar a gelatina, voltar a mexer e por fim, envolver a manga.
Para o nougat, numa caçarola/panela antiaderente, toste as nozes ligeiramente e reserve até ficarem frias, mais tarde pique-as grosseiramente.
Volte para a panela antiaderente, passe um guardanapo de cozinha só para limpar o interior e coloque o açúcar branco. Com a panela em lume médio deixe que ele derreta lentamente. Quando começar a formar um liquido, mexa devagar e vá, aos poucos, abaixando o lume.
Quando o liquido estiver com uma cor acastanhada acrescente as colheres de sopa de água morna e mexa até que tudo fique num tom dourado, não muito escuro. Coloque os pedaços da noz na panela e mexa até que tudo se misture.
Coloque o papel vegetal numa superfície lisa e limpa e verta a mistura do caramelo com as nozes sobre, espalhando para que fique uma camada não muito grossa.
Coloque o papel vegetal no frigorifico, espere arrefecer por completo. Parta a mistura em vários pedaços pequenos e enfeite a panacotta.
Nota: Usei apenas metade do nougat na panacotta o resto foi indo como um snack mais demoníaco.
Que receita super fácil, tenho de experimentar mas com pêssego.. aproveitar que os meus anos estão quase ihih! As fotografias estão óptimas, bj
ResponderEliminarAdoro manga logo essa panna-cotta me agrada, ficou linda
ResponderEliminarBoa semana
Eu cá sou fã de manga e noz pecan por isso iria deliciar-me com esta pannacotta.
ResponderEliminarLinda fotos ♥
Bjinhoos
gosto imenso de panacotta e panacotta de manga parece uma excelente ideia!
ResponderEliminarSimplesmente fantástica. Humm... Que panacotta gulosa :)
ResponderEliminarBjinhos
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
Está com um aspeto simplesmente delicioso!! Adorei mesmo!!
ResponderEliminarBeijinhos
http://casacozinhadecoracao.blogspot.pt/
Yum
ResponderEliminarwww.rsrue.blogspot.com
Eu também sou fã de manga!
ResponderEliminarE essa pancada ficou perfeita!
Gosto da cobertura crocante :)
Um beijinho
Ai meu Deus! Não sei o que me atrai mais se a panacotta se esse nougat maravilhoso que a minha casa não durava muito!
ResponderEliminarGrande beijinho
Olá Sandra,
ResponderEliminarEu adoro panna cotta e aprendi a fazer num curso de culinária que fiz sobre cozinha italiana.
No que toca à frescura e leveza, concordo contigo, mas ao contrário do que escreves, e aqui discordo contigo, a panna cotta não é nada fácil de fazer.
A panna cotta perfeita, claro...
e não é à toa que muitos concorrentes do MC falham na sua execução e os Chefs tremem quando eles dizem que vão fazer panna cotta.
- A panna cotta perfeita, tem de ter a quantidade necessária de gelatina só para que se mantenha direita quando desenformada.
- A panna cotta perfeita, tem de se conseguir desenformar e não pode esparramar-se toda no prato.
- A panna cotta perfeita, é aquela que, depois de desenformada, abana quando abanas o prato, mas não se desmancha toda, de imediato, ou, no caso de ter gelatina em excesso, é tipo parede de cimento e fica hirta.
Estas foram as regras que aprendi através de profissionais, para obter a panna cotta perfeita.
Bom, dito isto, adoro esse nougat maravilhoso e acho que em cima de uma panna cotta, lhe deve dar um crocante magnífico.
Lia